Correios têm lucro de R$ 102 mi e alta em encomendas do exterior

Mas ela está sendo sucateada, antes do início do processo de privatização o lucro era ainda maior como dito no início da notícia.

“A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) divulgou nesta quarta-feira (17) seu resultado financeiro de 2019: a estatal teve lucro líquido de R$ 102 milhões, queda de aproximadamente 37% em relação ao ano anterior, em parte devido aos gastos relacionados ao plano de desligamento de funcionários. A empresa está em processo de privatização.”

Você é adorável.

Todos os outros vieram com essa mesma falácia do verdadeiro escocês, e foram devidamente inteirado do quanto essa empresa é um lixo, e usou o judiciário pra manter monopólio na entrega de encomendas.

Não vou discutir de novo esse assunto que tá mais do que batido. :man_shrugging:

2 curtidas

Tranquilo, também não vou discutir com você, acho que já coloquei os pontos que acho mais importantes.

Uma última observação é que esse “lixo” de empresa na minha visão é um patrimônio da sociedade brasileira. Para os municípios que não possuem agência bancária o Correios é uma possibilidade de pagar suas contas, sacar dinheiro da conta do Banco do Brasil. Hoje o Correios também é uma possibilidade para pessoas que não tem acesso a internet se cadastrarem e receberem o dinheiro do auxílio emergencial em meio a pandemia. Para municípios que não tem uma loja física de operadora de celular o Correios é a possibilidade do atendimento para contratação do Correios Celular.

A capilaridade dos Correios é algo que pode ser colocada em cheque com a privatização, por mais que atualmente a empresa consiga operar com lucros.

3 curtidas

Já vi muita gente ingênua, mas você se supera.

Empresas privadas não têm imunidade tributária e não são custeadas com o dinheiro do contribuinte como a estatal. Mas ainda assim não é difícil cobrarem menos que os Correios cobram e prestarem um serviço melhor.

E você mesmo diz que transportadoras privadas não têm interesse em atender muitos endereços pois não dão lucro. Ora, o mesmo vale para os Correios, não existe almoço grátis. Se a estatal atende essas regiões que não são rentáveis é porque o serviço está sendo subsidiado pelos impostos, ou seja, pelo dinheiro que sai do seu, do meu e do bolso de todos os brasileiros.

4 curtidas

Acho que ingenuidade é das pessoas que acham que a privatização resolve algo. Caso a privatização infelizmente aconteça vocês serão os primeiros a reclamar da provável agência reguladora das correspondências. Ou vocês realmente acham que será um “livre mercado”? Todo dia nesse site vocês reclamam da anatel.

Ainda bem que você reconhece que por conta de nossos impostos milhões de brasileiros são beneficiados por uma empresa estatal e que esses milhões de brasileiros podem ser prejudicados no momento que a empresa se tornar privada e provavelmente passe a sucatear ou se retirar dos lugares que não geram lucro. Aliás, é justamente para que isso não aconteça que uma agência reguladora provavelmente será criada em um cenário de privatização e irá operar com nossos impostos.

Repetindo, mesmo com o investimento dos nossos impostos essa empresa estatal opera com lucro, pq privatizar?

1 curtida

Os Correios só tiveram lucro nos últimos 2 ou 3 anos em função do plano de demissões incentivadas, para reduzir custos.

Faturaram com entrega de encomendas, mas ao mesmo tempo cancelaram serviços utilizados por muita gente como o e-sedex.

O início da matéria diz o contrário, o lucro diminuiu por conta do plano de demissões.

“A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) divulgou nesta quarta-feira (17) seu resultado financeiro de 2019: a estatal teve lucro líquido de R$ 102 milhões, queda de aproximadamente 37% em relação ao ano anterior, em parte devido aos gastos relacionados ao plano de desligamento de funcionários. A empresa está em processo de privatização.”

Quero ver operar no lucro pagando imposto e não tirando dinheiro do bolso do contribuinte. Na verdade o maior problema da estaral é a ingerência política, pois políticos usam a estatal para distribuir cargos, inclusive o atual, pra financiar campanhas eleitorais e até mesmo para distribuir cartas pedindo voto e criticando o candidato concorrente como a ex-presidente fez.

2 curtidas

Se tem plano de demissão voluntária significa q está gastando demais com salários e não tendo retorno. Ninguém faz PDV se não tem necessidade de reduzir custos e aumentar eficiência. E eficiência é algo q os Correios podem até já ter tido há 30, 40, 50 anos, mas perderam o bonde do tempo. Como a maioria das estatais, é cabide de emprego, sujeitos a corrupção e de eficiência duvidosa.

3 curtidas

Se com a privatização minhas correspondências (geralmente boletos de serviços que não disponibilizam formas online) chegarem na mesma velocidade que chega encomendas de outras transportadoras, eu vou estar é rindo de orelha a orelha.
Entenda uma coisa, os Correios são ruins e a população não tem onde reclamar. Se for uma empresa privada prestando o mesmo serviço, você é atendido, simples assim.

Meu ponto é: as coisas não são preto no branco, existem áreas cinzas, é mais complexo do que parece quando vejo o argumento da privatização.

Em nenhum momento falei que o serviço dos Correios são bons, concordo que tem muito a ser melhorado, em muitos aspectos o serviço é ruim.

Mas acho falácia você dizer que serviços de empresa privada são automaticamente serviços bons. No meu cotidiano vejo reclamações ao serviço dos Correios com razão mas também vejo reclamações a Oi, Claro, Tim, Vivo, iFood, Uber e varejistas em geral com a mesma razão. Privatizar não vai resolver a questão do Correios.

Acho que essa é uma última resposta nesse tópico pois já coloquei diferentes aspectos do que penso em outras respostas e tbm já deu o tempo aqui no tópico.

Abraços

1 curtida

Nenhum deles tem aportes e mais aportes financeiros oriundos dos impostos dos contribuintes.
Nenhum deles tem várias isenções fiscais.
Esse é o único ponto e você não entende. Nenhuma empresa é maravilhosa, perfeita, mas os Correios além de serem ruins, pagamos os serviços deles duas vezes. Se for uma empresa privada que presta um mau serviço, ou se ela está afundando em dívidas, sabemos que não terá dinheiro público sendo injetado nela.

“Tem que privatizar, estatal só da prejuízo”

Sim, Correios tem problemas, mas se privado fosse a solução mágica, Transfolha prestaria, Correios mal seria usado porque todo mundo usaria UPS, Braspress e outras transportadoras que já existem no Brasil… Não usam porque privado é caro enquanto dizem “prefiro pagar mais caro por um serviço melhor”… Enquanto pede pro vendedor mandar por carta registrada no ML

3 curtidas

Eu acho que ele nem lê o texto que escreve rsrs

1 curtida

Se as lojas disponibilizassem o povo só usaria transportadora. Lojas de hardware por exemplo usam várias transportadoras e sempre tem melhores avaliações e são mais baratas (a loja que explode tem um ranking que o povo avalia após receber o pedido). Sedex tá em último.

Correios só tem monopólio em cartas.
O resto tudo livre pra qualquer empresa concorrer.

Mas não vão, não da lucro

3 curtidas

Compram da china com frete baratinho pra não pagar impostos de importação e querem ter moral pra falar que empresa privada resolve algo.

Livre na sua imaginação, já que as transportadoras não gozam dos benefícios da estatal e não obtém parte da receita do bolso do contribuinte. E um empresa privada que visa o lucro, PAREM AS MÁQUINAS lol

E você não tem moral pra falar de quem não quer ser parasitado pelo Estado. Se a carga tributária no país fosse justa, ninguém compraria de fora. O dinheiro dos meus impostos não vai ter retorno pra mim mesmo.