Coreia do Sul planeja 6G e marca primeiros testes para 2026

Originally published at: Coreia do Sul planeja 6G e marca primeiros testes para 2026 – Telecomunicações – Tecnoblog

Investimento para estrutura básica deve começar em 2021 e estimativa ultrapassa o equivalente a R$ 900 milhões

Até 10 quilômetros acima do solo?
Estão desenvolvendo um jeito que consiga manter uma conexão com um dispositivo se movendo a 850km/h pra conseguir conectar com alguns aviões em voo de cruzeiro? :smiley:

Acho melhor o Brasil desistir do 5g e guardar dinheiro para o 6 de uma vez, porque do jeito que vai é mais fácil esperar a próxima geração mesmo.

1 curtida

Olha, devem finalizar o modelo por volta de 2028 e entrar na fase comercial já em 2030.

O Brasil vai fazer o leilão lá por 2021, e a implementação deve começar por 2023. Mas até sair das grandes capitais e chegar na casa de 90% da população, vai levar um bom tempo. Ondas milimétricas eu duvido que tenha mais de 1% de área de cobertura.

1 curtida

É difícil prever o futuro, mas nos próximos 10 anos é capaz que já estejamos utilizando alguns recursos de automação que necessitem de melhor rede de dados e estabilidade, porém, não acredito que nesse tempo consigam implementar cidades inteligentes e automóveis autônomos por aqui, nem o veículos elétricos conseguem abertura para o nosso mercado, e com a economia retraindo, melhor esperar a próxima geração, o Brasil deve aguentar mais um tempo no 4g+ e pular uma.

1 curtida

Mas na tecnologia não funciona assim. Você não para no tempo e espera ter algo melhor. Aliás o grande problema do Brasil é justamente ficar esperando as tecnologias de forma estática.

Enquanto países que se preocupam com desenvolvimento tecnológico já começaram a investir na rede 6G, para viabiliza-lá daqui 10 anos, o Brasil espera sentado os 10 anos passar e depois gasta mais 4 anos correndo para implementar. E foi assim sucessivamente.

Justamente, é nossa realidade econômica e tecnológica, já estamos atrasados, quando implementar 5g aqui continuaremos atrasados, então poderia investir no 6.

Pse, nós não temos nem cidades, quanto mais inteligentes.

Existem localidades no Brasil que são exemplos de cidades bem projetadas, cuidadas. Mas isso não é a regra.

Mais aí que está, não se trata de escolher um em detrimento do outro. Mas de pensar no longo prazo. Simultaneamente já deveríamos estar pensando no 6G. Justamente para viabilizar investimentos.

O 6G não se trata só de uma conectividade que nós vamos usar, mas principalmente máquinas. O carro que se comunica com o semáforo, que se comunica com o outro carro para evitar uma colisão. Câmeras com Ai para fazer a segurança das ruas e destacar uma equipe policial no menor tempo possível, tudo de forma automatizado. E isso são coisas óbvias, o potencial é imenso.

Mas isso é o exemplo de como uma tecnologia pode impactar um país e do quanto precisa de esforço coletivo e um projeto de longo prazo.

É isso que defendo, pensar no futuro. Se, como observou “Pse, nós não temos nem cidades, quanto mais inteligentes.” não temos onde e como usar o 5G, exceto com os smartphones que virão. Deveríamos nos planejar bem, olhar para o futuro e preparar o país nesses próximos anos para essa evolução definitivamente.

Não adianta evoluir a estrutura de comunicação e continuar com o resto ultrapassado. Sei que não é tão simples, fazendo uma comparação bem simples: não há necessidade geral nem é economicamente viável trocar de notebook todo ano para pegar a nova geração de processadores intel por exemplo. Utiliza o atual, aprimora e junta recursos para pegar um melhor depois. A não ser que tenha bastante dinheiro sobrando.

Mas é só uma ideia de discussão mesmo, essa ideia pode ser inviável mesmo, mas tenho certeza que haverão países que provavelmente farão isso, pois a economia não permite esse salto curto, não seria o caso do nosso.

Dá nem pra comparar.
A Coréia do Sul é pouco maior do q o estado de Santa Catarina.
E o Brasil é uma zona por natureza.

Exato, são muitas variáveis. Ficar de fora da onda do 5G afeta a economia. A Qualcomm até chegou a divulgar um dado de quanto o Brasil perderia se não adotasse.

Você precisa evoluir a infraestrutura de comunicação pra evoluir a conectividade das cidades, mas como não temos cidades avançadas o suficiente que necessitam de conectividade, não evoluimos a infra.

Mas uma delas vai ter que puxar a outra.
E eu particularmente acho que é mais interessante você colocar já a infraestrutura de comunicação pra permitir a evolução das cidades sem engasgos (nessa frente pelo menos) do que esperar as cidades evoluírem pra só depois melhorar a infraestrutura de comunicação.

Sim, uma puxa a outra cocordo. Mas se nós tivéssemos essa demanda atualmente e fosse de alta necessidade, a pressão seria maior e já estaríamos implantando 5G, não anda porque não há pressão, e não há pressão por não haver necessidade. O que leva a pensar se essa necessidade vai surgir aqui antes do 6G. Pode ser.

Nós não implantamos 5G/4G/3G… pioneiramente, não por não haver necessidade, mas por falta de visão de futuro. E em decorrência disso, investimento diminuto em tecnologia, ciência e inovação, que necessariamente passa por educação, e aí o gargalo é maior. Ai a discussão adentra até o campo filosófico.

Não tem pressão porque a população desconhece tecnologia, e o potencial que tem para mudar a nossa vida. Pra muitos é algo abstrato ou que trás desconfiança. A necessidade existe, e ela vai desde algo trivial, a usos na saúde, segurança …

Por isso que até cair essa ficha e implementar o 5G por aqui, outros lugares estarão indo para o 6. Mas nada contra implantar o 5G, só penso que para tirar esse atraso teríamos que pensar no 6, guardar para investir no futuro já que o presente está complicado, mas sei que não vai acontecer.

Redes de celular de alta velocidade precisam de uma boa malha de fibra ótica para a internet chegar até as torres, e isso o brasil não tem, é onde precisamos focar primeiro, um bom backbone que cubra todo o brasil.
Já viram o caos que é os postes perto dos datacenters? não tem como a internet funcionar direito daquele jeito.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.