Cuidado com o Pix falso: golpistas agendam transferência e cancelam depois

É meio inacreditável que uma pessoa com mais de 2 neurônios que vive nesse mundo a algum tempo seja tão burro pra cair nesse tipo de golpe.

“é extremamente importante que o vendedor leia o comprovante e verifique que se trata somente de um agendamento”.

Ai vem em “especialista em segurança” e ainda fala uma besteira dessas, tem que ser claro e direto pro povo entender: Esquece comprovante! Abre o app do banco e confere a P* do extrato!

9 curtidas

Não é tão fácil assim. Nem todo mundo pode conferir rapidamente o extrato do banco. Imagine em um supermercado com vários atendentes?

Até hoje não vi nenhuma solução ideal para o varejo, como é o cartão.

Uma forma mais interessante de resolver isso seria permitir que estabelecimentos ou determinadas chaves PIX desativem o agendamento pra elas.

4 curtidas

Sim para esses casos a recomendação de um especialista em segurança deveria ser usar outro meio de pagamento, porque falsificar um comprovante é a coisa mais simples do mundo a décadas.

4 curtidas

Na verdade já existem soluções sim. Já vi uma maquininha de cartão que exibe um QR Code que você lê com o app do banco, e já cria um pix com tudo preenchido. A maquininha do aprova a transação depois que o dinheiro chega na conta.

“Ah mas aí o vendedor vai pagar a taxa da maquininha”. Mas é óbvio, não existe almoço grátis. Se não quer gastar dinheiro com a segurança da maquininha, então se submeta ao risco de cair em golpe.

11 curtidas

Qual será a taxa real de utilização de utilização de Pix agendado (as reais, não as fraudes)?

Acho que seria melhor extinguir a opção de agendamento, sei que isso por si só não resolve o problema mas já ajuda bastante.

Na verdade nem taxa paga (pelo menos no meu caso que sou mei) tenho uma máquina da BMG que tem essa opção que até usei por um tempo, mas pra isso tem que usar o banco deles, o dinheiro cai na hora como um pix normal mesmo.

3 curtidas

Eu pessoalmente uso MUITO o pix agendado mas para transações pra mim mesmo, sinto falta de poder criar um Pix recorrente como era possível com Ted em algumas instituições.

2 curtidas

Pelo amor de Deus também, tem gente que leva golpe à toa.

2 curtidas

Não necessariamente. Há duas questões que precisam ser observadas:

  1. lojistas, em geral, não têm acesso à conta bancária do estabelecimento. Ou seja, se não há um sistema integrado – facilidade pode ser cara a muitos negócios –, o comprovante é a única forma de verificar se o pagamento, de fato, foi feito.

  2. nem sempre há tempo hábil para fazer uma verificação completa. Quando pego táxi e pago pelo Pix, por exemplo, eu apresento o comprovante correndo, porque preciso sair logo do carro – caso contrário, isso pode causar um nó no trânsito.

Então é melhor não aceitar Pix, passa no débito paga lá seus 1-2% de taxa que sai mais barato que levar algum golpe.

Eu sou comerciante e quase todo dia recebo Pix, quando perguntam se quer que envie o comprovante eu digo que não precisa e nisso já estou abrindo o extrato pra conferir (claro no meu caso consigo ter esse controle porque tenho acesso a conta, no caso do taxista a mesma coisa, enquanto você está fazendo o Pix ele já está abrindo o app pra conferir, isso toma zero tempo), quando é cliente conhecido e confiável as vezes nem confiro o extrato, o pessoal foi mal ensinado sobre isso a vida toda.

O fato é um Especialista em Segurança passar a falsa impressão de que comprovante de Pix serve pra alguma coisa, em 20 minutos consigo criar um “gerador de comprovante de Pix” com HTML, CSS e Javascript, por isso eu falo que o comprovante não deve ser levado em consideração em nenhuma hipótese.

7 curtidas

Acredito que boa parte da galera que aplica esse golpe não tem o seu conhecimento pra fazer um comprovante falso, então vai na cara dura mesmo.

1 curtida

Sim, é o chamado QR Code dinâmico, onde a cada transação um QR Code único é gerado, com aquele valor estabelecido. Desde o início da implantação do sistema os bancos deixaram claro que esse QR Code tem um custo, então não me surpreende a cobrança. Existem também o QR Code estático, que é fixo e o cliente é que insere o valor. Mas não sei o que acontece se em vez de mandar pagar, o “cliente” escolhe agendar. Provavelmente a máquina ficará com o QR Code aberto até cair o valor, e como isso não vai rolar, então nem adianta mostrar comprovante pq é de agendamento.

1 curtida

Ou ainda não tiveram essa ideia. Agora que a semente foi plantada, não duvido que logo, logo vai aparecer algum site pra fazer isso.

2 curtidas

Anotando a ideia aqui, só para futuros estudos… kkkkkk

Mas sim, não tem misterio nenhum, é só conferir na hora.

Se puder utilizar o pix num banco como o Inter ou Nubank, que dão o aviso do pix recebido na mesma hora, melhor ainda. Não precisa nem abrir o app. Se não veio a mensagem, provavelmente é golpe!

Aqueles QRcode de pagamento que usam nas maquininhas de cartão de crédito não seria a solução? esses dias eu vi uma que ela só imprimiu o comprovante de pagamento depois que a transação caiu na conta.

Pagamentos recorrentes ou com vencimento no futuro, estilo boleto bancário.

Precisei dele no inicio do PIX pq um dinheiro não caiu na minha conta e tive de reclamar com o nubank, única vez que foi util.

2 curtidas

Nisso, eu acho o pix algo redundante, se a pessoa já tem um cartão de débito.
OK, do lado do comerciante tem a taxa da maquininha, mas do lado do consumidor, a não ser q ele tenha esquecido o cartão em casa, acho o uso do cartão de débito mais rápido e simples do que abrir o app, ler um QR code (dependendo de conexão à Internet) e fazer o pagamento.

4 curtidas

Quando vier o pix por aproximação vai quase matar o cartão de debito.

2 curtidas

A notificação de PIX do Bradesco é bem ruim. Muitas vezes não notifica na hora. Em outros bancões não sei como que tá porque não uso.