Conseguir uma corrida na Uber está difícil? Você não está sozinho nessa

Altos cancelamentos, mas a demanda continua alta. Vai pro Taxi, motorista pode aceitar ao não. Volta pro app. Atraso e cancelamento, e o ciclo recomeça.

Vejo que a saída seja ter seu próprio veículo mesmo. Ou aprender a voar.

7 curtidas

Algumas informações da matéria são um pouco contraditória quando confrontadas com a realidade dos motoristas. As empresas de mobilidade diminuíram cerca de 30% os valores pagos ao motorista desde que começou a pandemia. Neste mesmo período os combustíveis, que diga-se de passagem representa o maior gasto do motorista, aumentou mais de 50%. Vale lembrar que uma grande parcela dos motoristas alugava carro para trabalhar antes da pandemia, porém diante dos aumentos consecutivos nos preços dos combustíveis e, ao mesmo tempo a diminuição dos ganhos por km rodado, estes motoristas tiveram que devolver os carros e procurar outra ocupação, fica difícil acreditar que a quantidade de motoristas ativos tenha se mantido estável quando os gastos de combustível giram em torno de 0,45 por km mais 0,32 por km de aluguel totalizando 0,77 por km numa realidade em que o motorista ganha cerca de 0,85 por km em média. Considere que os aluguéis de carros só permitem rodar 5000 km por mês e o máximo que este motorista pode ter de lucro é 400,00 por mês. O resultado é que atualmente só quem tem carro próprio ainda roda e, por natureza, tende a ser mais criterioso na hora de aceitar a viagem, pois terá que arcar com todo o prejuízo em caso de roubo do veículo, em um cenário que ocorre com grande frequência e na qual as empresas de apps não dão sequer uma viagem de cortesia para o motorista voltar para casa. Resumo da história: tanto passageiros quanto motoristas estão perdendo, somente as empresas estão ganhando.

6 curtidas

Quando morei na Austrália eu trabalhei com Uber Eats, eu sempre ficava feliz quando era pedido próximo, pois o mínimo que eu recebia eram 6 dólares australianos e quando era muito longe dava 10 dólares, mas era muito mais fácil e mais rápido entregar algo próximo.
Eu cheguei a cancelar pedidos que eram muito distantes, mas o problema é que só dava pra ver a distância quando já havia pegado a comida, aí eu acabava tendo que ficar com a comida pra mim e sentia como se eu estivesse roubando. Aí o restaurante preparava mais um pedido e outro entregador ia entregar.
O Uber nunca descontou o valor da comida de mim, não sei como funciona no Brasil.

E se eu quisesse agir de má fé, a cada 10 pedidos eu podia cancelar e ficar com a comida.
Bom mesmo era quando o usuário cancelava, eu ficava com a comida, recebia pagamento e não ficava com sentimento de culpa. Uma vez um indiano me deu a comida dele, tinham cancelado o pedido mas eram panquecas com carne de vaca e eles não comem.

7 curtidas

Tá difícil, usar transporte coletivo na minha cidade é pedir para ser assaltado, Uber e afins não dá pra confiar, e carro particular em cidade grande está difícil de manter por causa do combustível e manutenção, além de não ter onde mais estacionar, pois o prefeito transformou as vagas públicas no estacionamento particular dele.

A única solução para o problema de locomoção no Lisarb parece ser o teletransporte quântico.

4 curtidas

Os app podiam mostrar ao motorista essas informações antes de aceitar a viagem.

Não conheço o aplicativo do lado do motorista, mas seria uma solução.

Ah, como eu odeio quando esse tipo de coisa acontece… os motoristas bem que podiam ter a boa vontade de cancelar logo nos primeiros minutos, e se fosse assim, sem problemas. Entendo o lado deles. Sempre vai ter outro que aceita… mas não… esses dias fiquei esperando 6-7 minutos pro motorista finalmente cancelar e eu chegar 30 segundos antes do que precisava… (tendo saido para chegar com folga de mais de 15 minutos…)

4 curtidas

Como assim a Uber não sabe o que fazer? Já pensou em aumentar a tarifa para o usuário? Dizem que não é atualizada desde 2015!!! Aí realmente fica difícil.

8 curtidas

Sim, seria uma solução. Outra seria reduzir a tarifa cobrada dos motoristas ou mesmo zerar as que forem feitas pelo Uber Promo.

3 curtidas

Balela demais essa de que o problema é Promo. Se o motorista não quer correr nisso, basta desativar. Não é obrigatório.

Como passageiro, nunca chamo nessa categoria e mesmo assim enfrento problemas na hora de pedir transporte. Mesmo usando categorias mais caras, como o 99Comfort ou Uber Vip, demora achar carro e quando acha tem que torcer pra que o motorista não cancele.

Grande problema tá nos custos. Subiram demais nos últimos meses. Combustível disparou, preço de carros (tanto pra alugar quanto pra comprar) subiu no mínimo 20% de um ano pra cá (mesmo os usados), manutenção foi junto. E nada de Uber, 99 e afins aumentarem o valor das corridas. Nisso os motoristas precisam ser muito criteriosos se quiserem ganhar algum dinheiro.

Eu não me importaria em pagar mais (e pelo crescimento dos taxis, talvez muita gente não se importe), só queria que resolvessem isso porque tá complicado.

4 curtidas

O aplicativo mostra tudo, inclusive a 99 deixa bem claro que pode recusar a corrida sem afetar a taxa de aceitação (se for muito baixa, o motorista é punido). Só que são segundos entre aparecer a corrida e o motorista poder aceitar, então não sobra muito tempo pra analisa-la.

1 curtida

Acho que um dos principais problemas, senão o principal, é esse aumento descabido e covarde de 54% dos combustíveis só esse ano. Tá muito difícil para o motorista manter a lucratividade, principalmente no caso de viagens curtas e dentro de ambeintes urbanos, onde o carro gasta mais combustível. Meu pai é motorista de Uber no RJ, e disse que o que matou a categoria por aqui foi o recente aumento de quase 40%, de uma vez só, no GNV nas bombas.

5 curtidas

E se a taxa de cancelamento pelo motorista for muito alta?

2 curtidas

Aqui em Campinas/SP tá impossível pegar Uber.
Chegou ao cumulo de eu pedir um carro, ele andar 4,5km para chegar aonde eu estava, e parar do outro lado da rua (e também o lado oposto de onde eu precisava ir), sinalizei pra ele que eu estava do outro lado, ele viu… vazou com o carro e cancelou a corrida. Rodou 4.5km a toa, e eu tive que aguardar outro carro.

1 curtida

Isso aconteceu comigo e o motorista marcou que eu não estava de mascara, que eu estava usando, aí o Uber me mandou email me acusando e que se acontecesse novamente seria punido e que a partir de agora eu teria que tirar foto antes para provar que estava de mascara, tudo isso sem nem possibilidade de eu explicar qualquer coisa, procurei em todo lugar e não achei como reclamar disso, fiquei tão puto que cancelei a conta, e tive que insistir várias vezes para que de fato apagassem a conta.

3 curtidas

Tu assustou o motorista. hahaha zuera

O que tem sobrado ultimamente é se utilizar de uma prática um pouco esquecida, que é o “motorista da rodada”. Juntam várias pessoas, faz algum tipo de sorteio ou jogo e quem perder se obriga a não beber e levar os demais em casa. Claro, isso exige que pelo menos algum tenha veículo próprio.

E quanto aos apps em si: já fui vitimado pelos problemas de falta de motoristas e/ou cancelamentos recorrentes. Na última fiquei quase 30 minutos pra conseguir um motorista. A “sorte” é que não era um compromisso urgente.

O que PODE ser uma saída pra isso é a questão da MP que desobriga o setor sucroalcooleiro a ter que obrigatoriamente vender sua mercadoria para as refinarias e/ou distribuidoras de combustível, que por sua vez é quem negocia com os postos e negociar seu produto diretamente. A questão é se a MP vai ser validada, vai se tornar Lei de fato e se vai ter mais poder de barganha na negociação do álcool combustível. Até onde sei essa não é a primeira tentativa de algo assim e anteriormente não houve sucesso na empreitada porque as distribuidoras não querem perder dinheiro. Enfim, é apenas UMA das coisas que podem mitigar um pouco a pouca atratividade dos aplicativos para os motoristas.

1 curtida

Muito conveniente para a Uber jogar a culpa no Promo, sendo que é uma mentira! Meu irmão já ficou uma vez 2h tentando conseguir uma viagem que o motorista não cancelasse, 2 f*cking horas! E não era promo, era UberX normal.

1 curtida

Quanto mais se escolhe corridas, mais tempo os motoristas ficam parados, menos corridas fazem, menos dinheiro entra.

O passageiro tem opções, mesmo que a contragosto. Cancelamentos frequentes fazem o cliente ir encontrando alternativas e usando menos o app. Com menos clientes, menos corridas, menos dinheiro pra Uber, e muito menos pros motoristas

Nesse bola de neve o maior prejudicado é o motorista.

2 curtidas