Configuração da bateria no Windows

Um tempo atrás eu troquei a bateria do meu notebook. A nova bateria era um pouco menor que a original, eu fiz o cálculo do mAh e era cerca de 5% menor.

No uso mesmo não faz muita diferença, contudo tenho um pequeno detalhe que me incomoda: o Windows não “percebeu” que a bateria nova era menor, ele continua indicado como bateria 100% carregada a capacidade antiga - impossível de alcançar.

Ou seja, quando a bateria carrega, somente indica, no paineizinho da bateria do lado direito, que ela está 95% carregada e para de carregar. Como nunca aparece como 100%, a barrinha da bateria nunca está completa e, todo vez que percebo, fico me questionando “Nossa, porque parou de carregar antes 100%?” E daí lembro disso.

Alguém sabe como faz alterar isso? Existe alguma configuração nas entranhas do Windows que daria para mudar a capacidade manualmente?

Se não me engano fica na BIOS

1 curtida

Não sei se o Windows teria essa tal configuração. Essas informações são passadas pelo hardware da própria bateria. É como o S.M.A.R.T dos HDs, por exemplo.

Já tentou recalibrar a bateria? Carrega ela até o máximo possível e depois deixa descarregar completamente. Quando o Windows forçar o desligamento ainda vai haver 5% restante. Liga novamente, espera ele desligar por falta de carga e carrega novamente até 100%. Dessa forma os circuitos da bateria devem voltar a marcar a capacidade corretamente.

1 curtida

Procura na bios do notebook se tem alguma opção de recalibrar a bateria, se não, vai ter de conviver com ela assim.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.