Dataprev: servidores fazem greve em vários estados contra privatização

Originally published at: Dataprev: servidores fazem greve em vários estados contra privatização

Funcionários também protestam contra fechamento de filiais da Dataprev em 20 estados

É curiosa essa cabeça que alguns funcionários públicos tem de que o emprego deles é uma especie de direito inviolável, como se qualquer outro trabalhador não estivesse sujeito a isso.

12 curtidas

Pois…

A maioria dos funcionários públicos foram para lá com a mentalidade “emprego no governo é estabilidade para a vida toda e garantia de tudo”. Agora estão perdendo a mamata mas mesmo assim não entende o que é um emprego. A qualquer momento qualquer trabalhador pode perder seu emprego se assim empresa desejar, com governo não é diferente.

4 curtidas

Se vai demitir menos de 500 funcionários num universo de 3500, to achando pouco. Visto a Casa da Moeda que tem mto cabide de emprego, nessa daí com ctz tem tbm.
O Governo tem que se preocupar com Saúde, Segurança e Educação, ponto. O resto é só gasto desnecessário.

4 curtidas

Toda ação tem uma reação, se o cara estudou muito, mas muito mesmo para passar em um concurso, exatamente por esta estabilidade e não se submeter ao “humor” do empregador, mesmo sabendo que nunca vai ficar rico ou que poderia ganhar mais na iniciativa privada e de repente um maluco chega e diz que não e o mandam para o olho da rua, ainda esperar que os caras fiquem igual cordeirinho vendo a vida dele toda ruir é pedir demais. Por que não pegam então essa mão de obra, já qualificada (porque nenhum burro passa em um concurso difícil desses) e alocam em outros órgãos? no próprio INSS que tá com um déficit de 7.000 funcionários?

4 curtidas

Pq nenhum empregador faz isso. Pra ele é preferível tacar gasolina no fogo que ajudar a apagar. É assim na iniciativa privada, pq não na pública?

1 curtida

Tá todo mundo viajando em uma coisa simples: uma privatição da Dataprev representa muito mais do que perda de empregos, mas da venda dos dados e do controle dos mesmos de milhões de brasileiros para a iniciativa privada. Que obviamente vai visar o aumento dos lucros vendendo tais dados.

2 curtidas

Olha, bem sinceramente… acho que é ainda pior esses dados na mão do governo…

3 curtidas

Minha mãe sempre falou vire funcionário público e tenha estabilidade, que sorte que ao menos isto não escutei ela.

1 curtida

Tive o desprazer de trabalhar num projeto dentro da Dataprev, por 90 dias.

São funcionários contratados pelo regime CLT com mentalidade de servidores públicos.

Por 90 dias vivi dentro de um setor inchado que funcionava, sem gargalos ou transtornos com 1/3 do efetivo, pois os outros 2/3 estavam sempre ausentes em cursos inúteis, licenças ou viagens para participar de conferências nada a ver com o trabalho.

Na única vez que houve um problema, os poucos que trabalhavam bateram cabeça até a solução vir de um terceirizado que simplesmente limpou o log do servidor que havia ultrapassado os 2GB de limite de tratamento de um Windows NT 4 desatualizado.

Quantas vezes não presenciei os funcionários assistindo a vídeos piratas ou jogando Fifa Soccer nos computadores da empresa.

6 curtidas

A participação pública foi ter votado nele.

2 curtidas

Agora falando sério, se não estou enganado o Congresso precisa aprovar.

A não ser que seja uma subsidiária, aí o processo é mais simples e menos burocrático.

3 curtidas

Na verdade, é diferente sim… Um funcionário público não é um empregado. Os direitos dele são diferentes dos direitos de um empregado da iniciativa privada. Governo não é empresa. A estabilidade do funcionalismo público, inclusive, diz respeito à garantia do bem para a sociedade. O funcionário que tem essa garantia pode, por exemplo, se negar a alterar algum dado para maquiar algo que não esteja funcionando da maneira correta para mostrar para a população que aquilo está errado sem temer ser demitido.

EDIT: Os funcionários da Dataprev, especificamente, são contratados CLTistas o que torna as coisas um pouco mais diferentes, mas, ainda assim…

Existe algum caso na iniciativa privada, onde o empregador iria demitir uma parcela de seus colaboradores, e os mesmos se rebelaram, fizeram greve e exigiram que não fossem demitidos?

Que me desculpe os bons servidores públicos (que eu sei que existem), mas os que fazem greve estão mesmo é preocupados em se manter em um cabide de emprego, trabalhar pouco, trabalhar mal e ganhar um bom dinheiro.
Todos se blindam com a falácia do “passei no concurso”. Um concurso não é uma prova de que a pessoa estará apta a desempenhar tal função pro resto da vida, e sim apenas que, NO MOMENTO de sua execução, aquela pessoa é a que (em teoria) desempenharia uma determinada função, da melhor forma, com a melhor eficiência possível, para o bom aproveitamento do dinheiro público.
Mas o que se vê é exatamente o contrário, o fulano estuda muito pra passar numa prova (muitas vezes questões gerais, e não específicas ao cargo) para então ter a tranquilidade de sentar numa cadeira e ficar olhando pro teto, fazer cara feia quando aparece alguma pessoa pedindo algo e reclamar que a remuneração está baixa, que o plano de aposentadoria não compensa, que o plano de saúde não cobriu uma cirurgia estética…

6 curtidas

@TyrMenethil ainda estou na duvida se saúde e educação entram nessa lista…

O Governo ESTAR se preocupando é diferente de DEVER se preocupar. O Estado DEVE se preocupar com Saúde, Educação e Segurança. Agora nosso país não ESTÁ se preocupando.

Os dados já são vendidos para quem quiser

Desespero dos “cabides”. É bom que já facilita pra quem assumir a empresa quem vai pro olho da rua junto com os não-concursados.

Tô precisando disso aí que você tá tomando… deve dar um barato louco!

E sim, funcionário público É um empregado. Nosso empregado, no caso. Empregado de quem paga a fortuna de impostos que nós pagamos pra ter um serviço na maior parte das vezes medíocre, pra não dizer um baixo-calão.

2 curtidas