CPU sempre com a frequência alta

Boa noite a todos!

Notei que meu processador sempre fica com mais de 3.00GH\ de frequencia no gerenciador de tarefas do W11. Isto é normal? Lembro que em outros processadores que eu tive eles caíam para 800mhz~1200mhz quando ociosos (economizando alguns W de energia - no longo prazo da para reduzir alguns reais…)

É um Ryzen 5600. Não fiz overclock nem nada, só ativei o PBO e sosseguei.

Screenshot_1

O mesmo ocorre com o de vocês?

Sim, é normal…

Detalhe, o Ryzen 5 5600 atinge mais que isso, quando tiver load, ele atinge até 4.4GHz.
Ps.: O clock base do 5600 é 3.5GHz…

Se tu quiser economizar um pouco, muda o plano de energia de Alto Desempenho para Equilibrado ou Economia de Energia. (Haverá uma perda de desempenho, mas o Ryzen passará a consumir <20W)… além disso, o TweakPower tem um plano equilibrado que é melhor que o do Windows, com menos perda de desempenho e mais economia. (Eu uso um 5 5500)

Obrigado pela resposta.
Certo, ja estou usando no modo equilibrado, mesmo reduzindo para o economia de energia ainda continua acima de 3GHz.
Mas como você disse, é normal já que o mesmo está acontecendo ctg.
Achei que fosse algum b.o na placa-mãe.
Valeu!!

Está até tranquilo, aqui no Ryzen 7 7700 é 4~4.6 parado sem PBO.

Nunca vi ficar menos de 2,6 GHz, mesmo o plano de energia sendo configurado no mínimo pra ficar em 10%.

Entendi, eu acho que isso deve ser caracteristico dos Ryzen.

Tenho um notebook de 2014 com um Core i5 e, quando ocioso, cai para menos de 1GHz.

Tive um Core i5 4460 e o mesmo acontecia com ele - por isso achei esquisito este comportamento do Ryzen estar sempre acima de 3GHz.

O PBO aumenta o desempenho do processador, por isso que está nessa 3 GHz como “padrão”

sem o PBO ativado, é para ficar na casa de 1 GHz sem fazer nada e na casa de 1 e 2 GHZ em realização de tarefas.

eu ativaria o PBO em tarefas que exige performance, não sei o que vc faz, mas um bom exemplo é jogar jogos pesados, eu deixaria ativado neste momento

Oi ivan

É, eu deixo o pbo ativado pq tbm uso o pc para jogar as vezes.

Vi que só dá para desativar na bios.

1 curtida

o problema de desativar na bios é que enche o saco ter que ficar reiniciando toda hora pra fazer

sem o PBO ativado, a frequência fica em quanto?

Vai no BIOS e muda os cstates que tu consegue…

Só os antigos ficam nesse clock, tipo 1600 e 3200G… os 5000 que eu lidei sempre foram 2.5~3.5GHz

meu primo é um um 5000, depois vou dar uma olhada para ver a frequência

eu só usei intel, então minha palavra tem valor nenhum para AMD kkkkkkkkkk

Ivan, desliguei o Precision Boos Overdrive na Bios mas mesmo assim fica acima de 3GHz.

Acho q se pá nao tem solução mesmo! Deve ser normal da AMD.

A minha intenção era saber se tinha como reduzir essas freqs para quando o PC não precisasse de tanto processamento (as vezes fico estudando, lendo docs, vendo videos yt) e economizar alguns KWh (a longo prazo da para ter uma redução na conta de luz).