Fico triste em receber essa notícia
Só acho que ela não deveria ter tentado abarcar o mundo com as pernas.
Uma pena, so uso ele. Não que dos navegadores ele seja santo, mas acho muito questionavel a privacidade dos outros como chrome e edge, sem falar dos ching ling opera e o tal brave.
O principal problema é que o mundo dos navegadores modernos ficou restrito a um duopólio: Chromium ou Gecko. Não menciono o Safari porque é restrito ao jardim da Apple.
Lembro-me que, quando comecei a me aventurar no desenvolvimento web com 8 anos de idade, a quantidade de opções era maior. Shims eram necessários para manter alguma compatibilidade entre diferentes navegadores, ou vários if-else encadeados para saber, por exemplo, se era necessário usar ActiveX (do Internet Explorer) ou uma das várias versões prefixadas do XMLHttpRequest pra solicitações AJAX.
Lembro-me de me deparar com programadores reclamando da necessidade de testar um site em múltiplos navegadores. Veio o Chrome e o pessoal começou a focar em desenvolver pra ele, porque odiavam o Internet Explorer. Hoje não temos mais Internet Explorer, mas também não temos as várias alternativas que existiam no passado.
A única esperança agora parece estar em um projeto de navegador chamado LadyBird, cuja intenção é implementar a Web moderna do zero, sem dependência do Chromium nem do Gecko. Só que, se não me engano, o projeto só vai ter release em 2026 ou 2026.
Rapaz com 8 anos de idade tu já manjava Shims, if-else, Activex, XMLHttpRequest, AJAX
Eu com 8 anos de idade só queria saber de brincar
Mais do que nunca a gente precisa ficar de olho numa alternativa. Chromium e Gecko podem até ser open-source, mas são ultra dependentes de seus projetos-mãe. Seja a Mozilla quebrando ou a Google enfiando ainda mais suas garras, o mundo dos navegadores ainda sofre do velho dilema do Open Source de ser desconfortavelmente dependente de uma empresa que banca a maior parte do cacife do projeto.
Pra mim quando eu tinha 8 anos AJAX era só produto de limpeza.
Hoje faz 32 anos tentando usar o Firefox. Sempre desisto pelo fato dele travar, travar, travar e travar. O Chrome vem pronto para uso e nunca trava, quando procuro orientação nos fóruns do Firefox me dizem pra ir nas configurações e mexer aqui e alí. Parece que tem funcionário da Mozilla trabalhando para o Chrome.