Cooler da GPU sempre em 64% (1800 RPM))

Eu montei um PC e estou com um pequeno problema: o cooler da GPU sempre fica em 1800RPM, não importa o que eu faça para tentar baixar.

Eu tentei editar as curvas e fixar um valor, usando o Aorus Engine e MSI Afterburner, no Windows. No Linux, diretamente no driver da nVidia. Em ambos os casos, eu eu só consigo aumentar a velocidade e nunca reduzir.

Não é uma GPU poderosa, é uma GTX 1650 da Gigabyte. A temperatura sempre fica na faixa dos 40 graus, testando no Basemark…não passa de 60 graus com cooler nos mesmos 1800 RPM.

Não é um horror, mas fica um barulho de fundo e a GPU simplesmente ignora meus parâmetros. Estou fazendo algo errado ou é um problema/característica da GPU:
?

da uma pesquisada nos logs de atualização da bios da gpu ver se acha algo sobre o controle de velocidade do cooler.

1 curtida

Qual placa tu tá usando? Modelo exato. Me diga que não é a versão LOW PROFILE dessa placa…

Tem um método que eu realmente não recomendo se tu não souber o que está fazendo porque acaba com a garantia da placa… que seria mudando o BIOS dela. (Eu nem arrisco enquanto ainda está na garantia)

1 curtida

Não é a versão low-profile, mas é a ITX que também tem esse limite arbitrário. Até achei que faria mais barulho quando utilizada e atingisse temperaturas altas, mas em uso comum eu nem imaginei que teria algum problema.

Enfim, você está certo, a “solução” é trocar a BIOS por uma similar e torcer para funcionar direito. Pela Gigabyte, esse é o comportamento comum…o porquê não sei. Talvez, essa fan não funcione em baixa rotação.

Considerando o risco da operação, decidi optar por uma gambiarra: tirei o cooler da placa, amarrei um 120mm que eu tinha sobrando e consigo controlar na placa-mãe. No Windows, eu consigo controlar esse fan com o software da Asus ou criar uma curva condicionada com o Argus Monitor. No Linux, eu estou procurando uma solução, por enquanto está desligado…mas em último caso eu controlo na BIOS mesmo.

1 curtida

A versão low profile dessa placa tem um defeito chato: os fans dela constumam parar um por vez, e o outro dispara. (“parar” como em “deixar de funcionar por problema”)

Não é questão de trocar o BIOS, e sim dumpar, editar e recolocar… o que se der problema numa placa não dual-bios, é uma dor de cabeça enorme para desbrickar.

Essa ai parece ser a versão normal dela. Single fan… apesar de não ser tão grande, ela não é necessáriamente uma versão ITX.
Eu chutaria que era essa: Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 OC 4G, 4GB GDDR6, Rev 2.0 - GV-N1656OC-4GD | KaBuM!

Não é questão de trocar o BIOS, e sim dumpar, editar e recolocar… o que se der problema numa placa não dual-bios, é uma dor de cabeça enorme para desbrickar.

Vi um pessoal comentando que isso não é possível nessa linha, mas nem fui atrás…essa gambiarra bate a mesma temperatura no teste de stresss e o barulho é menos incômodo.

Essa ai parece ser a versão normal dela. Single fan… apesar de não ser tão grande, ela não é necessáriamente uma versão ITX.
Eu chutaria que era essa: Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 OC 4G, 4GB GDDR6, Rev 2.0 - 9VN1656O4-00-20 | KaBuM!

Essa mesmo, realmente não está descrita como ITX. Fora que nem faz muito sentido, tem gabinete ITX que cabe placas maiores que 30 cm, outros uns 20 e uns mal dá para colocar: não existe um padrão até onde eu sei.

Enfim, ficar de olho na próxima GPU, ainda bem que essa gambiarra sem custo resolveu.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.