Configuração de Roteador D-Link DIR-615

Seguinte:

Estou apanhando pra configurar um Roteador D-Link DIR-615. Preciso configurar de forma que todos os computadores conectados a ele tenham acesso a arquivos de um outro computador que está conectado em outro roteador na mesma rede.

Se ligo na porta WAN, não consigo acesso a rede, apenas a internet. Se ligo numa porta LAN, consigo acesso aos arquivos, porém a internet não funciona.

Alguém sabe de que forma posso configurar pra tanto ter acesso aos arquivos, quanto a internet?

WAN = Wide Area Network, Rede de Área Vasta
LAN = Local Area Network, Rede de Área Local

A porta WAN é para o modem, ou a fonte da internet.
Tu conecta todos os computadores nas portas LAN e desabilita isolamento de clientes.

Sei a diferença entre as portas, mas vou tentar explicar melhor:

Tenho um servidor de arquivos ligado em um roteador. Todos os computadores conectados ao mesmo roteador tem acesso tanto a internet quanto aos arquivos. Esse roteador é ligado a um Switch. Os computadores conectados por cabo diretamente no Switch também acessam o servidor de arquivos.

Um segundo roteador deverá ser ligado ao Switch. Quando ligo o cabo proveniente do Switch na porta WAN do Roteador 2, todos os computadores conectados a ele (PC 2) tem acesso a internet, porém não tem acesso aos arquivos do Servidor de Arquivos. Quando tiro da WAN e coloco na LAN do Roteador 2, é o contrário. Passo a ter acesso ao Servidor de Arquivos nos PCs 2, mas não tenho acesso a internet. Já tentei desabilitar o DHCP do Roteador 2, mas isso não resolve.

1 curtida

Agora tem tipo um tópico novo de informações que tu não deu antes… (por exemplo, agora eu sei que tem um switch e um segundo roteador) hahaha

Dá uma olhada nas configurações de gateway do roteador 2. Alias, o segundo roteador deveria estar configurado com o DHCP desativado e gateway do primeiro. Pior que agora não vou conseguir lembrar exatamente o que precisava fazer.
Nessa configuração, eu acredito que o correto é os roteadores no switch usando as porta LAN e configurar todos para usarem o roteador com internet como gateway padrão.

1 curtida

Rede não é brincadeira, qualquer pedra no sapato tem potencial pra c** tudo!!!

Não apareceu no seu diagrama onde está a internet, nós precisamos dessa info para entender qual o problema. A priori, você deve saber que para uma única rede (mesmo que com vários roteadores) só pode haver um único DHCP. Não ficou claro se há dois e onde entra internet nessa rede.

Segundo, um dos roteadores deve estar com o DHCP desativado para funcionar como AP (Access Point) através do qual ele só transmite a rede do primeiro roteador, bem como o Switch (só que o Switch só faz com fio e o AP faz com fio e sem fio esse compartilhamento)

1 curtida

O cabo da internet é ligado no Switch.

Esse Switch é gerenciável tipo cisco ou aqueles mais simples?
Se for os mais simples, coloca o modem na porta Wan do roteador que está como Gateway padrão.
Se for os gerenciáveis, é um tanto mais chato. Precisaria do modelo dele.
Aliás, esse modem que eu assumi que fosse o roteador 1, está em Bridge?

Mas se ele for gerenciavel, tu teria de colocar o DHCP e o modem no Switch e desabilitar dos roteadores.

então tá faltando mais algum modem/roteador no teu desenho, o que fornece a internet para essa rede.

Segunda coisa que está faltando é os IPs que cada computador e roteador está recebendo.

Redes complexas exigem um projeto adequado, só com um bom esquemático da pra saber o que está acontecendo e o que fazer pra corrigir.

Então se o cabo da internet tá ligado no Switch você tá fornecendo internet sem NAT/Proteção firewall pra dois computadores e criando duas redes separadas, uma em cada roteador e que precisam do seu próprio DHCP, que não conversam entre si. Para solucionar seu problema coloque o cabo da internet no roteador com DHCP ligado. A explicação é simples: O Switch apenas gerencia de maneira inteligente a transferência de dados e de rede, mas ele não tem capacidade de criar um servidor DHCP para a proeza que você deseja (que nesse cenário faria os dois roteadores serem slave/AP/roteador-sem-DHCP para haver uma rede única entre todos os PCs

Nenhum provedor de internet entrega mais de 1 ipv4, praticamente certo que tenha um equipamento acima fazendo nat e roteamento.

Praticamente certo que não há, a ver pelo comportamento da rede

O problema aqui é que eu não faço idéia de quais sejam os equipamentos
Por enquanto só tem o DIR-615 especificado. Ainda tem um segundo roteador e um switch, ambos sem modelo… dependendo tem de configurar os três.

Se esse switch for um switch daqueles mais caros, tipo CISCO, eu não vou saber configurar e tera de ler o manual.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.