ConecteSUS: erro na validação pela leitura do QR Code

Recentemente foi descoberto um erro no ConectaSUS referente à validação do certificado pela leitura do QR Code. A noticia é que isso foi corrigido. Nesta semana eu emiti o certificado Covid meu e da minha esposa. Por curiosidade, fui fazer a validação, que pode ser feita pela leitura de QR Code que o ConectaSUS disponibiliza ou validando via internet pela inserção do código que é impresso no certificado. Na validação, são mostrados dados do usuário, tais como nome, data de nascimento, e as datas das vacinações. A validação via internet via inserção do código deu certo, todos os dados voltaram corretos. Mas a validação via leitura do QR Code, uma opção disponivel no ConectaSUS, deu um problema: a data de nascimento veio um dia defasado para trás. Se a data de nascimento correta é 09/12/1953, veio a data de 08/12/1953. Fiz o mesmo teste com o certificado da minha esposa, o resultado foi o mesmo. Aparentemente o QR Code está sendo gerado com a data de nascimento errada, um dia para trás. Nos 2 casos citados, foi o que aconteceu. Não sei se ocorrerá para outros certificados. Consultei o ConectaSUS mas veio uma resposta padrão dizendo como fazer a validação, que poderia ser feita usando os 2 métodos que citei acima, e deram minha consulta como encerrada e resolvida. Vou viajar, espero que não estejam fazendo a validação pois se fizerem, vai dar inconsistência.

Seria interessante tu deixar isso de resenha no PlayStore/AppStore.

Esqueci de mencionar: fiz o teste mencionado no Android e no iOS. Tanto faz, dá o mesmo erro.

Milton, liga pro 136, a ouvidoria do SUS. Por incrível que pareça, funciona hahah

Boa sugestão. Liguei lá, fui bem atendido, abriram ocorrência. Vamos ver o que acontecerá.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.