Curiosidade: quem usa o WSL e/ou WSL 2?

Fiz esta pergunta-título para analisar o quanto de usuários possuem este sistema para emular o Linux sem precisar de reformatar ou dual-boot!! Como tem sido a experiência?? Boa ou ruim?? Quero poder usá-lo porque amo o SO do pinguim e não posso abrir mão do Windows! Espero pelas respostas, por gentileza.

Eu uso o WSL desde quando liberaram a primeira versão dele no Insider Preview e ainda se chamava Bash on Windows e a experiência sempre foi muito positiva se você entende o propósito do recurso e suas limitações.

O WSL não utiliza virtualização, é basicamente um serviço implementado no Windows que traduz em tempo real chamadas de função do Linux em chamadas equivalentes no Windows. É como se fosse um Wine, só que no caminho inverso (Linux => Windows). Ele é extremamente rápido, porém um pouco limitado nas funções disponibilizadas pelo kernel “virtual”, e o desempenho de programas que executam muitas operações de leitura/escrita no sistema de arquivos é sofrível visto que recursos como permissões e contextos de segurança específicos do EXT4 são implementados por meio de gambiarras em cima do NTFS.

O WSL2 que chegou pra todos com a atualização de Maio faz alguns sacrifícios mas resolve praticamente todas as limitações do WSL. As principais mudanças são que o WSL2 agora utiliza virtualização a fim de executar um kernel Linux completo e com todos os recursos e que a gambiarra por cima do NTFS foi eliminada, pois o WSL2 passou a utilizar um disco rígido virtual, com um sistema EXT4 real, acabando de vez com os problemas de performance no acesso de arquivos.

No entanto, por conta do WSL2 depender da plataforma de virtualização do Windows (Hyper-V), você poderá ter problemas caso precise de outros programas de virtualização, visto que eles não costumam funcionar quando o Hyper-V está ativo no sistema, embora alguns deles ofereçam modos de compatibilidade. Por fim, devido à maneira que o Linux gerencia a memória, o WSL2, no momento, pode causar algumas dores de cabeça se não for configurado corretamente, pois por padrão ele poderá consumir até 80% de toda a memória RAM instalada no sistema. A Microsoft disse estar trabalhando para melhorar isso, mas não divulgou nada mais específico.

Em relação ao funcionamento, tudo que você consegue executar em uma janela do terminal no Linux, funcionará normalmente no WSL2 (e talvez no WSL, porém ele é mais limitado). Acredito que a única coisa que ainda não seja suportada no momento seja o áudio pois até mesmo programas com interface gráfica (que a Microsoft afirma não serem suportados) podem ser executados sem muitos problemas ao instalar um servidor X para Windows ou utilizar um terminal com servidor X embutido, como o MobaXterm.

As principais vantagens, pra mim, incluem acesso praticamente instantâneo (até mesmo no WSL2), pois ele sempre carrega em 1 ou 2 segundos, mais rápido do que fazer dual boot ou iniciar uma máquina virtual completa, e a maior facilidade de transferência de arquivos entre o Linux e o Windows, já que não preciso mais lidar com programas e drivers de qualidade duvidosa no Windows para acessar partições EXT4 nem com o suporte frágil que o Linux oferece ao NTFS e que vira e mexe causa problemas de corrupção.

Os arquivos do Windows podem ser acessados diretamente no WSL através do caminho /mnt/<letra do disco>/ e os arquivos do Linux podem ser acessados diretamente no Windows pelo local de rede \\wsl$\ ou pelo atalho “Linux” que passa a aparecer no Explorador de Arquivos ao ativar o WSL…

11 curtidas

Gostei do esclarecimento! Infelizmente, pelo seu relato, o WSL e WSL 2 possuem limitações no uso!! Isso não deveria acontecer! Espero que o Windows melhore e seja mais amistoso com o Linux— este último é código-aberto e sem empresa para promovê-lo, como tem o SO da Microsoft!!

Esse é o ponto que eu estava me referindo quando mencionei “entender o propósito” do recurso. O WSL não foi feito para substituir uma distro Linux completa, e nunca irá (embora chegue bem perto atualmente), por isso as limitações.

Pra mim o propósito do WSL é oferecer uma integração maior entre ferramentas que só existem no Linux com ferramentas disponíveis apenas Windows sem ter que recorrer a soluções como dual boot e máquinas virtuais, embora ainda restem algumas arestas para serem aparadas aqui e ali, eu diria que o que já era bom ficou ainda melhor com a chegada do WSL2…

4 curtidas

Podem até não ser feitos para completa substituição, no entanto, colocar suportes aos dispositivos de GPU, seriais e USB quebraria um bom galho!! O Windows pretende solucionar de fato; vi na página oficial da empresa!! Agora, quando… pode demorar um tempo!!

Pelo ritmo do desenvolvimento, não acho que vá demorar. Programas gráficos se não me engano li que até o final do ano já serão suportados.

O meu não aparece esse atalho, tem que fazer mais alguma coisa?

Até onde sei, você só precisa estar rodando o Windows 10 versão 2004 (atualização de Maio). O atalho aparecerá após criar a primeira “instância” do WSL…

1 curtida

VirtualBox 6.0.0 (released December 18 2018)

veja que essa atualização do Virtual Box é meio antiga…andei olhando sobre isso, e em versões posteriores a suposta compatibilidade do VirtualBox com o HyperV foi quebrada

onde trabalho usamos bastante o VirtualBox, então pra gente essa incompatibilidade mata o WSL2

eu acho que o WSL (1/2) foi feito pensando em DevOps, porque para desenvolvimento de produtos comerciais para Linux o normal é se utilizar apenas distribuições que forneçam suporte comercial, geralmente Red Hat e Suse

1 curtida

O que sinto falta no WSL é poder acessa uma partição Linux no meu HD, falta acesso ao hardware.

1 curtida

É possível mesclar as versões do WSL, tem uma ferramenta de linha de comando que permite gerenciar qual versão utilizar para cada instância, você pode manter algumas no WSL e outras no WSL2 e até converter uma instância WSL para WSL2 (mas não o caminho contrário)…

1 curtida

Pois é, no meu não aparece.

Achei isso: WSL 2 - linux icon is missing from explorer · Issue #5400 · microsoft/WSL · GitHub

Eu não testei, mas não dá pra montar no WSL2?

Você consegue montar imagens de disco ou HDs virtuais dentro do WSL2 sem problemas (no WSL não funciona). Agora montar uma partição física, presente no HD/SSD da máquina, até onde sei ainda não é possível…

1 curtida

Sei lá, a Microsoft bem que poderia ser mais amistosa com o Linux!! Trazer uma boa compatibilidade com WSL e WSL 2!

A ideia é montar uma partição física mesmo, acessar os arquivos que estão em dual boot.

1 curtida

@Felipe_Silva, acabou de chegar no Insider Preview

2 curtidas

Aqui o WSL2 tá quase chegando no ideal. Ainda falta compatibilidade com comandos de network (traceroute).

O maior problema que eu tinha era a incompatibilidade do Hyper-V com o Virtual Box, mas depois dessa atualização 2004 ambos funcionam normalmente.

1 curtida

Agora sim eu vi vantagem, assim que sobrar um tempinho vou preparar uma maquina de testes pra instalar o Insider de novo.

1 curtida

O maior impeditivo no meu caso que trabalho com desenvolvimento React Native é a péssima gestão de portas, roteamento, etc …

1 curtida

Uso o WSL esporadicamente quando preciso de algo rápido, mas prefiro usar dual boot no geral

1 curtida