Criptografia SSD Windows 10 Home

Boa noite comunidade Tecnoblog,

Tenho um Dell Inspiron 14 5468 com SSD Kingston A400 de 120GB e Windows 10 Home.
Quero criptografar esse SSD, porém gostaria de saber se há risco de danificá-lo.
Vocês indicam algum software de criptografia? Uma vez que o BitLocker não pode ser habilitado no Windows 10 Home.

Agradeço desde já,

O software é o Veracrypt, risco somente de você esquecer a senha

Esse Inspiron tem um TPM (Trusted Platform Module)? Em teoria mesmo o Windows 10 Home criptografa (por padrão) o disco que o Windows está instalado se tiver um TPM (e alguns outros requisitos). Esse Inspiron é certamente novo o suficiente pra atender eles.

Tenho um Dell com W10 home mas ele tem o BitLocker ativado :thinking:

Meu Inspiron 5491 2n1 veio de fábrica com criptografia ativada no SSD, e ele saiu com o Windows 10 Home

Se o notebook possuir TPM (praticamente todos os modelos com AMD Ryzen ou Intel de 6ª geração ou mais recente), você consegue ativar uma versão simplificada do BitLocker indo em Iniciar => Configurações => Atualização e Segurança => Criptografia do Dispositivo. Essa opção está disponível em todas as edições do Windows 10.

Se o notebook não possuir TPM, ainda é possível usar o BitLocker, mas somente no Windows 10 Pro e Enterprise (incluindo suas variações). Nessas edições você também consegue ativar a criptografia em outras unidades, como HDs externos e pendrives…

1 curtida

Era exatamente disso que eu tava falando.

Eu não lembro de ter ativado isso depois de formatar o notebook, mas não existe essa opção aqui. Dentro do painel de segurança do windows mostra isso:


Será que é ativado por padrão?

Segundo a documentação da Microsoft, se a opção não aparece dentro do app Configurações, o seu notebook não atende a algum requisito. Talvez o SSD não seja compatível com a criptografia?

Pode ser, já que é um SSD da linha mais simples da WD, a green. O estranho é que se for verificar em informações do sistema ele não acusa falha no suporte a criptografia, só diz “Avaliação necessária para exibição”, pelo menos no meu desktop com FX já avisa que falhou pq não possui TPM.

No Windows 10 Pro ou Enterprise você até consegue ativar o BitLocker, mesmo se não tiver um TPM no computador, mas precisa mudar uma política de grupo antes. No Windows 10 Home, no entanto, você só tem acesso à versão simplificada, ela exige o TPM e só é acessível pela guia “Criptografia do dispositivo”, dentro do app Configurações.

Chegou a verificar se todos os drivers estão instalados e atualizados? Se os drivers estiverem em dia e ainda assim a guia de criptografia não aparecer, provavelmente é alguma incompatibilidade com o SSD mesmo…

Até onde sei tá atualizado, mas vou verificar no site da Asus e Intel. Nem imaginava ter incompatibilidade com armazenamento, se não tiver nada pra atualizar vou entrar em contato com o suporte da Microsoft.

Bom dia comunidade,

Primeiramente quero agradecer a todos que estão discutindo o assunto.
O notebook tem um Core i3 de sexta geração e eu substitui o HD de 1TB (5400 rpm) por um SSD Kingston A400 120GB.
Windows, softwares e drives estão atualizados.
Verifiquei aqui e ele tem o Trusted Platform Module ativo, mas não tenho menus ou opções de acesso para a criptografia ou BitLocker.
Mais alguém usa o Veracypt? Se eu realmente não conseguir acesso ao BitLocker, vou testá-lo.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.