Controle remoto da Samsung recarrega bateria com ondas do sinal do Wi-Fi

Quando a pilha do controle está acabando, é só apertar os botões com mais força que funciona

4 curtidas

Carregamento por pressão.

Gente, esse negócio de recarga via ondas de rádio é algo normal ou antigo?
Senti que a reportagem não deu muita importância pro negócio, mas eu achei a ideia fantástica.
Como funciona? Qual o aproveitamento disso? Porque não tem mais gente financiando isso?

7 curtidas

então. que grande idéia. usar efeito piezoelétrico do apertar dos botoes para carregar a bateria. patenteia essa tecnologia ai.
a energia induzida pelo wifi é bem pouca pra esse fim, ja que um roteador normal tem em torno de 20dBm(uns 100 mw) de potencia, e a 1 metro do roteador ja teriamos uns 40db de atunuacao. só se controle ficasse quase todo tempo ao lado do wifi,

1 curtida

também funciona dar umas pancadas, trocar a pilha de posição. :slight_smile:

3 curtidas

Agora sim uma boa solução, podem tira esse painel solar, não tinha achado uma grande ideia ter de coloca o controle no sol, deixa só as ondas de wifi e o usb, e viva o mundo sem pilhas descartáveis. só espero que tenham usado uma bateria fácil de substituir nesse controle.

Pelo que eu sei tem a alguns anos já, só que isso só serve para dispositivos com consumo muito baixo, pense em coisas que possam ser alimentadas por uma pilha de relógio e durar meses.

1 curtida

Tecnologia parecida com a dos elevadores, que chegam mais rápido se você ficar apertando o botão.

3 curtidas

Acho que esse controle vai sair um tantinho mais caro que comprar um par de AAA nova. hahaha

1 curtida

não precisa ficar no sol, só precisa de luz.

Provavelmente funciona até melhor que essa coleta de energia de WiFi (pena que fica do lado errado do controle).

3 curtidas

Eu gostei da solução, espero q a samsung realmente tenha validado essa ideia, por mais q seja uma vez a cada 3-4 anos, toda troca de pilha do controle da tv é uma preocupação chata.
É o controle ou a pilha? Tem pilha pra trocar, aí vc compra pilha vagabunda pq é o q tem perto ou paga caro numa melhorzinha pq tbm é o q tem perto.

Duracell e controles de Xbox não curtiram isso

Não se enfiarem em todas as TVs possíveis, não colocando em 5 modelos nesse ano e ir reduzindo a quantidade nos anos seguintes, tipo o One Connection…

1 curtida

Controle sem pilhas carregado por WI-FI, o futuro chegou!

Se você deixa o controle remoto em casa e o roteador ligado então ele passa o dia todo carregando! Você “usa” ele menos de 5 minutos por dia, cada clique de botão demora menos de 1 segundo…

Acho que a questão é que o consumo é tão pequeno, que mesmo que a coleta de energia do wifi sejá bem menor, deve ser suficiente pra manter o controle carregado, já que aquele painel solar ali é bem grandinho em relação ao tamanho do controle.

ele não vai pegar só o sinal do teu wifi, qualquer wifi dos vizinhos vai servir, a não ser que tu more no meio do mato.

Eu continuo não muito convencido. Um roteador emite o que, de 500mW a 1W, e, graças a lei do quadrado inverso, uma porção minúscula disso vai chegar no controle remoto.
Painel solar, porém, é tecnologia consagrada, calculadoras usavam painéis pequenos (em algumas) há décadas.
Eu tenho uma aqui (horrível) que só funciona com energia “solar”, comprei só de curiosidade.

Mas tu tá assumindo só 1 roteador e que o controle só capte energia de 2,4 GHz, enquanto que eu imagino ele captando de uma faixa de frequência de diversos equipamentos, onde dentro da cidade é comum vermos 10 sinais de wifi a nossa volta, além de outros sinais de RF em frequências próximas. Ao longo do mês mesmo que pequena a quantidade de energia absorvida, ela deve facilmente ser maior do que de um par de pilhas.
Quanto o que o roteador emite, estamos falando de até uns 100mW, mas não esquece que os outros equipamentos também emitem, ou seja, o teu celular e a própria TV (se no wifi) vão ser fonte de energia para o controle.

2 pilha palito alcalina tem 3000 mW, isso daria só 4,1 mW por hora se ela durasse um mês, sendo mais realista e ela durando 6 meses, tu só precisa de 0,7 mW por hora. Me parece um valor bem aceitável de se extrair do ambiente de energia.

Eu odiei o design e a usabilidade desse controle no que se refere ao controle de volume e canais