Consumidor.gov é realmente efetivo?

tldr: Adianta alguma coisa fazer reclamação no consumidor.gov ou existe algum outro lugar mais efetivo?

Já ouvi algumas pessoas falando de consumidor.gov, mas até então eu nunca havia precisado usar.

Minha situação é a seguinte:
No mês passado eu fiz uma compra no Mercado Livre, após 28 dias a compra apareceu como entregue sem eu ter recebido. No site nem aparece a data de entregue, apareceu a frase “Consideramos que você já recebeu a compra”

Quando entro em contato com o Mercado Livre, o que eles falam é algo como: “nós só damos suporte até 28 dias após a compra, depois disso o problema é seu”

Entrei em contato com o vendedor, ele disse que a transportadora realizou a entrega,

Vou ter que abrir uma reclamação em algum lugar e o primeiro lugar que pensei é o consumidor.gov, alguém aqui já teve alguma treta resolvida por esse site? Vale a pena publicar também no Reclame Aqui? Tem algum outro site que vocês recomendam? Ou até mesmo algum outro tipo de suporte do Mercado Livre, pois o suporte comum só fala a mesma coisa e não resolve meu problema.

Também tem o Procon e o Juizado Especial Cível. Em ambos eu consegui ganhar a minha causa, apesar de todas duas terem sido contra empresa de telecom.

Mas toda ação será bem vinda, mas acho que você deveria ir em 1 por vez.

1 Like

Eu só reclamo lá…normalmente funciona bem.
Se não der certo, só no JEC mesmo…

1 Like

Reclamei lá e funciona até q bem. Cheguei a ter audiência com a Americanas por conta das compras não honradas na época.

1 Like

Demora um pouco, mas geralmente resolve, sim.

Mas essa situação, de notificar entrega quando não houve, é praticamente uma roleta russa presente nessas plataformas como Mercado Livre e Shopee: por chance, seu pedido cai nas mãos de um entregador que está em um speedrun de entregas, com preguiça e/ou de má fé, que deixa o pacote no meio da rua pra qualquer um levar. O sujeito ainda tira foto de si mesmo segurando o pacote, de forma a “provar” recebimento.

Em partes, isso ocorre por negligência (ou consentimento) dessas plataformas, que não forçam a porcaria do código de entrega. Já vi entregas do ML que exigiam a comunicação verbal de um código (“CAPIVARA” por exemplo) ao entregador, e sem a confirmação desse código, a entrega não ocorria nem confirmava. É similar ao que ocorre no iFood, mas com um código que não é o final do número de telefone do cliente e sim algo aleatoriamente definido para aquele pedido.

Se essas plataformas usassem esses códigos em todos os pedidos, situações como essa, do entregador deixar o pedido de qualquer jeito (ou sequer entregar, mas dizer que entregou, num blatante furto) jamais ocorreriam, porque nem o cliente poderia alegar que não recebeu, nem o entregador poderia alegar que entregou.

É um problema de longa data, e as plataformas abusam do poder econômico para jogar a culpa ao consumidor final. Ou, quando muito, prejudicam o vendedor que nada tem a ver com a má-fé do entregador, devolvendo o dinheiro ao cliente enquanto o produto possivelmente ficou com o entregador (ou com um transeunte que viu o pacote “dando sopa” e levou pra casa).

Como é algo “aleatório”, órgãos como o PROCON dificilmente vão entrar com uma exigência de uso do código para todos os pedidos. Daí essa situação permanece: comprar sem ter certeza da entrega.

2 Likes

Não acredito que seja meu caso, eu acho que ninguém entregou e o Mercado Livre automaticamente deu como entregue, pois não aparece data de entrega.
Eles tentaram entregar uma vez no mesmo dia que eu comprei mas eu não estava em casa, depois disso nunca mais tentaram entregar.

Isso é um problema para o porteiro receber a encomenda, já que ele não vai saber o código. No meu caso a portaria do prédio é eletrônica, o zelador recebe as encomendas até às 18 horas, após isso as vezes um morador recebe para outro, mas no meu caso ninguém recebeu e o entregador foi embora.

E eu sou usuário há mais de 10 anos, já devo ter comprado mais de 100 vezes na plataforma e nunca tive problema. Era até assinante da Meli+, cancelei hoje.

Tive um problema recentemente com a Kabum, apareceu no site que o objeto foi entregue; nota fiscal eletrônica falsa…
tentei o suporte, só me enrolava

no consumidor.gov a resolução foi resolvida na primeira resposta deles

1 Like

Geralmente só fazem isso com produtos de maior valor/visados. Tipo celular ou algo que passa de uns 100-200 reais.

Aí os entregadores “independentes” iam chiar por que não iam conseguir bater as metas de entregas.

Última vez que eu comprei algo no ML assim, geraram o código assim que o pedido foi feito e orientam justamente a informar pra quem vai receber. Mas já vi alguém reclamando que a Amazon só gera quando “sai para entrega”.

1 Like

Pra mim resolveu…

Você quis dizer empreendedores? - sugestão por entregador pejotizado

É isso aí. Meio chato mesmo.

2 Likes

O Mercado Livre presta suporte até 28 dias APÓS A ENTREGA DA MERCADORIA.

Isso me gera a duvida: passou 1 mes e voce nao recebeu a mercadoria (o ML raramente deixa passar sequer 1 semana, quanto mais 1 mes), POR QUE, durante todo esse tempo, voce nao entrou em contato com o ML??? Ainda mais que ja tinham tentado entregar uma vez e voce nao estava em casa, ou seja, voce deveria ter procurado verificar nos menus do Site (ou app) como estava a situacao da sua entrega…

Voce acabou sendo displicente e deixou o assunto pra lá…
.

Entrei em contato sim, na primeira vez eles até me deram um cupom de desconto como desculpa pelo atraso da entrega, mas disseram que fariam de tudo pra entregar.
Depois de alguns dias eu entrei em contato novamente e sugeriram que eu cancelasse a compra, mas eu não queria cancelar, pq comprei com um cupom de desconto de 25% e se eu cancelasse e refizesse a compra eu iria pagar uns 100 reais a mais.

Essa foi a terceira conversa que tive com o Mercado Livre, mas quando chegou no dia 11 aparentemente a compra foi dada como entregue automaticamente pelo próprio Mercado Livre, pois o entregador não deu baixa, no site nem tem data de entrega, só tem a mensagem “Consideramos que você já recebeu a compra”.

2 Likes

Entendi… Entao ficou muito estranho mesmo…

Eu ja tive um caso similar (nao identico), onde a entrega comecou a ficar estranha… Como no seu caso, o produto era caro (cerca de R$ 2000,00) mas estava com um excelente desconto em relacao aos demais vendedores do mesmo produto… Mas aí eu comecei a achar tudo muito estranho, com atrasos, e preferi cancelar. Paguei uns R$ 500 a mais com outro vendedor, mas preferi nao arriscar, de tanto ouvir historias como a sua (no seu caso nem foi má fé do vendedor, ja que ele tentou entregar 1 vez).

1 Like

O consumidor.gov funciona, o próprio Procon está envolvido na iniciativa. Não procure o Juizado Espacial antes de tentar de forma administrativa, só perderá tempo.

2 Likes

Venho aqui dizer que o Mercado Livre resolveu o problema :check_box_with_check:

Acabei de receber um e-mail informando que o valor da compra foi inteiramente depositado na minha conta do Mercado Pago.

E foi graças a reclamação pelo consumidor.gov, não precisei acionar outros meios.

5 Likes

Consumidor.gov, por si funciona.

No caso do Mercado Livre. Eu já tive um problema em que fui para o chat deles, depois email, depois Reclame Aqui e depois Consumidor.gov.

Só resolveu no Procon após o segundo comunicado do Procon. Eles muitas reclamações, não estão dando conta.

A reclamação no consumidor.gov é a porta de entrada para Procon e, se for o caso, Pequenas Causas.

Protocolo de lá tem muito valor.

2 Likes

Vou deixar essa carta na manga, eu geralmente só penso no reclame aqui e procon regional.

O procon nunca ajudou efetivamente, já o reclame aqui vem sendo uma aliado de longa data.

Como funciona pelo gov?

Foi só fazer login no site usando minha conta gov.br, depois abrir a reclamação detalhando o que aconteceu e colocando uns prints de evidência. Após publicar a reclamação eu fiquei aguardando o contato do Mercado Livre, que demorou menos de 48 horas, eles enviaram um e-mail solicitando mais alguns dados e após eu enviar esses dados tive que aguardar mais uns dias pra eles resolverem.

Após o Mercado Livre resolver o problema eu recebi um e-mail do consumidor.gov pedindo para eu validar se minha solicitação havia sido atendida.

1 Like

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.