Derrubei água no meu MacBook

MacBook Air modelo 2020, com chip m1, não faço ideia de quanta agua derrubei (mas foi uma quantidade ok) na parte esquerda do teclado.

Sequei o maximo que pude com pano, com ele desligado, mas aparentemente a tela foi afetada tambem (ele ligou sozinho enquanto eu secava, pq liga com qualquer tela sendo apertada aparentemente, e eu vi uma “mancha”, como se estivesse molhado mesmo)

Comprei no sábado, hoje é terça, rs.

Enfim, algo que eu possa fazer? Deixei ele aberto de cabeça pra baixo.

Nao sei se tem como levar em alguma assistência pra uma revisão e ele ser secado por dentro, algo assim.

(Sem críticas quanto ao hábito de tomar agua perto do notebook. Morro desidratada, mas isso nunca mais vai acontecer)

1 curtida

Comprou com cartão de crédito MasterCard Gold ou Black ou com Visa do Gold pra cima? Tenta invocar o seguro de proteção de compra do cartão.

Não ligue o aparelho tão cedo, não use secador de cabelo ou coloque no sol. Deixe o mesmo aberto em posição normal num lugar calmo e ventilado para a agua evaporar sozinha.

O quanto antes puder levar numa assistência técnica melhor, já que os danos podem ser contidos e evitar um prejuízo maior.

Lembrando que a garantia da Apple não cobre isso.

Comprei no dinheirinho! Paguei um preço ok no Paraguai… Sei que a Apple não cobre, mas vou levar numa autorizada amanhã mesmo. Acho que é só secar. Ele ligou sozinho de novo (porque coloquei num quarto com ar condicionado e apertei a tecla sem querer) e realmente, tela manchada pela agua, por dentro :confused:

Vamos ver o que vai rolar amanhã.

Não estava desligado… só suspendido pelo jeito. hahaha

Tem de ver onde tem uma autorizada da Apple ai na tua cidade.

Ps.: Faça o que tu fizer, NÃO USE SECADOR DE CABELO. EM HIPOTESE ALGUMA.

Ahahahah Acho que não sei desligar então! Pq apertei em desligar e forcei desligamento pelo botão do touchpad nas vezes que ele ligou automaticamente.

Meu pai na hora quis usar secador mas não foi nem 2 min.

Primeiro M1 mobilado!

8 curtidas

Se não usar no quente, acho que não dá em nada. Mas no quente, dependendo do material das teclas, pode derreter. hahaha (sei lá que material a Apple usa)

O backlight foi danificado pela água. Quanto a isso não há o que fazer, se não trocar a tela.

2 curtidas

Espero que você tenha AppleCare. Pois a garantia não cobre descuido do usuário.

Como um usuário que teve que acionar a garantia recentemente lhe sugiro:

Entrar em contato com o suporte da Apple para saber como proceder. Na maioria das vezes você pode fazer isso pelo próprio site.

Eles provavelmente vão dizer a mesma coisa que eu referente ao uso da garantia, tire suas dúvidas se descuido é coberto pelo plano AppleCare e sua disponibilidade.

Não adianta tentar passar batido alegando que o produto simplesmente pifou. A autorizada vai fazer uma análise antes de dizer se a garantia pode ser ativada ou não, isso normalmente demora uns 2 dias.

Em todo o caso você vai ter que tirar dinheiro do bolso, mas é melhor se o AppleCare cobrir pois aí pelo menos seu MacBook vai estar em boas mãos. Não confie em assistências não autorizadas.

Para curiosidade, tenho um iPhone XR que em 6 meses fritou o componente responsável por regular a carga elétrica nos componentes. Claramente isso não foi minha culpa e consegui usar a garantia. O resultado foi que me deram um novo iPhone do mesmo modelo, em menos de 15 dias.
Isso quer dizer que dependendo do dano causado, você está apto a receber um novo produto. Então independente do resultado, espero que você tenha feito um backup na iCloud.

1 curtida

Não tenho AppleCare, mas estou ciente que a Apple não cobre isso. Inclusive, preparada já. :confused:

Marquei horário na AASP (centro de serviço autorizado) e vou ver como vai ser. Acho que eles farão uma avaliação, depois um feedback, um diagnóstico e aí vão me cobrar pelos reparos que deverão ser feitos :frowning_face:

Quanto ao backup, não tinha sequer 1 arquivo no meu computador. Só tinha 3 dias de uso. Hehehe.

Vou ver como vai ser.

Veja se você consegue ativar o AppleCare em tempo dessa avaliação. Mas claro, depois de confirmar que esse plano realmente vai te ajudar.

Sendo sincero, é bem possível que você vai pagar alto para trocar os componentes fora da garantia. Isso se ainda for possível só trocar.

1 curtida

Apple Care (nem nada) cobre danos por água (normlamamte nem em aparelhos com certificação IP então é sempre bom manter eles longe da água). É levar na assistência mesmo e esperar o baque :frowning: meus pêsames

1 curtida

Não consigo achar onde adquirir o AppleCare+ (que é o que cobre danos acidentais, diferentemente do AppleCare normal). :woman_facepalming:

De qualquer forma, a mancha na tela está secando, o som não apresenta nenhum problema. Vou levar na assistência e pedir pra ser secado por dentro. Já que vai ser em uma iPlace, vou ver se consigo adquirir o AppleCare+ por lá. Pra caso tenha ocorrido alguma injuria interna, já ser trocado

Na imagem, o risco branco é onde a mancha estava ontem a noite e como a mancha está hoje.

2 curtidas

Bom, creio que não haja mais conselhos para dar de minha parte. Mas nos mantenha informados com relação ao desfecho. Quero saber a reação da Apple no Brasil para esse tipo de incidente.

O AppleCare+ não é vendido no Brasil. Você pode comprá-lo fora do país e a Apple Brasil prestará o suporte necessário, porém não há como adquirir esse plano aqui. De qualquer forma, o AppleCare+ só é ativado após um diagnóstico de hardware, então provavelmente o seu não seria liberado por conta dos sensores internos de umidade já terem sido acionados.

2 curtidas

Não, o Mac estava desligado mesmo. Tenho um MacBook Pro 2018 com chip T2 e ele liga sozinho ao abrir a tampa, ao pressionar qualquer tecla, e, se não me engano, ao toque no trackpad.

É assim desde os Macs com chip T1. A Apple tem obsessão em deixar as coisas “automágicas” e as vezes acaba mais atrapalhando que qualquer coisa.

Felizmente é possível desativar esse comportamento em Macs Intel com o seguinte comando:

sudo nvram AutoBoot=%00

Eu tive um problema semelhante com um MacBook white 2009. Fui limpar a tela e o pano estava encharcado mais úmido que deveria e acabou entrando água na tela, resultando numa mancha semelhante mas significativamente menor.

Eventualmente a água evaporou e a mancha sumiu quase completamente.

Acho que o melhor que você tem a fazer é seguir as dicas aqui. Não use o Mac, deixe-o desligado, aberto, fora do sol, temperatura ambiente e se possível leve até a assistência técnica.

1 curtida

Não sei mexer muito bem nos tópicos aqui da comunidade pra deixar vcs atualizados, pq as vezes me impedem de comentar pq mais pessoas precisam participar etc… Mas estou chegando na assistencia agora mesmo! Atualizo vcs nos próximos dias editando os comentarios ou comentando mais!

Muito obrigada pelos conselhos, gente! Mesmo nao tendo adquirido o AppleCare, ja aprendi bastante… :pray:

Parte 1: deixei o MacBook lá. Tive que pagar R$200 pela avaliação do técnico, já que a garantia não cobre derramamento de líquido.

Amanhã ou depois eles vão me mandar um diagnóstico e um orçamento caso precise trocar alguma peça.

4 curtidas

Boa sorte!

1 curtida