Depois de anos sofrendo com a IA do Gupy que as empresas insistem em usar parece que os candidatos estão pagando na mesma moeda.
Estamos só equilibrando o jogo.
Depois eu falo que o povo está ficando preguiçoso até para elaborar um currículo. Só esperar Sodoma e Gomorra bater continência e vir o apocalipse. Kkk.
Não se pode negar que combinam com as vagas genéricas e de baixa qualidade que oferecem por aí, não é?
Se eu fosse o recrutador, já eliminava os currículos feitos por I.A automaticamente.
Ora, ora, se não as consequências dos próprios atos. Hoje tu abre o LinkedIn ou o Indeed e tá cheio de vaga fantasma ou spam de vagas. Aí você elabora seu currículo pra passar pela avaliação de um ATS que vai rejeitar mesmo que seu currículo tenha uma formatação adequada pra ATS e tenha as palavras chave adequadas. Eu acho que tem mais é que piorar mesmo para os recrutadores.
Essa sem duvida foi a coisa mais hipócrita que eu já li nos últimos anos.
"E o que as empresas podem fazer para contornar tudo isso? A resposta é simples: recorrer à boa e velha entrevista. Nela, não dá para o candidato usar IA."
Ainda.
Usei e uso muito a IA para escrever meus currículos, ainda mais que gosto de personalizar para cada vaga, porém, gosto de fazer o esboço inicial e depois só ir aperfeiçoando com as ferramentas.
A ironia é que essas mesmas empresas tbm usam Inteligência artificial pra selecionar currículos, mas aí pra eles tudo bem, um monte de vaga aparece no LinkedIn e quando vc vai se candidatar aparece aquele site maldito que nem lembro o nome mais de tão puto que eu ficava, vc tem que ficar aprendendo a usar palavra chave pra conseguir passar da primeira fase do processo seletivo
Ótimo. Quanto pior pro recrutador melhor pro funcionário.
Procurar emprego hoje em dia é um inferno.
Esse teu relato é de espantar mesmo. Mas quem perde é a empresa de fazer uma peneira podre.
Sobre o candidato, chegar a incompetência, preguiça, mediocridade de fazer um currículo em IA e arriscar uma vaga de trabalho por comodismo, é muita inutilidade, o destino desse camarada é viver as custas dos pais ou mendigar na rua.
Pelo amor de adeus, algo crítico dessa natureza e o cara não se presta a dedicar esforço e fosfato para escrever algo bom ? Usar IA para refinar no final (como outro citou acima), ok, mas mesmo assim eu não sei se arriscaria para transformar meu currículo pessoal em algo padronizado de IA.
Concordo com vc cara, eu sou da época que a gente tinha que ir em banco de emprego, ter um currículo bem feito era o que ditava tudo e saber se vender na entrevista, o problema é que os recrutadores tbm estão preguiçosos e no final, por usar IA tbm perdem ótimos profissionais e ficam com os que sabem como usar palavras chave, é triste, mas é verdade. Plataformas como o Gupy não ajudam nem recrutadores e nem profissionais
A personalidade, paixões e história dos candidatos não passam pelas palavras-chave da IA, que descarta esses currículos automaticamente.
Já fiz uma entrevista para uma vaga remota com um candidato de outro estado, notei que ele ao responder demorava para começar a falar a resposta e fica com o olhar fixo na tela do computador dele.
Dei zoom no óculos dele e notei que ele pesquisa as minhas perguntas (no Google ou algo assim).
Então não duvide da capacidade das pessoas que engarem a entrevista.
E se a vaga for para operador de IA?
Pior que ja fiz isso tbm, mas era entrevista em ingles e eu nao lembrava algumas palavras ou jeito melhor de falar kkkkk.
Mas pensei num futuro mais “distópico”, tipo vc ter algum fone com AI que pudesse ouvir a entrevista como se fosse um prompt e essa AI te mandasse a resposta e vc soh repetiria - tipo um “ponto” que o reporter usa na TV, etc…
O meta emprego.
Seu currículo, gerado por IA, é avaliado por uma IA.
Se seu CV passa da fase inicial você vai fazer um teste criado por uma IA que vai validar e repassar para uma possível pessoa olhar.
E a galera do RH perguntando porque os candidatos estão fazendo isso?
Quanta hipocrisia dessa galera de recrutamento. Fui contratado por uma empresa pra alimentar uma IA para fazer justamente seleção de currículos… nunca vi uma fala tão hipócrita dessa galera.