Cooler disparando a cada minuto no notebook

Olá a todos sou leigo no assunto, há alguns dias atrás formatei meu notebook e não sei se é neura minha, mais notei que o cooler do notebook fica disparando a cada minuto. Um melhor exemplo pra exemplificar minha dúvida, ao assitir a Twitch notei que o cooler dispara a cada minuto, ele aumenta a rotação ( isso dura alguns poucos segundos ) e logo depois volta a rotação normal, mais isso acontece a cada minuto, em navegação pelos sites da internet e outras tarefas não notei esse comportamento .

A pasta térmica foi trocada recentemente .
Isso é normal ? Devo me preocupar ?

Muito obrigado a todos que puderem responder a minha dúvida !

1 curtida

Monitora a temperatura pra ver se está aumentando demais.
Você pode usar alguns programas como;
https://www.hwinfo.com/
ou
https://openhardwaremonitor.org/

Se for temperatura alta, pode ser que a pasta térmica não tenha sido bem aplicada ou a ventoinha e/ou grelhas de entrada e saída de ar estejam com sujeira e precisem de uma limpeza.

1 curtida

Exato!
Outras situações devem ser consideradas também, como o plano de energia usado.

Por exemplo, em alguns notebook o plano equilíbrio de energia faz o cooler aumentar um pouco mesmo usando em um curto espaço de tempo de processador.

Também deve prestar atenção na temperatura ambiente, essa semana anda muito quente em todo Brasil, então, é normal o cooler das essas disparadas.

Uma boa pasta térmica, e, no caso de notebook uma excelente base de refrigeração é o suficiente pra o notebook não ficar pedindo arrego e prolongar a vida útil.

Bom ele não está esquentando muito, e a ventoinha tbm não está com poeira ou sujeira

1 curtida

Ah, então tudo está normal!

Seu notebook tem mais de um cooler?

Pode ser que seja uma neura minha também, pois tenho notado esse comportamento ao assitir a Twitch, no YouTube ele não se comporta dessa maneira e nem ultilizando a internet .

De qualquer forma muito obrigado !

1 curtida

Não ele usa apenas um cooler

1 curtida

Tu lembrou de instalar os drivers todos?

Sim instalei todos os drivers

Pode ser que o limite superior esteja configurado muito baixo na bios.
Daí ele liga a ventoinha pra diminuir a temperatura e desliga logo em seguida, já que não demora muito pra ficar abaixo do limite.

Então eu daria uma olhada na bios pra ver.
Pra entrar na bios geralmente você fica apertando f2 ou f12 ou del ou esc assim que você liga. Cada máquina tem uma ou duas teclas, mas essas são as mais comuns. Já dentro da bios, você vai ter que procurar por conta, já que cada bios tem suas configurações.
Talvez você consiga encontrar um guia de bios pro modelo do seu notebook.

Hmmm entrei na BIOS e não consegui achar nada relacionado, eu acho que vou deixar como está se não tiver nenhum problema .

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.