Consultoria avalia rede 5G das operadoras brasileiras; veja os resultados

Bonito em ambiente ideal. Porque aqui em Campinas e região o que rola com frequência é sinal caindo pra 2G, isso quando não tem apagão geral. Operadora VIVO.

8 Likes

A Claro tem o 5G mais rápido quando funciona…

Eu vivo tendo problema de latência e o consumo de bateria sobe nas alturas isso em iPhone é sentença de morte.

Tenho usado como segunda operadora uma MVNO de nome NOMO que usa infra da TIM. Sinto a conexão mais estável principalmente em lugares fechados.

4 Likes

“Claro possui a rede 5G mais rápida do Brasil e da América Latina, de acordo com a Ookla.”

Isso quando funciona (o 4G não fica atrás)
Sempre que entro em um ambiente um pouco mais fechado, a rede cai para 3G.

6 Likes

A Nomo é “MVNO” da Algar, que tem acordo de roaming e/ou MVNO com a TIM. Eles licenciaram a marca e decidiram usar pra vender fora da área deles, por algum motivo.

4 Likes

Aproveitando o ensejo, usuários da Claro por favor tirem uma dúvida: por que o 5G não fica ativado enquanto o iPhone está em “stand by”. Quero dizer, toda vez que ativo a tela para entrar em um app, ele muda de 4G para 5G. E depois volta para 4G e/ou 3G? Tenho uma linha da Vivo que fica ativo direto o 5G. Mesmo estando em configuração 5G Automático em ambas. No car play, por exemplo, só fica 4G (Claro). Obrigado.

2 Likes

Tua linha da Vivo tem SA ativo? Se for, pode ser isso. Se não, sei lá.

2 Likes

testei o 5G da Claro em Curitiba e SP em janeiro e foi uma decepção só! tinha ganhado alguns GB pra testar mas mal usei de tão ruim q era!

3 Likes

Por aqui nunca fica 100% do tempo em 5G… Pode ser algum recurso para poupar bateria? Pode ser algum recurso para migrar para uma rede estável? Pode ser a Claro chaveando o 5G entre os clientes? Vai saber.

A verdade é que eu consegui 5G estável com essa operadora Nomo porque com a Claro eu tenho relâmpagos de 5G e momentos de latência sem limite.

1 Like

Como, se desativaram o 2G aí. :thinking:

2 Likes

Gosto do 5G da Vivo porque ele não fica oscilando, crava e fica o 5G. Não tem aquele mesmo problema de 2012~2016 quando surgiu o 4G, que as operadoras até cobravam a diária de internet das pessoas sem elas estarem usando dados. Oscilava tanto, que ao estabelecer a conexão, eles cobravam os 25 centavos de internet diária do povo. Aí era loucura, muita gente brigando, dizendo que a TIM COMEU MEU CRÉDITOkk

E aí você fica com 5G, com VoLTE e não oscila, se o sinal fica baixo, ainda fica conectado no 5G. Já a Claro, na hora que o celular fica em standby, ele já não está mais no 5G. Talvez seja isso que eleve a velocidade da rede, menos pessoas conectadas…o que é meio contraditório, já que o 5G é dados o tempo inteiro.

7 Likes

Acabei de comentar isso, nem tinha visto o seu. Acontece DEMAIS. Sem falar que não tem VoNR nem VoLTE…que eu não paro de reclamar aqui, visto que tem gente que trabalha na claro e parecem não levar isso pra administração da operadora.

3 Likes

Até tem na Claro…pro pós pago.

4 Likes

Essas pesquisas são legais mas na prática não servem de nada.
Dados mais localizados seriam muito mais úteis para as operadoras. Mas elas já têm suas próprias bases de dados pra avaliar qualidade da rede.

Toda operadora pode ser boa ou ruim dependo da região
A Tim aqui em casa, por exemplo, é um lixo. No meu trabalho, a Vivo tem problema de sinal e há lugares por onde passo que o problema é com a Claro.

No final das contas é uma decisão totalmente pessoal, baseado em como está o sinal nos lugares onde vc frequenta.

5 Likes

O mais engraçado que na copa do mundo do Brasil este era os resultados do 4G, o tempinho bom tim beta a 0,25 centavos ilimitado kkk.
Teoricamente por muito tempo o 4G era na media 300 a 400 megas em SP agora parece que moldaram o 5G na base.
Enfim o mal do brasileiro é o esquecimento.

Só nos teus sonhos. LTE categoria 4 não passa de 150, e naquela época definitivamente não se usava nada além de cat 4 no Brasil.

2 Likes

Perfeito. Não consigo entender esse procedimento da Claro. Você tem razão uma saída pode ser essa de “enquanto não usa” libera para os outros e com isso a banda apresenta um resultado de perfomance maior. Inacreditável. Com relação ao VoLTE somente para pós pago. E ao ligar na central pede para ativarem o “Aprovisionamento VoLTE/Wifi Calling”. É rápido.

2 Likes

Exatamente, o jeito é ser o vizinho chato e sair perguntado pro povo da rua/prédio qual operadora é a melhor.

1 Like

A claro pode ate ter o 5g mais rapido, o.problema e achar onde eles funcionam, aqui em Belo Horizonte e uma trajedia, so funciona no centro porque saindo do centro esquece e so 3g se quiser!

4 Likes