CPU sempre com a frequência alta

Boa noite a todos!

Notei que meu processador sempre fica com mais de 3.00GH\ de frequencia no gerenciador de tarefas do W11. Isto é normal? Lembro que em outros processadores que eu tive eles caíam para 800mhz~1200mhz quando ociosos (economizando alguns W de energia - no longo prazo da para reduzir alguns reais…)

É um Ryzen 5600. Não fiz overclock nem nada, só ativei o PBO e sosseguei.

Screenshot_1

O mesmo ocorre com o de vocês?

Sim, é normal…

Detalhe, o Ryzen 5 5600 atinge mais que isso, quando tiver load, ele atinge até 4.4GHz.
Ps.: O clock base do 5600 é 3.5GHz…

Se tu quiser economizar um pouco, muda o plano de energia de Alto Desempenho para Equilibrado ou Economia de Energia. (Haverá uma perda de desempenho, mas o Ryzen passará a consumir <20W)… além disso, o TweakPower tem um plano equilibrado que é melhor que o do Windows, com menos perda de desempenho e mais economia. (Eu uso um 5 5500)

Obrigado pela resposta.
Certo, ja estou usando no modo equilibrado, mesmo reduzindo para o economia de energia ainda continua acima de 3GHz.
Mas como você disse, é normal já que o mesmo está acontecendo ctg.
Achei que fosse algum b.o na placa-mãe.
Valeu!!

Está até tranquilo, aqui no Ryzen 7 7700 é 4~4.6 parado sem PBO.

Nunca vi ficar menos de 2,6 GHz, mesmo o plano de energia sendo configurado no mínimo pra ficar em 10%.

Entendi, eu acho que isso deve ser caracteristico dos Ryzen.

Tenho um notebook de 2014 com um Core i5 e, quando ocioso, cai para menos de 1GHz.

Tive um Core i5 4460 e o mesmo acontecia com ele - por isso achei esquisito este comportamento do Ryzen estar sempre acima de 3GHz.

O PBO aumenta o desempenho do processador, por isso que está nessa 3 GHz como “padrão”

sem o PBO ativado, é para ficar na casa de 1 GHz sem fazer nada e na casa de 1 e 2 GHZ em realização de tarefas.

eu ativaria o PBO em tarefas que exige performance, não sei o que vc faz, mas um bom exemplo é jogar jogos pesados, eu deixaria ativado neste momento

Oi ivan

É, eu deixo o pbo ativado pq tbm uso o pc para jogar as vezes.

Vi que só dá para desativar na bios.

1 curtida

o problema de desativar na bios é que enche o saco ter que ficar reiniciando toda hora pra fazer

sem o PBO ativado, a frequência fica em quanto?

Vai no BIOS e muda os cstates que tu consegue…

Só os antigos ficam nesse clock, tipo 1600 e 3200G… os 5000 que eu lidei sempre foram 2.5~3.5GHz

meu primo é um um 5000, depois vou dar uma olhada para ver a frequência

eu só usei intel, então minha palavra tem valor nenhum para AMD kkkkkkkkkk

Ivan, desliguei o Precision Boos Overdrive na Bios mas mesmo assim fica acima de 3GHz.

Acho q se pá nao tem solução mesmo! Deve ser normal da AMD.

A minha intenção era saber se tinha como reduzir essas freqs para quando o PC não precisasse de tanto processamento (as vezes fico estudando, lendo docs, vendo videos yt) e economizar alguns KWh (a longo prazo da para ter uma redução na conta de luz).

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.