DeepSeek é alvo de ataque cibernético em larga escala

Mexeu com os poderosos, a resposta veio rápido

10 Likes

Engraçado que toda vez que alguma coisa vem da China a imprensa internacional questiona a veracidade da informação (“se for verdade…”). Não recordo nada deste tipo quando do anúncio de alguma conquista tecnológica no ocidente.

Quando o ChatGpt foi lançado, não houve reportagem questionando as características tecnicas, mas fazem constantemente quanto vem algo da China que, como todos sabem, domina tecnologias altamente avançadas (em todas as áreas do conhecimento humano) e, recentemente, bateu o recorde de fusão nuclear.

14 Likes

Lembro do Gemini: demonstração da nova IA do Google teria sido ensaiada - tecnoblog quando foi apresentado; O robô da Tesla, o Super Hiper Tecnológico Robo Humanoide IA Terror-das-Marinete’s controlado por controle remoto…

Também não vejo problema em questionar, o problema é não questionar (e olha que atualmente existe alguns temas que se forem questionados dá uma polêmica…)

É realmente comum desconfiar de algo que vem da China. Estamos falando de um país onde algumas informações são rigidamente controladas, não que algo que saia da boca dos EUA ou da Europa seja 100% confiável, mas é um pouco mais fácil para órgãos independentes investigarem. Mas, sobre o DeepSeek, estou vendo uma reação um pouco diferente; há mais matérias falando bem, algumas até exageradas, como falar que é o “fim” para o ChatGPT, que acabou para a Nvidia, que a China venceu a “guerra da IA”… esse tipo de coisa.

5 Likes

Existe aí um cenário multifacetado, ao meu ver. Um conjunto de fatores ocorrendo ao mesmo tempo, os quais podemos classificar em dois grupos:

• O do acesso pelas pessoas inócuas, entre elas:
    • Pessoas inócuas que desconheciam o DeepSeek, tentando conhecê-lo
    • Jornalistas tentando conhecer o DeepSeek pra fazer matéria
    • Empresas e organizações que desconheciam o DeepSeek, vendo se tal LLM gratuito seria melhor para seus negócios do que o ChatGPT Pro/Plus/Enterprise que atualmente pagam
    • Usuários de longa data que já conheciam o DeepSeek (como eu), tentando usá-lo como de praxe
    • Usuários que chegaram a conhecer o DeepSeek em Dezembro, mas desconheciam o novo modo de Reasoning, tentando conhecer tal modo
  • O do acesso pelas pessoas maliciosas:
    • Golpistas que desconheciam o DeepSeek, tentando usá-lo para suas atividades
    • Investidores bravinhos com o fato de que perderam parte do investimento em NVDA e afins, tentando ferir o DeepSeek
    • Concorrentes diretos e indiretos do DeepSeek (Big Techs e seus asseclas) tentando, por brute-force, atacar, ou entender como funciona [1] (<-- tem uma nota de rodapé aqui, clique pra ver), ou ambos, o novo e “inesperado” concorrente
    • Botnets totalmente automatizados (portanto não exatamente “pessoas”) detectando um novo link nas redes sociais e, sem intervenção humana, scrappeando e fazendo aquilo para o qual foram programados: spamming e afins

Toda essa galera (e bots) ao mesmo tempo, acessando um serviço que não estava balanceado para atender simultaneamente toda essa galera (e deploying de novos servidores não é necessariamente algo “imediato”, principalmente se tratando de LLMs), é até esperado que o serviço sofresse um DDoS, porque nessas situações ocorre tanto o DDoS proposital quanto o DDoS consequencial.

Não acho, portanto, que foi um “ataque cibernético em larga escala” mas sim uma conjunção de “ataque cibernético” e “alta demanda”.

1. Ali faço um parênteses para a “força-tarefa” da Meta, com “quatro salas inteiras de engenheiros tentando entender como o DeepSeek superou todo mundo pela fração do preço” (como se isso fosse um enigma, talvez Zuckerberg está se achando o novo Alan Turing decodificando as comunicações; um pouco é a síndrome de bilionário falando alto nele, que não sabe o que é escassez e como as pessoas diariamente tentam sobreviver com o que têm; a diferença aqui é que é a China tentando sobreviver com o que eles já tinham antes do embargo, e tiveram sucesso nisso). Será que a intenção deles é só “reverse engineering” ou há, também, um propósito da Meta em deliberadamente atacar (DDoSear) o DeepSeek? ↩︎

4 Likes

Bom, a China não costuma ser conhecida como exatamente um país transparente…

5 Likes

Exatamente, ainda mais se investir em IA for prioridade do estado, é motivo para se desconfiar.

Os EUA comandam as mídia das américas, o que surgir por lá, muito provavelmente vai virar moda por aqui. Ideias e conceitos, também. Ainda mais hoje em dia com a internet tão evoluída.

É normal que a gente perceba algumas loucuras também, como essa ideia que passam de que países específicos são vilões e eles são os mocinhos, como se eles fossem perfeitos. Nem me lembro quantas vezes eu vi um russo sendo o cara mal nos filmes, quando eles eram o bode espiatório da vez.

Pra mim, ninguém é bonzinho, o que todo país quer é poder e controle, mas eu seria ignorante se eu não apontasse as falhas óbvias do que eu já conheço.

Hoje em dia, eu apenas ignoro e busco tirar minha própria conclusão. Com tanta AI, é só você pegar uma postagem chinesa sobre o assunto e pedir para traduzir, pronto, você ficou sabendo direto da fonte, a opinião deles. Simples.

3 Likes

Nem os EUA tem essa transparência. Nem a Europa, nem o Brasil!

6 Likes

Os EUA também não…

3 Likes

O pessoal passa ANOS alimentando Google e cia com dados, não sabem pulhufas com o que os americanos fazem com esses dados, mas só a China não é transparente (sendo que, no caso da IA, a da China é open source, pelo menos…)

Aliás, queria saber aqui de vocês: quem vocês acham que estão atacando a IA chinesa? Quem teria interesse nisso? Você acha que quem coordenou esses ataques virá a público assumir, como boa transparência?

2 Likes

O problema você sabe qual é. Toda a censura que se tem por lá, a falta de transparência em relação a muita coisa. Ja testaram várias vezes fazer perguntas desconfortáveis como “o que aconteceu na China em 1989” e ele não responde. Tem muita coisa pra ser vista aí, mas entendo seu ponto de vista.

Abaixo mais alguns exemplos de perguntas “desconfortáveis” e “falta de transparência” por parte de chatbots (que não são chineses, vale ressaltar):

E não é só restrito a temas políticos, não:

O exemplo acima é, inclusive, um dos motivos pelos quais eu uso múltiplas LLMs: cada um deles vai ter sua coleção de “perguntas desconfortáveis”. Eu sei que o Claude não vai falar comigo sobre ocultismo, então restrinjo o uso do Claude para conversas sobre código e matemática, onde ele se sai bem.

Todos têm censura, algumas destas argumentavelmente justificáveis, outras não. O problema é que o problema tem sido “a censura do LLM chinês” somente, ignorando a censura que já existe há tempos em LLMs não-chineses…

3 Likes