Como citei no lançamento do modelo da Asus no Brasil:
Só lembrar, que entre os inúmeros pontos que fez a Asus perder relevância no mercado mobile no Brasil, era o “delay” entre os lançamentos globais, e a chegada no nosso mercado; mas se a Samsung acha uma boa, ser a última das grandes a trazer um Copilot+ PC pro Brasil, deixa ela.
Será que bate os M da apple.
Agora essa maquina com Linux ficaria delicinha de mais.
Boa sorte, tentar alguma distro nesses Elites tá meio difícil no momento. Rs
Por enquanto ARM no windows está pra usuários premium porque esses preços…
Infelizmente não bate, por a Apple engloba tanto hardware quanto software e isso lhe dá vantagem em oferecer uma melhor experiência de uso.
Como o Windows é generalista e tem que lidar com inúmeros tipos de hardware acaba sendo prejudicado por isso.
Realmente os valores estão ficando cada vez mais proibitivos.
Certo que comprei meu carro à 11 anos, mas hoje o iPhone está valendo quase o preço que eu paguei (como ele é bem cuidado, devo vender no mesmo preço )
Isso me faz pensar como a precificação se dava no passado? Tipo lá em 2004 quanto custava um computador lançamento topo de linha, e assim em 2014. Para termos uma comparação de quantos salários mínimos se precisava para ter um bom computador em cada época.
Alguém se habilita?
Se olhar o site da Sony em 2006, sendo que eram notebooks com valor mais alto na época. Um Vaio da imagem custava 5499
Segundo a calculadora da Bloomberg, usando IPCA como indice correção, ficaria 14k
https://web.archive.org/web/20061206081709/http://www.sonystyle.com.br/br/site/index.jsp
Se os cara cumprirem o que prometeram, subir os driver no upstream Kernel Linux, deverá algum momento surgir distros Linux compatíveis. Linux já trabalha com ARM há mais tempo que Windows, questão é a Qualcomm fornecer os drivers
Entendo a reclamação, mas acredito que esteja sob controle.
É um dispositivo de nicho, por um preço que ainda poucos estão dispostos a pagar para serem early adopters.
Quando pegar de vez, tenho certeza que a Samsung trará os lançamentos pra cá da mesma forma que faz com os notebooks Intel.
Tenho algumas reclamações para fazer sobre a Samsung, mas a atenção e a estratégia de mercado que ela tem em relação ao Brasil não é uma delas.
Por esse preço com snapdragon, não vale a pena nunca, eu sei que ARM é o futuro mais esse preço não condiz com o produto.
Como assim? Ao menos em diversas comparações q fizeram no YT era igual ou um pouco melhor que alguns M em situações específicas. A questão agora é ter programas otimizados(principal nota de quem está usando lá fora). O chip em si já se provou muito bom.
Talvez eles esperem virar realmente mainstream no Windows pra depois ver a situação do Linux.
Não disse que o SoC é ruim ou pior se comparado ao M.
Fiz referência a experiência de uso em modo geral, por possuir total controle e integração entre hardware e software tende a oferecer uma melhor experiência de uso.
Somando a isso a qualidade de componentes da Apple tende a ser superior, principalmente o touchpad (já peguei vários notebooks premium com Windows que o touchpad eram um verdade lixo, totalmente negligenciados pelos fabricantes).
Esses detalhes melhoram a experiência de uso para o usuário final.
Não me refere a benchmarks de força bruta, nem sempre o SoC com mais pontos resulta em um notebook com melhor ou pior experiência de uso.
Atualmente processadores com arquitetura ARM possuem vantagens em relação ao padrão X86_64.
Isso levando em consideração o uso padrão, em segmentos exclusivos devemos avaliar caso a caso.
Isso ñ faz mais sentido em 2024. Literalmente muitas fabricantes já usam haptic touchad(igual ao dos Macs). Vc ñ deve ter visto review dos novos Surfaces da Microsoft, por exemplo. Teclado, tela, touchad, alto-falante… nada disso é exclusividade da Apple mais.
@faoliveira valeu amigo
Em 2006 (a partir de 01/04) o salário mínimo era de R$ 350,00 e o aparelho era de R$ 5.499,00, logo você precisaria de 15,72 salários para realizar a compra (Obs. não dava para comprar somente em 10x)
Já esse “topo de linha” no valor de R$ 8.500 com o salário mínimo a R$ 1.412,00, nós precisamos de 6,02 salários para a compra.
Sei que não é só isso que conta, mais o que eu queria saber mais ou menos era isso.
Infelizmente ainda faz sentido, geralmente fabricantes, para economizar uns trocados adicionam componentes pouco divulgados em marketing para aumentar o lucro.
Não disse ser exclusividade, mas quis dizer que em um ou outro a pessoa vai ter um equipamento premium e com uma ponta de pouca qualidade.
Tenho muita vontade de ter um notebook em ARM, principalmente pela questão da bateria, porém eu não sou um early adopter, que pagaria 8500,00 em um notebook ARM, sem saber como seria a vida dele após o suporte da empresa, com o risco de pegar uma bomba relógio.
Se fosse um notebook de 50% do valor, até pensaria, porém um equipamento tão caro, ai não dá pra mim, esperemos os próximos anos a movimentação do mercado, pois por esse preço, prefiro um Macbook Air M1 ou até M2.