Dá mesmo para editar documentos no iLovePDF?

O cabelo do cara do vídeo me lembrou isso aqui

4 Likes

O timing perfeito dessa matéria :rofl:

2 Likes

Acreditar no conteúdo de um arquivo só porque é um PDF é muita inocência.

5 Likes

Uma boa formatação engana muita gente.

4 Likes

Imagina quando descobrirem que se imprimir e digitalizar fica mais difícil ainda de identificar uma adulteração.

6 Likes

Meu deus, que agonia esse vídeo, o cara demorou 3 dias úteis pra contar uma coisa que daria pra falar em 30 segundos.

4 Likes

Eu tenho usado a extensão SponsorBlock pra cortar os jabás da Insider e outras empresas.

Às vezes, nos comentários, surge um santo dizendo onde começa o vídeo.
É esse caso aí…pessoal é prolixo demais e não sabe editar, cortando o que não é necessário.

4 Likes

Que maldade! Eu sequer tinha reparado no cabelo de notch do moço, tive que voltar na matéria pra ver.

E falando em criticar a concorrência e fazer exatamente o mesmo depois, aqui mais um exemplo:

1 Like

Não vi o vídeo, mas li a matéria em texto e vou comentar com base na minha experiência tanto como programador quanto como um usuário avançado.

Com exceção de uma assinatura digital presente nos metadados (que precisa ter sido gerada com uma chave privada pra ser válida, mas isso geralmente acontece mais com contratos assinados eletronicamente/digitalmente), o metadado referente ao software que gerou o PDF não quer dizer muita coisa, não. Primeiro porque isso é facilmente alterável por ferramentas como GhostScript, e segundo porque nem sempre os metadados têm informação sobre a origem do arquivo.

Por exemplo: tenho vários documentos que foram emitidos pelo DETRAN. Nos metadados, alguns deles constam como tendo sido gerados por um tal de “iText (versão) by 1T3XT” que são provavelmente os que foram baixados direto do servidor, outros constam como “cairo (versão)” que foram os gerados pelo recurso de impressão do Firefox (censurei os números de versão nesse meu comentário). Um documento da SEFAZ consta como “PDFium”. PDFs que imprimi pelo Chrome/Chromium vêm como “Skia/PDF m(versão)”. Um dos PDFs está simplesmente como “Qt”. Falando especificamente de exames laboratoriais, PDFs que tenho aqui nesse sentido sequer têm metadados.

Ou seja: quando são PDFs baixados e eles têm metadados, geralmente referem-se a um software relativamente “disponível por aí”. Quando são PDFs gerados pelo navegador, os metadados serão injetados pelo próprio motor de renderização do navegador, seja Skia (Chromium) ou “cairo” (Firefox no Linux). Como eu disse anteriormente, isso tem como ser alterado, e não precisa de site pago pra isso.

A maioria dos sites que cospem PDF usam o próprio recurso do navegador, porque geralmente são “views” (o “V” do “MVC”) renderizadas pro formato HTML pelo SSR (Server-side rendering), com exceção dos casos onde faz-se isso em software nativo (como por exemplo um FortesReport no Delphi, experiência própria porque já fiz report em FortesReport com Delphi pra sistemas de automação comercial).

Outra coisa: não é nem necessário usar ChatGPT ou demais LLMs pra ver as infos de metadados de um PDF, o próprio “leitor de PDF” faz isso. Abaixo são alguns exemplos no Firefox, no Chromium e num app no Android (o reader do Google Drive infelizmente não tem opção de ver propriedades do documento, mas um app chamado “PDF Viewer” tem):

6 Likes

Era isso que iria dizer hahaha

Qualquer programa pode editar PDFs com texto puro. Da pra fazer isso no OnlyOffice até.

E não adianta ter assinatura digital

1 Like

Calma, lá! Fofoca boa tem que ter dramatização! Respeite a arte de contar fofoca hahahahaha
mas é, em alguns pontos ele poderia ter sido mais direto. Eu acho que eu conseguira contar tudo em 10 minutos mantendo o efeito dramático hahahah

1 Like

Como assim não adianta ter assinatura digital? ela não é validada pelo hash do arquivo?

Eu já fiz uma edição assim, e o api da assinatura digital continuou ali. O certificado também. No meu caso não teve hash envolvido. Vai saber..

Mas tentou passar no sistema de validação da assinatura digital no site e deu valido?

Esse teste eu não fiz. Vi os metadados mas não testei na prática

o que vale é a validação da assinatura digital do arquivo, o resto é só enfeite, os metadados e os textos de assinatura no PDF.

Infelizmente, só quem adquiriu o plano Premium do aplicativo I Love PDF, de fato, sabe o quanto isso não funciona! Assim que adquiri, testei e vi o quanto não prestava, comuniquei imediatamente a empresa pedindo o estorno. Não me devolveram o valor, mesmo eu mandando tudo detalhado. Escrevi vários e-mails, fiz até Reclame Aqui, mas nada foi resolvido e o aplicativo não funcionou como esperado. Resultado: prejuízo e dor de cabeça. Não recomendo I Love PDF nem para inimigo, péssimo aplicativo e pior serviço de atendimento ao “cliente”.

Já deveriam começar a migrar os arquivos e documentos para assinaturas digitais. Chega a ser ridículo confiar em assinatura comum em documento impresso kkk