Consumo de dados de internet

Vou direto ao ponto:

Se eu baixar um arquivo de 5GB para meu celular ou PC usando Internet móvel, a quantidade de dados que vai ser consumida é exatamente 5GB, a mesma do tamanho do arquivo (ou um pouco mais)?? Ou não?

Vai ser um pouco mais, pois ainda terá os arquivos HTML,CSS, PHP, JS e outros que compõem o site de onde vc vaio baixar o arquivo.
Caso o link para o arquivo seja direto, por exemplo:
https://www.exemplo.com.br/video.mp4
Onde vc teria acesso direto ao arquivo video.mp4, ai sim, só seria baixado o arquivo em si.

Além do próprio uso de dados em segundo plano dos apps do celular. Hoje em dia o apps não costumam gastar muitos dados quando ligados o 3/4/5G, porém deve ter um gasto mínimo. Mas no geral dificilmente excederá a 100MB se vc deixar o celular só baixando o arquivo.

1 curtida

Não… seria quase só o tamanho, tu esqueceu que tem toda a negociação e rastreamento do google. haha

Os 5 GB citados são o tamanho do arquivo de download. Certamente a quantidade de dados trafegados na internet móvel é maior do que os 5 GB. Mesmo se vc bloqueasse o acesso a internet de todos os aplicativos do seu smartphone e usasse somente a internet roteada, vc gastaria cerca de 10-20 MB a mais.

1 curtida

nunca fiz um teste assim especifico…mas tenho curiosidade também sobre o assunto…!!! faz 3 meses que não uso wi-fi… uso somente dados, tanto em casa como no trabalho…e mesmo consumindo muita coisa, atualizando aplicativos diariamente, não consigo utilizar os 65 gigas do plano… os apps de redes sociais são ilimitados e não consomem da franquia…

2 curtidas

Detalhe importante que eu nunca parei pra prestar atenção como funciona, mas tem que ver qual a unidade de conversão sendo usada.
5GB são, em termos exatos, 5120M B, 5242880 Kb, 5368709120 B.

Eu não sei se no cálculo da franquia é considerado que 5GB são 5000MB, por exemplo.
Então supondo que a pergunta para comparar com o consumo reportado dentro da franquia, é importante dar uma olhada nisso.

1 curtida

@LekyChan quee dizer então que se eu fot baixar um programa de 4.5 gb pide ser que isso consuma 5gb de dados de Internet? (Apenas aproximadamente).

@CesarSilva desculpe mas não compreendi muito bem sua resposta.

A Claro tem esse documento explicando um pouco o billing de dados https://www.claro.com.br/files/104379/x/e202f6faf4/controle-de-consumo-de-dados_v2.pdf

1 curtida

Primeira perda que temos é os cabeçalhos dos pacotes IP

Resolver problemas de fragmentação de IPv4, MTU, MSS e PMTUD com GRE e IPsec - Cisco

20 bytes por pacote de até 1500 bytes, cerca de 1,5%.

Quando estamos fazendo um download normalmente se usa o protocolo TCP, ele exige pacotes de confirmação que está recebendo o arquivo corretamente, não consegui achar com certeza quanto é (upload também é contado na franquia de internet)

E também tem a perda por pacotes que tenham corrompido no caminho.

Então eu colocaria pelo menos 2% de sobre consumo.

Aqui não entrei no consumo de navegar pelo site até o arquivo baixado e todo o processo de negociação do arquivo por não sei qual seria o consumo de dados, a negociação em si do download deve ser coisa de poucos KB, quase irrelevante em um arquivo de 5GB, mas relevante se falarmos de centenas de arquivos pequenos.

E acho que o mais importante é descobrir como o provedor faz as conversões de unidades, pq 5gb podem ser 5.000.000.000 ou 5.368.709.120 ou ainda algo entre esse 2 valores.

5 curtidas

Eu tenho pacote de 8gb, nem jogando eu consigo acabar.

1 curtida

E eu que coloquei 15 R$ de recarga na semana retasada se não me engano meu tim e aí ganhei a internet correspondente + um bônus de 3Gb + um bônus da madrugada de 10 Gb e dois dias depois terninei todos os níveis do Tim+Vantagens ganhando mais 3GB, porém durante a madrugada notei que o bônus de 3gb estava sendo consumido ao invés do da madrugada então fui procurar resolver esse problema e uma semana depois acabei conseguindo acesso a alguém que trabalha na tim via WhatsApp, e aí ontem mandei os prints e do nada esse alguém pegou e ativou um bônus de 7GB pra mim, e ainda por cima eu havia ido no tim+vantagens e pegado um bônus de 4G validos por 30 dias, e aí horas depois eu ainda conclui novamente todos os níveis do tim+vantagens e ganhei mais 3GB tudo isso somado aos bônus mesnais que tenho de 3GB por completar 30R$ de recarga mais alguns bônus adicionais devido ao tanto de bônus ganhei, (meio que tem bônus geran outros bônus pelo que me parece…

Diz aí a tim é cabulosa ou não é?? :scream_cat::scream_cat::face_with_spiral_eyes::face_with_spiral_eyes::face_with_spiral_eyes:

Gosta de jogos??

Com a tim você pode ganhar Internet jogando jogos através de um aplicativo chamado “Tim fun”…

Claro tem o “Prezão Free”, que é bem menos irritante que o TIM FUN.

Também uso, mas só recentemente eles adicionaram pra poder ganhar internet jogando e está bem promissor mas ainda não dá pra trocar internet por outra coisa que não seja pacotes de dados, no Tim fun por outro lado já dá pra trocar as moedas por 70R$ de crédito Netflix, 20R$ de vale presente americanas, Desconto no Uber, crédito Ifood e alguma coisa relacionada a Netashoes além dos pacotes de dados.

Em brev ainda terá mais opções.

Achei complicado a tarifação de tráfego de dados dos clientes da Claro.
Quando o assunto é franquia de dados, as operadoras são pouco transparentes na cobrança de dados, o que confunde os consumidores.
Por isso que todos detestam os “data caps”.

Sim, isso poderia ocorrer.

Redes móveis em geral são complicadas.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.