Desativar ou contornar entrega inteligente Xbox (Smart Delivery)

Bom dia,

tenho um Xbox Series S e não consigo baixar a versão antiga (Xbox one) dos jogos por causa do smart delivery.

Jogos que jogo muito raramente tipo FC24 (FIFA) e MK11 poderiam facilmente ficar no HD externo e rodar de lá na versão do XONE, mas só baixa as versões do series que só roda do ssd.

Detalhe que jogos que eu comprei na versão antiga e sempre ficaram funcionais no HD externo, tipo ac origins, odyssey, mk 11 etc, agora só baixam na versão nova geração, sendo impossível mantê-los no dispositivo.

Até pouco tempo, eu conseguia escolher qual versão baixar, agora não aparece mais, o sistema força sempre baixar a versão do console mesmo tendo suporte as outras, isso quando não atualiza sozinho.

Preciso de ajuda para desativar ou contornar o smart delivery (entrega inteligente), está inviável mover jogos o tempo todo, ainda mais jogos que rodam fácil do HD externo.

Tenho o costume de jogar penas um jogo por vez (levo meses) atualmente é Jedi Survivor +100GB, aí deixo no ssd, e manter alguns para quando meus sobrinhos vem cá, e são poucos jogos, mas o Forza ocupa 150 GB, o fortnite 80 GB, FIFA 50GB, MK 50GB, Farming Simulator 22 20GB etc;

Escolhi esse modelo principalmente pelo custo benefício (comprei na primeira grande promoção após o lançamento, ainda estava no ps3 de 2009) e o armazenamento, apesar de pouco, nunca foi um problema real por poder rodar jogos na versão Xbox one direto do HD externo, agora o HD está virando um mero pen-drive por causa da entrega inteligente.

Sinceramente, diante do custo benefício do ps5 digital na nova versão, estou cogitando mudar para a concorrente unicamente pela facilidade na gestão. Uso apenas mídias digitais, um jogo por vez e poderia rodar os esporádicos na versão não otimizada de boa, até pq são crianças e nem ligam pra carregamento lento; lá ainda dá pra escolher qual a versão irá baixar, ou até as duas se quiser.

A expansão de armazenamento é inviável de comprar pq é o preço de um Nintendo Switch Lite, não faz sentido, e possivelmente vai ficar perdida no tempo igual aos memory cards de diversos aparelhos antigos, sendo um mero acessório sem outros aproveitamentos.

Não é possível desativar o Smart Delivery. Existiam algumas brechas que permitiam instalar a versão da geração anterior, mas já foram todas corrigidas.

Hoje, se existe uma versão nativa para o Series, essa vai ser a versão que o console vai baixar. Caso você ainda tenha a versão anterior de um jogo no seu console (por exemplo, por ter migrado seus dados de um Xbox One para um Xbox Series), eventualmente ele também será automaticamente atualizado para a versão nativa do Series.

Quanto ao preço do cartão de expansão do Xbox, como já era esperado de um padrão proprietário, custa mais caro que um SSD equivalente e nunca baixa o preço.

Sobre migrar para um PlayStation 5, vai aliviar alguns dos problemas que você citou, mas não vai resolver completamente nenhum deles.

O console da Sony também exige que jogos nativos do PS5 sejam instalados em um SSD, somente jogos de PS4 podem rodar diretamente de um HD externo, as vantagens em relação ao Xbox é que o PlayStation utiliza SSDs NVMe comuns (consideravelmente mais baratos que a solução proprietária da Microsoft) e que você pode baixar a versão anterior dos jogos sem muita dificuldade…

Proprietário-ish, é um CFExpress com a casca meio diferente, não? E com umas limitações artificiais.

Bom, não tem como utilizar diretamente cartões CFexpress no Xbox Series, e em 4 anos de mercado somente duas marcas fabricam a variante compatível com o console da MS, cobrando um valor caríssimo em relação a um SSD NVMe equivalente, isso se encaixa na definição de padrão proprietário pra mim…

1 Like