Cooler disparando a cada minuto no notebook

Olá a todos sou leigo no assunto, há alguns dias atrás formatei meu notebook e não sei se é neura minha, mais notei que o cooler do notebook fica disparando a cada minuto. Um melhor exemplo pra exemplificar minha dúvida, ao assitir a Twitch notei que o cooler dispara a cada minuto, ele aumenta a rotação ( isso dura alguns poucos segundos ) e logo depois volta a rotação normal, mais isso acontece a cada minuto, em navegação pelos sites da internet e outras tarefas não notei esse comportamento .

A pasta térmica foi trocada recentemente .
Isso é normal ? Devo me preocupar ?

Muito obrigado a todos que puderem responder a minha dúvida !

1 curtida

Monitora a temperatura pra ver se está aumentando demais.
Você pode usar alguns programas como;
https://www.hwinfo.com/
ou
https://openhardwaremonitor.org/

Se for temperatura alta, pode ser que a pasta térmica não tenha sido bem aplicada ou a ventoinha e/ou grelhas de entrada e saída de ar estejam com sujeira e precisem de uma limpeza.

1 curtida

Exato!
Outras situações devem ser consideradas também, como o plano de energia usado.

Por exemplo, em alguns notebook o plano equilíbrio de energia faz o cooler aumentar um pouco mesmo usando em um curto espaço de tempo de processador.

Também deve prestar atenção na temperatura ambiente, essa semana anda muito quente em todo Brasil, então, é normal o cooler das essas disparadas.

Uma boa pasta térmica, e, no caso de notebook uma excelente base de refrigeração é o suficiente pra o notebook não ficar pedindo arrego e prolongar a vida útil.

Bom ele não está esquentando muito, e a ventoinha tbm não está com poeira ou sujeira

1 curtida

Ah, então tudo está normal!

Seu notebook tem mais de um cooler?

Pode ser que seja uma neura minha também, pois tenho notado esse comportamento ao assitir a Twitch, no YouTube ele não se comporta dessa maneira e nem ultilizando a internet .

De qualquer forma muito obrigado !

1 curtida