Dell XPS 13 2020: mantendo o topo do mundo Windows

Originally published at: Review Dell XPS 13 2020: mantendo o topo do mundo Windows [análise/vídeo] | Tecnoblog

O Dell XPS 13 de 2020 é a sequência da linha que vem fazendo sucesso dentro do mundo Windows, com visual arrojado, portátil e caro

Bom, só faltou os valores.

R$ 11.500,00 - versão com tela touch 4k. Igual ao do review.
R$ 10.499,00 - versão com tela Full HD sem touch. Outras configurações exatamente iguais ao “irmão” com touch.
R$ 8.999,00 - versão com processador Core i5, 512GB de armazenamento e 8GB de RAM.

https://deals.dell.com/pt-br/category/novoxps

7 curtidas

Vontade de experimentar eu tenho, e muita.
O problema, como sempre, são esses preços onde pegam o valor em US$ e multiplicam por 8 ou 9 pra chegar em R$.

Vivi pra ver PC gamer ser mais caro que a sua contraparte notebook (fui ver umas configs e entrei em pânico, preços estupradores).

Que máquina bonita, bicho.

Levando em consideração o preço vale muito mais a pena que o MacBook.

Eu comprei um Dell Inspiron i14 ano passado (que é o mais próximo do XPS só que metade do preço) e fiz um acerto comigo mesmo: o próximo será um XPS.

Como eu já acompanho a linha a alguns anos, noto que:

  • ele fica mais barato todo ano (ou ao menos não tem um aumento absurdo, mesmo com todas as melhorias);
  • ele fica mais fino.

Como esse já é montado no Brasil, creio que diferença no valor só vai ser referente a dólar, já que é o máximo de redução que podemos ter.

Aparentemente ele é o topo do Windows mas… E o Surface Book? Parece ainda um prototipão né, aqueles notebooks modelos que vira referência mas ninguém tem (ao menos no Brasil :sob:). Dada as circunstâncias de preço e logística, acho que Surface Book nem mais sonho é.

1 curtida

Agora, dentro da tela. Ela pode ser Full HD ou 4K, mudando apenas a quantidade de esforço que você pede para a placa gráfica e a CPU também. O display é tão pequeno, afinal de contas é um notebook de 13 polegadas, que deixar em 4K e colocar os ícones em 100% de tamanho, faz literalmente qualquer coisa ficar ilegível, uma porcaria. Em Full HD tudo melhora, o que deixa claro que a tela 4K tá aqui só para mostrar para os amigos e para Dell poder falar que a tela é melhor que a do MacBook Air. Não tem uso prático e mais atrapalha do que ajuda.

Discordei aqui. Exatamente para isso que existe a opção de escala de renderização no Windows 10, justamente para lidar com telas hi-dpi. Se ela é uma tela 4k, basta por na resolução e aumentar o fator de renderização em 2x ou mais, as coisas vão ficar do mesmo tamanho mas a definição de imagem será altíssima. É exatamente assim que funcionam as telas retina dos Macbooks.

2 curtidas

Nem todo programa respeita essa parte de “escala de renderização”.

3 curtidas

O fator de renderização no Windows funciona bem pro sistema, mas realmente software de terceiros nem todos funcionam.

Uma solução seria usar um monitor externo maior como monitor secundário.

Valores elevados…

Sou mais pegar um MBP 2015 em bom estado com as configurações no máximo. Tela retina, acabamento premium, trackpad…

Se eu fosse voltar para o mundo Windows, pegaria um Inspiron 7000 e realizaria pequenas mudanças.

O Dell Inspiron mais próximo do XPS que eu saiba é a série 7000. É essa linha que está se referindo ?

MBP não compensa pegar um novo aqui no Brasil, no meu ponto de vista. Sou mais parti para os usados. Tenho um mid 2012 com 16gb de RAM e SSD de 500gb, não gastei mais que 3.500 reais entre máquina x upgrade, e me atende super bem.

Sobre tela ? Adquiri um Dell Ultrasharp UP2716D na black friday, e uso como tela principal, monitor espetacular… Pretendo mais pra frente pegar um 2015, com configuração máxima, até porque upgrade esquece, morreu no mid 2012 sem ser retina, o que uso.

Pois é, imagina essa dificuldade no Linux, que ainda não é boa em telas FHD, imagina em 4K! O Linux Mint Cinammon 20 tem essa escalonagem, mais ainda deixa à desejar na fidelidade/definição. Quanto ao touch nem falo nada só serve pra toques simples. Tem o Voyager que vc pode usar, mas meu deu outros bugs… A qualidade do audio no Linux no meu note tb deixa muito à desejar, no Windows ele é muito superior! Como pode isso em 2020!? Vou guardar meu Windows 10 ainda por um bom tempo…

1 curtida

A Dell tá prometendo entrega com 60 dias. Comprei e não me arrependi ainda, mas considero esse prazo um absurdo.

Exato, i14 7000.

Pena que a Dell só vem fazendo produtos descartáveis. Pesquisem sobre a durabilidade dos produtos da marca, eu mesmo sofri com isso.

1 curtida

Eu comprei muito da Dell nos últimos 20 anos.
Hoje não compro mais.

Especificamente em relação aos notes, a maioria tem projetos ruins, exigindo que vc desmonte quase a máquina toda pra trocar um simples HD ou aumentar a memória RAM.
Apesar de isso não ser um problema pra mim, a chance de dar **** sempre existe.

Hoje eu opto por outras marcas.

Meu sonho de consumo é o de 15 polegadas