Correios: ministro diz que sem privatização, resta apenas o "osso"

Mas, para o líder do PT (Partido dos Trabalhadores) no Senado, o senador Paulo Rocha, o setor privado não dará conta de atender quem vive nos “rincões” de um país de dimensões continentais.

Diziam a mesma coisa na época na privatização da Telebrás, hoje em dia qualquer um possui celular com internet.

6 curtidas

Imagino pelo comentários que leio aqui, que a maioria da audiência aqui seja liberal, naquele combo privatiza-tudo, meritocracia, mercado de capitais e vivas ao ‘O Mercado’.
É nessa lógica a fala do Fabio Faria, e nessa lógica tudo certo.
Só digo que há outras lógicas possíveis.

9 curtidas

Uma empresa que tinha tudo para ser a maior do setor na Era do e-commerce, mas que sucumbiu à concorrência. As poucas lojas que ainda enviam pelos Correios são as que mais atrasam minhas entregas. É decepcionante quando eu vejo no rastreamento que um site enviou minhas compras via Correios, pois além da demora, você tem que ficar no portão esperando, já que o carteiro adora dizer que não foi atendido.

2 curtidas

Os Correios têm monopólio apenas de cartas, coisa q ninguém mais envia, a não ser bancos, mesmo assim, cada vez menos, com faturas digitais e afins. Esse é o osso!

Encomendas já têm concorrência. Eu não sei nos confins do Brasil, mas acho q os Correios têm preços muitas vezes melhores que os concorrentes. Mas não sabemos se isso é às custas de dinheiro infinito (os impostos q sustentam a máquina pública). É difícil analisar sem todos os dados.

Certamente, uma DHL não vai entregar, não por um preço razoável, em Itapipoca do Laguinho, lá nos confins do Brasil. Mas os Correios entregam, a um custo q não gera prejuízo claro pra ele, já q é uma empresa pública.

12 curtidas

Exatamente

Frete do Kabum para um Xbox Series S enviado para um CEP da cidade citada:


Realmente DHL não entrega, mas Sequoia sim, por menos da metade do preço.

3 curtidas

Agora é tarde, Magalu, Amazon, ML e outras lojas já tem estrutura no Brasil todo, se venderem agora será quase de graça.

2 curtidas

É a ultima chances dos Correios de ‘sobreviver’, se não só resta a Liquidação.

2 curtidas

O melhor argumento atual para vender os Correios é o mais simples de todos: Precisamos da grana, ponto.

O país está a beira da falência, esqueça argumentos éticos e liberais, vamos usar a contabilidade mesmo. Vende agora enquanto vale e arrecada pros cofres públicos.

2 curtidas

E algum dia a gente deixou de viver em um momento tenebroso?

O Brasil é tipo aquele meme: estava ruim, daí disseram que ia melhorar, mas até parece que piorou …

2 curtidas

“Só digo que há outras lógicas possíveis.”
Quais são essa outras lógicas? Seria a lógica do “deixa como está porque um dia, quem sabe, com a ajuda de Deus, a gente finalmente descobre um jeito de fazer isso dar certo”? Seria a lógica do “vamos AGORA fazer funcionar direito um serviço que há anos os brasileiros pedem para privatizar”? Já sei!! É a lógica do “nós sabemos o que é melhor para o Brasil. Os milhões de brasileiros que pedem a venda da estatal não sabem do que estão falando, nós sabemos”
Já deu, abre o olho para a realidade, o brasileiro cansou de carregar nas costas um Brasil caro e ineficiente. Eu particularmente cansei de ouvir de casos de roubo de mercadoria praticada por funcionários da empresa. Você esqueceu do que fizeram com o fundo de aposentadoria dos Correios? Chega, Acabou.

Ainda temos 254 municípios sem 4g, sem falar da população que mora fora dos centros urbanos, as empresas de telecom estão bem atrasadas em fornecer internet para todo mundo.
Nessa mesma lógica, os correios quando privatizados devem encolher um monte, ficando parecidos dos as transportadoras que temos hoje em dia, sem ponto de atendimento na maioria das cidades.

Na realidade os Correios usam as entregas nas grandes cidades para custear as entregas nas pequenas, o que a maioria das empresas não está disposta a fazer.
Onde eu moro a maioria das transportadoras terceiriza para empresas locais que trabalhas para varias transportadoras e levam dias pra entregar, pois o custo para eles entregar aqui é muito alto, só Mercado Livre e Magazine Luiza que costumam ter entrega própria aqui.

2 curtidas

Vou te falar uma coisa, escuto esse tipo de argumento desde o início dos anos 90 (é, sou velho). Regan e Thatcher, pra mim sempre foi um liberalismo torpe. Teu argumento segue a lógica que citei e como já está absolutamente convencido e certo dele, não tenho ânimo para argumentar.
De qualquer forma achei engraçado teu conselho “abre o olho pra realidade”.

2 curtidas

Esse ministro fala muita merda é um verdadeiro sem noção, uma vergonha para o pessoal do Rio Grande do Norte - Esse projeto é inconstitucional caso o senado não derrube o STF irá derrubar por meio da ADI 6635 isso é fato, já tem até parecer do Procurador Geral da República mostrando a inconstitucionalidade, não precisa ser jurista para saber isso basta ler o Artigo 21 da CF.
A Câmara dos Deputados não apontou o fato por que não passou na CCJ, para analisar a questão jurídica do caso em questão, a verdade é que lá não passou em comissão nenhuma, nada foi analisado a não ser o relatório.

Eu moro no interior da Bahia, em uma cidade chamada Amargosa, 35 mil habitantes, até recentemente para receber nossas encomendas a única opção eram os correios, mais depois da última grande greve dos correios no fim de 2020, todas as minhas encomendas da Amazon estão vindo via transportadora, eles entregam mais rápido e além do mais, não tenho mais a dor de cabeça de me dirigir a agência dos correios do meu município, porque o carteiro preguiçoso, não sabe interfonar. não acredito que o interior do Brasil vai ficar sem o serviço, hoje em dia por exemplo o interior do nordeste está coberto por fibra óptica, aqui há planos de até 300 Mbps no meu município tudo isso oferecido por uma empresa regional, se as grandes empresas não tem interesse o pequeno empreedor preenche a lacuna. E engraçado pensar que a esquerda prega o fim das desigualdades, mais adora uma grande empresa estatal monopolizando tudo, empresas de médio porte deveriam ser a bandeira deles.

3 curtidas

De osso esse governo entende.

1 curtida

Realmente, o Brasil todo tem internet e estão todos muito felizes com o serviço

1 curtida

Sim, o setor privado tá “abocanhando” as entregas porque o Correios é público, não porque tá sendo sucateado pra privatizar…

1 curtida

Entendo a sua situação. Pra mim, q moro em SP, não sofro com isso (só com os carteiros q não sabem interfonar - isso é prática deles em todo lugar).
Como eu disse, os Correios só têm monopólio sobre cartas, q não deve gerar ganhos para eles. Os ganhos vêm com as encomendas, q têm concorrência. E, como alguém comentou aí para trás, para entregar num local afastado (não sei se é o caso da sua cidade), eles vão operar com o dinheiro do lucro q fazem nas capitais e outras grandes cidades, onde a demanda é maior.

Acredito q depois da pandemia, onde todo mundo ficou em casa, as empresas privadas devem dar uma atenção especial para o pequeno município, trabalhando em logística, centros de distribuição melhor localizados, etc. Isso os Correios não vão fazer, pois não têm essa estratégia de lucro já que são uma empresa pública.

Os Correios ainda fazem o transporte de remédios, vacinas, documentos sigilosos de prefeituras e até as urnas eletrônicas.
Fosse só encomenda, acredito q a privatização fosse o caminho certo. Mas nem o governo sabe como substituir os Correios, na entrega desses insumos q citei acima. E deixar na mão de uma privada, certamente vai custar caro para o bolso do contribuinte.

Em relação às empresas, são as micro e pequenas empresas as q mais contratam. Mas são as q mais sofrem nas crises, pois não têm o lobby q as grandes têm. Falo isso pois sou micro empresário.

Com relação á privatização, não existe resposta correta para tudo, nem quer dizer q se uma pessoa defende X ou Y q seja apoiadora do político A ou B. Vcs precisam parar com essa polarização. Isso não existe!

Concordo com N coisas de políticas liberais, assim como concordo com N coisas de políticas sociais. Isso não me faz esquerdista, nem direitista. Só mostra q estou pensando e não sendo levado por uma manada.

2 curtidas