Congresso derruba veto e libera R$ 3,5 bi para internet em escolas públicas

@pknoth Só uma pequena correção: o Senado manteve a derrubada do veto por unanimidade.

Não entendo pq não fazem uma plataforma federal de ensino e combinam com as operadoras de liberar acesso sem franquia a ela, como as operadoras já fazem com o whatsapp e facebook.
Poderiam também combinar com os provedores regionais de terem pontos de wifi nas cidades com acesso a essa plataforma. Claro que pagando um preço justo as operadoras por esse acesso ao sistema de ensino.

“O dinheiro será direcionado a estados, municípios e o Distrito Federal, que devem aplicar melhorias em suas redes de ensino dentro do prazo de 6 meses.”

Quando falam municípios já até imagino onde vai parar boa parte desse dinheiro.

2 curtidas

O governo brasileiro nunca se interessou em gastar com educação e piora com muitos professores com a mentalidade de “só se aprende através dos livros”. No colégio que estudei (isso já tem uns 12 anos) as máquinas eram umas laranjas da positivo, rodando Ubuntu (desatualizado) e uma internet bem porca, raramente os alunos iam naquela sala pesquisar algo durante o horário das aulas.

2 curtidas

Mas elas não fazem isso de graça. Essas empresas é que buscam acordo com as operadoras. Elas não oferecem navegação sem descontar da franquia porque são benevolentes.

Porque se fizessem algo que resolvesse os problemas, não teriam como desviar verba.

4 curtidas

a franquia é de 20gb ou seja franquia de transferência de dado mais e a velocidade? vai ser de 1MB???

1 curtida

Fácil, não é de interesse do governo o acesso à educação

1 curtida

Neste caso, derrota acertada do Bolsonazi e benefício à educação de brasileiros, portanto fico feliz.

Decisão acertada do Congresso, com votação expressiva. Pode ser uma pequena vitória mas isso não diminui a importância dela.

Pago o Fust na conta de luz pra auxiliar ações como essa. A Educação nunca foi uma prioridade em basicamente nenhum governo que tivemos e infelizmente na atual “gestão” o comportamento permanece.

4 curtidas

Na prática vão só jogar dinheiro no ralo e os alunos e docentes irão continuar sem ter internet.
(se eu tivesse no Reddit iria chamar o bot RemindMe)

2 curtidas

Na minha época escolar usavam o Linux Educacional ao invés do Ubuntu

esqueceu da parte do meu comentário sobre pagar um preço justo.
Mas que também poderia ser enfiado goela abaixo das operadoras no leilão do 5g.

Velocidade da rede móvel disponível no local, como em qualquer plano de celular.

do texto da reportagem

A proposta é de que toda a rede de ensino instale redes de conexão que devem ajudar a melhorar a qualidade das transmissões de aulas durante a pandemia. A oferta será de 20 GB mensais de franquia, com um preço de R$ 0,69 por GB – total de R$ 13,80 por mês.

O foco é disponibilizar internet pra atender o problema das aulas ead durante a pandemia, então não faz muito sentido em focar na internet fixa nas escolas, e sim internet móvel para os professores e alunos usarem em casa.

E nem será, o que veremos serão cartilhas ideologicas de ambos os lados sendo enfiada goela abaixo sem os alunos poderem questionar.

Rapaz, quem dera se na minha tivesse sido assim

1 curtida

Nunca foi e nem será, no Brasil é cada um por si. O que eu mais espero e não ver esse projeto de “Adolf Hitler” e aquele “Josef Stalin” barbudo com um dedo a menos no segundo turno em 2022, tem que enterrar essa gente com a militância deles bem fundo.

1 curtida

A oferta será de 20 GB mensais de franquia, com um preço de R$ 0,69 por GB – total de R$ 13,80 por mês.

Será que é suficiente?

Pra aula online? Acho improvável, a não ser q limite a qualidade a 720p, no máximo