Computador com faíscas na tela

Olá pessoal
Ontem estava utilizando o computador de um parente que apresentou o seguinte problema:
Estava vendo um vídeo no YouTube e o PC simplesmente apresentou umas faíscas (tipo efeito glitch) na tela e travou.
Fui tentar desligar no botão Power e tive segurar para conseguir.
Ao ligar o PC novamente, o mesmo não dava tela.
Fiz o seguinte procedimento retirei um dos dois pentes e inseri novamente ( sem fazer limpeza) e o PC voltou a pegar novamente.
Desde ontem tenho feito vários testes e procedimentos como:

  • Temperaturas ( estão normais em situações de stress não passam de 56°C.
  • Limpeza nas memórias com borracha.
  • Testes de stress em processador, memórias RAM e outros componentes e verificando como se comporta o sistema e hardware.
    Minha pergunta é o que pode ter ocasionado esse problema ?
    Pode ser problema de placa ? Memória RAM ?
    Devo me preocupar ou é pode ter sido apenas um mal contato ?

Existem trocentos mil problemas que envolvem tanto software e hardware… é dificil saber exatamente. Se tu dissesse qual o hardware, ficaria mais fácil ter uma idéia… (eu gosto do meu idéia com acento!)

Se foi só uma vez, acho que pode ter sido um bug aleatório… se começar à repetir… ai é bom tu começar à fazer backups. hahaha

As configurações do PC são essas:
Configurações de meu PC

  • Intel Core i3 2120 3.30 Ghz
  • 8 GB de RAM DDR3
  • SSD 240 GB ADATA

Suspeito da memória RAM devido o Pc só ter voltado a funcionar após remover e inserir novamente.
Verdade hahaha já fiz os backup caso ocorra algo.

Pelo jeito, é um PC bem datado. Eu diria que tem uma chance de ser a placa mãe. Acho que pode estar na hora de começar à pensar num upgrade. (Mas espera o AM5 vir pro Brasil, que o preço dos AM4 deve começar à cair)

placa mãe foi comprada em maio.
ainda está na garantia.
Esse erro só deu uma vez tô deixando ele ligado pra ver se dá o erro novamente.
verdade já tem que se pensar em upgrade.

Mas aonde tu comprou uma placa mãe para Sandy Bridge nova? Essa arquitetura foi descontinuada em Set. de 2013.

1 curtida

Testa a memória com o https://www.memtest.org/ ou se tiver algum problema para rodar ele usa o https://www.memtest86.com/

Deixa pelo menos umas 3 horas rodando, a minha experiência é que ele pega uns 98% dos problemas da RAM.

1 curtida

A que encontrei foi essa …e deu pra quebrar o galho
https://www.miranda.com.br/produto/placa-mae-lga1155-dx-b75z/5138267

500 reais por uma placa mãe de 9 anos atrás?!

Por pouca coisa a mais e um pouco de espera, tu pega um PC inteiro… (claro que tem de ver a garantia e etc… mas…)

(Dentre esses, o Celeron J4125 é o mais rápido… o i3 ali além de mais caro, é 66% mais lerdo.) Dica: se tu decidir comprar, paga em dólar que o eBanx tem uma taxa melhor que o Ali.

1 curtida

O preço de 105 dollares é sem ram e sem ssd, além de sem os impostos, e é com o celerom 2955U.

Com o J4125 mais 8GB de RAM e 128GB de SSD, salta para 187 dollares, se colocarmos os 60% de impostos salta para 300 dollares.

dólar comercial está em 4,73, com o imposto dá 1419 reais, sem o imposto é 884,51, não vale a pena não.

a Kabum, pichau e Terabyte tem uma parte do site que é só kit PC, vale bem mais a pena, dá uma vasculhada no site e pegar algo mais interessante.

Mais ou menos por 1000/1100 reais dá para pegar um kit pc com i5 de quarta geração mais 8GB, faltando somente o SSD

Entre um J4125 e um i5 de 4ª geração, o J4125 é mais negócio.

essa linha J e Celeron conheço pouco, não sei o que dizer, mas sempre preferir pegar um pentium.

Esse J4125 é melhor que o celeron G6900?

1 curtida

Não, além do G6900 ser mais novo ele é para desktop/server enquanto o j4128 é para mobile.

entendi, o g6900 está por 254 reais.

pergunto mesmo, porque realmente nunca ouvi falar da J4125 e do seu socket 1090

Ah, é bem dificil pegar taxação completa nisso… mas se pegar fica caro. Geralmente pega 200 reais de taxa. Mas ainda mais barato que os atrocidades da Positivo com processador pior…

Entre Celeron e Pentium de mesma geração, o Pentium era pra ser melhor. Mas nem sempre é o caso. o G6900 é uma piada… apesar de consumir quase nada, é 25% mais fraco que um FX-6300… (tanto no CPU Benchmark quanto no GeekBench)

Ele é usado em placa mãe com processador soldado, apesar da Intel classificar como mobile. hahaha

É processador que vem soldado. Por isso que tu nunca vê falar do socket 1090. (Mas a ultima versão nem é a J4xxx)

Como todo Celeron/Pentium, são processadores com desempenho meio limitado, porém… é o suficiente para internet, home office básico, aulas e etc…

Depende muito da geração, tá no mercado a varios anos, eu uso um j1800 como servidor de arquivos caseiro.

Essa linha J e N é toda soldada, então não importa muito o socket.

O n5105 e o n5095 são bem interessantes.

1 curtida

processador de entrada, a pessoa não pode esperar que jogue com FPS alto mesmo com vários anúncios de computador gamer, kkkkkk tem anúncios com core 2 duo kkkk

@Felipe_Silva a linha N tive contato com um notebook da positivo de 11 polegadas, realmente não aguentar fazer quase nada, ali a pessoa sofre, mas vi um lado positivo, é um computador realmente para tarefas extremamente básica e para um notebook de backup de coisas importantes.

O Celeron J4105 já é mais rápido que a marioria dos C2D… mas não lembro de ter visto um com mobo c/ PCIe.

1 curtida

A linha n5xxx deu um salto de potencia, a j4xxx tambem não é ruim, apesar de inferior, as linhas mais antigas são bem fracas mesmo e não recomendo pra ninguém.

1 curtida