DC-Roma Pad II é um tablet com chip RISC-V e Ubuntu Linux

Aos poucos o RISC-V está chegando, primeiro para os entusiastas e agora até no Raspberri pi. Faltam ainda programas e desenvolvedores mas o futuro é prospero.

insha’Allah! Torço muito pela popularização dessa arquitetura.

Meu sonho ter um notebook parrudo com RISC-V. E pelo tipo irei ter em breve

Pergunta meio Noob, vejo muita gente empolgada com esses novos chips Risc_V e não consigo entender o que eles entregam ao usuário utilizador de fato?
Que vantagem eu teria em adquirir um computador com um processador destes ao invés de um i7 ou i9 de geração mais recente? Claro, desconsiderando o fator gasto energético menor, esta é a única característica que consegui entender do ponto de vista do usuário

RISC-V é uma arquitetura de instruções que se diferencia das demais por ser aberta e gratuita. Isso significa que qualquer pessoa ou empresa pode usar, modificar e distribuir RISC-V sem pagar royalties ou licenças. Além disso, RISC-V é modular e extensível, permitindo que os desenvolvedores possam adicionar ou remover instruções conforme a necessidade de cada projeto.

Hoje não muito, a questão é que provavelmente vai ser a principal arquitetura do futuro, então os entusiastas de hardware querem colocar as mãos nela logo e ajudar ela a evoluir.