Correios: estudo oficial recomenda privatização total da empresa

Originally published at: https://tecnoblog.net/422122/correios-estudo-recomenda-privatizacao-total-ect/

Estudos sobre privatização dos Correios desaconselha venda minoritária da estatal ou sua divisão entre vários interessados

É sério de que precisou de um estudo para isso? Quantos milhões custaram esse estudo? kkkkk

3 curtidas

Quero ver o resultado disso em 5 anos após a venda

1 curtida

Amazon, magazineluiza, vai que é sua. Estaríamos bem servidos com qualquer uma das duas.

Aliás seria uma ótima aquisição para a magazineluiza, poderia usar as lojas maiores como centros de redistribuição do marketplace e aproveitar a infra das lojas e torná-las postos do que hoje são os correios (que não precisaria manter esse nome, usei apenas pra contextualizar). Agilizaria a entrega, traria maior acessibilidade para zonas remotas, já que uma loja tem mais fluxo pra sustentar a operação do que apenas um posto dos correios. E viabilizaria entregas mais rápidas para locais mais afastados dos grandes centros.

A Amazon não vejo se beneficiando no curto prazo, como a magazineluiza, já que toda a operação amazon é voltada para o on-line, a magalu já conseguiria absorver o custo da unidade física e usar disso como motor de crescimento.

Magazineluiza, se você não cogitou esse compra, comece a cogitar :wink:.

2 curtidas

Que comece o mimi do povo que pensa que estatal aqui consegue ser iguais as européias.

Ó os liberais se contorcendo com orgasmos. :joy:

1 curtida

Olha a agência mais próxima de onde moro:

Horário de funcionamento: 9h as 15h (param das 12h as 14h para almoço)

Do lado de fora tem sempre uma fila gigantesca e geralmente só uma pessoa atendendo.

Vai reclamar com quem? Central dos Correios manda apenas mensagens prontas e ouvidoria não responde.

Não consigo entender como ainda tentam defender essa empresa.

2 curtidas

Há muitos que acreditam em uma resposta para tudo na privatização. Sob o ainda efeito de uma política de " desinvestimentos", a estrutura pouco ampliou, com restrições de capital humano, equipamentos, entre outros. Mas isso não é fenômeno exclusivo a este governo. Em uma ação estruturada e bem pensada, com uso de profissionais do quadro ou especialistas( não loteando cargos), poder-se-ia buscar resultados mais promissores a esta tão honrada empresa pública. Há de se pensar na capilaridade das próprias agências, e, igualmente, nos custos de certas entregas. Ademais, conhecemos bem a forma de contratação precária e " baixos custos" destas empresas interessadas …

6 curtidas

Os Correios vêm sofrendo, há muito, com desmandos, indicações políticas, desvios de recursos, ineficiência na entrega, má prestação de serviço, etc etc.

Aí a primeira coisa que passa pela cabeça do brasileiro é: vamos privatizar que melhora tudo!! Como se a privatização fosse a solução milagrosa para todos os problemas. É inegável que tivemos empresas privatizadas que deram uma guinada nos lucros, mas olha o que acontece quando se deixa uma empresa de mineração (Vale) livre, leve e solta, com regulação e fiscalização frouxa.

Para citar outro exemplo: telefonia. Houve uma melhora absurda quando passou para a iniciativa privada? Com certeza. Mas depois vem a acomodação, em que as empresas estão cag**** para o consumidor, e oferecem um serviço medíocre. Como não chega a ser pior do que a época em que era estatal, a gente se conforma (e eu acho que a telefonia tem que ser privada sim, antes que me ataquem).

Outra falácia: na iniciativa privada não tem greve e o serviço é melhor. Bem, os bancos estão aí para provar que não é bem assim. Por muitas vezes, aliás, Caixa (empresa pública) e BB (sociedade de economia mista) puxam muitas das inovações que depois são seguidas pelos outros bancos. Problemas de atendimento ruim, todos eles têm.

Os Correios são a única empresa presente em 100% dos municípios brasileiros, sendo o único banco existente em muitos pequenos. Fonte: Correios. Além disso, estão sem concurso desde 2011, então o serviço vai piorando ano após ano por falta de pessoal.

Serviço ruim tem nas transportadoras privadas também. Em 2014, comprei um notebook no Walmart e entregaram no prédio da frente (os dados estavam completos sim). No outro dia, recebo ele aberto com um recado da mulher que havia recebido. Em 2017, comprei uma JBL Go na Saraiva. No último dia do prazo, marcaram como entregue. Abri reclamação e chegou uma semana depois. Em 2019, comprei um ar condicionado split pela Americanas/Leveros. A loja etiquetou certo, mas a transportadora etiquetou errado e mandaram unidade interna de outra marca, sendo que na etiqueta da loja estava o destinatário certo.

Sou defensor, portanto, da ideia de proteger os Correios de politicagem, melhorar a gestão, contratar mais pessoal, investir em treinamento, adotar práticas de fiscalização interna. É o tipo de empresa que presta também uma função social, que pode suportar prejuízos em locais onde é impossível gerar lucro (pela logística e/ou baixa demanda), enquanto a parte lucrativa equilibra as contas. Uma empresa privada fecha o que dá prejuízo e mantém o que dá lucro.

5 curtidas

Manda ver! Aproveita e vende o resto da Petrobrás!

Eu quero é que vendam tudo de uma vez! Todo cidadão vai pagar o preço pela escolha feita!! Espero que não sobre nada de estatal e quando tudo estiver uma merda eu só vou dizer “melhor jair se acostumando”

O que me espantou foi a necessidade de um estudo envolvendo duas instituições para chegar a conclusão mais óbvia que existe.

2 curtidas

Estudo encomendado como eles querem, que seja feita uma auditoria nesses estudos. A Accentury está envolvida em ilícitos e foi escolhida para dar o que o governo quer…

4 curtidas

Isso por que o correios tem sido sucateado a tempos para que fosse realizada uma desestatização, não existem concursos de contratação desde 2011 e teve momentos durante a pandemia que os correios atuou com apenas 30% dos funcionários no pico dos casos da covid.

4 curtidas

Essa seria a solução perfeita (e teria meu apoio completo), mas infelizmente isso nunca vai acontecer, pois o povo brasileiro tem memória curta e continua sempre votando nos mesmos ladrões.

Mas de que adianta continuar com esse serviço caro e de péssima qualidade? Entra e sai governo e nada melhora (e nem vai, infelizmente).

Esse “(DURANTE A PANDEMIA)” não lembra nada não? Sei lá. Algo como o human malware… COVID-19… Por enquanto é o que dá para fazer, né…

1 curtida

Que venha o monopólio privado (lembro a merda que era só ter a Brasil telecom (que depois virou Oi) de fornecedora de internet onde moro por muitos anos).

Que paguemos o passivo trabalhista enorme, afinal que comprar só vai pegar a parte lucrativa, e nós pagamos com os impostos o que daria pra manter a empresa por uma década.

E daqui alguns anos quando a empresa parar de investir pq o mercado mudou e a dona só sugou os lucros sem fazer investimentos que o estado tenha de intervir pra salvar um serviço essencial (to falando de ti Oi, que se fechar hoje deixa muito lugar sem telefonia e internet).

Mas adianta manter os Correios da forma que está? Desde 2000 tem greve anualmente. Todo ano a população é a única prejudicada. Ninguém faz absolutamente nada para mudar isso. O máximo que acontece é a justiça mandar os trabalhadores parar com a greve.
Ou a justiça força a direção dos Correios a modernizar/melhorar a condução de trabalho/qualidade dos serviços ou privatiza. Absolutamente não vejo outra solução.

Já tô cansado todo final de ano, sempre nos últimos três meses, ter os mesmos problemas com os Correios atrasando as contas, encomendas e etc. (Se bem que para encomendas já nem uso mais os Correios se a loja oferecer alternativas viáveis)

Não sei mesmo se privatizar vai ser pior ou tão pior. Sinceramente não vejo como piorar a situação.

Só espero que não seja a mesma desgraça que virou o pedágio no Paraná. Onde as empresas só cobram e não fazem quase nada. (Fizeram uns contatos mal redigidos e ferraram tudo)

2 curtidas

Esse estudo é comprado e lógico que eles vai dizer a mesma coisa que o governo deseja,assim como acontece na saúde. Os correios precisam de investimentos do governo. Se for vendido por exemplo vai ficar mais caro,vai ter localidades não alcançadas e queda na qualidade já que a falta de pagamento das terceirizada são constantes. Nenhum país do mundo do Tamanho do Brasil tem seu correio privado. So há 8 no mundo totalmente vendido, e só pra costar, a magazine Luiza e mercado livre tem entrega própria, diferente dos Correios,eles ficam na entrada rápida local,já os correios é de um extremo ao outro. E mesmo assim a reclamação aumentaram. Então contra a privatização sempre.