Conexão de Internet: Suporte a 5.0 somente via adaptador ou cabo?

Ola , meu notebook não suporta o wifi 5.0ghz, assim precisando de um adaptador ou usando cabo por fio pra conseguir usar a 2.4 no seu maximo. Queria saber se eu usar um cabo de rede (cat6.0 ou superior) o meu computador vai se conectar a 5.0? e se eu tiver o adaptador conectado ao notebook ele ira conectar a 5.0 por fio? resumindo, tem algum jeito de usar a 5.0 no meu computador via cabo sem ter que trocar placa de rede ou mexer nada dentro dele ?

Que tem haver frequência de radio com cabo?
5GHz e 2,4GHz NÃO É velocidade, é apenas a frequência usada para transmitir os dados entre os dispositivos sem fio.
Se você conectar seu notebook via cabo ele vai usar a banda que o cabo, roteador e a placa de rede de seu notebook suportam seja ela 10Mb, 100Mb ou 1000Mb.
Como seu notebook não suporta o wifi com frequência de 5GHz você pode comprar um adaptador USB ou mesmo trocar a placa wifi do seu notebook.

Quão antigo é esse notebook para não suportar 5GHz? Dependendo, tu não vai ter um ganho decente… (principalmente se for notebook com 8-10 anos… (existe o gargalo do CPU)

Agora, teu modem suporta rede 5GHz? Se não suportar, não adianta nada. Mesma coisa pra rede cabeada, se teu modem não tiver porta gigabit e/ou o cabo usado não for CAT5E ou melhor, tu fica limitado à 100 ou 10/100…

Tu tem mais uma opção: comprar uma placa Wi-Fi 5/6/7 mini-PCIe e substituir a que veio no notebook… porém isso as vezes é chato e requer muito cuidado.

Provavelmente tá perguntando se seria melhor comprar um adaptador 5GHz ou usar cabeado mesmo.