Comprei uma cadeira pela internet e não gostei. Qual é o processo pra fazer a devolução?

E ai pessoal, beleza ?

Comprei uma cadeira pela internet pra usar nesse home-office.

Testei ela e não gostei.

Solicitei a devolução dentro dos 7 dias do CDC.

Para dar inicio ao processo de evolução, eles solicitaram foto do produto, foto da caixa de papelao onde a cadeira veio, foto dos plasticos… tão querendo complicar muito o processo…

E ainda falaram que eu vou ter que levar a cadeira até o deposito da transportadora. Que fica na cidade vizinha e em um lugar meio afastado e esquisito.

O certo não seria a transportador ecolher a cadeira aqui na minha casa ? Eles podem exigir que eu leve no deposito da transportadora ?

Alguem pode me ajudar com essa duvida ?

Não é para complicar, é para ver se você não danificou o produto de alguma forma. Coisa comum. (Pessoal danifica o produto e resolve devolver. Super comum isso.)

Acredito que eles possam até ir pegar, mas tu teria de pagar o transporte.

Eu acho que a única coisa especificada em lei é que o custo da logística reversa é do vendedor.
A questão é se dá pra argumentar que o custo de levar o produto até o ponto de coleta pra devolução também deveria ficar a cargo do vendedor.

Quando a devolução é feita via logística reversa na agência, o cliente tem a responsabilidade de levar o produto até uma agência dos Correios ou algum ponto de coleta. Já no caso de logística reversa domiciliar, o produto é retirado na casa do cliente.
Talvez seja possível argumentar que para produtos muito grandes, exigir que o cliente leve o produto até um ponto de coleta é um ônus excessivo e passível de recurso caso tenha essa exigência.

De qualquer forma, o primeiro passo é tentar um acordo com a empresa via meios formais e que gerem protocolos de atendimento, pra deixar registrado a sua tentativa de diálogo.

1 curtida

Acredito que pedir fotos não infringe o CDC, pois a empresa quer saber se o produto será devolvido nas condições que foi entregue.

Sobre levar na transportadora, o CDC impõe que os custos da logistica reversa são do lojista. Acho que é possivel argumentar que você não tem condições de ir em outra cidade levar o produto.

Dependendo da cidade em que você mora, você pode ligar pro PROCON ou fazer uma reclamação online, se essa opção existir, para que eles te assessorem melhor.

Também acho que pedir foto do produto não viola o CDC. Como disseram, provavelmente eles querem saber se o estado da cadeira é o mesmo que você recebeu. Porém, até onde eu sei, o vendedor não pode recusar a devolução porque o produto está aberto, por exemplo.

Tive uma pequena dor de cabeça com a Kabum alguns bons anos atrás pois comprei algo que não funcionou com meu computador e quis devolver dentro dos 7 dias e eles recusaram a troca pois eu tinha aberto e testado o produto. Reclamei no Procon-SP e a resposta deles foi que o vendedor não poderia recusar a devolução simplesmente porque o produto foi aberto.

O custo da logística reversa também é do vendedor, mas não sei como fica no seu caso. No meu caso eu tive que levar o produto até uma agência dos correios.

Sim, o CDC não permite que o lojista recuse a troca/estorno apenas porque abriu o produto.

A Kabum em especifico tem como prática fingir demencia sobre o CDC nessa questão, existem diversos relatos iguais ao seu.

Fala @Norub, tudo bom?

Então, o Código de Defesa do Consumidor impõe que a devolução seja feita sem qualquer custo para o consumidor.

Se você recebeu na sua casa, não é razoável que o fornecedor imponha o dever de você levar até outra cidade para entrega a transportadora. Muitas vezes os fornecedores impõem que os consumidores levem ao correio e é até razoável quando não é muito longe da sua residência, mas no caso narrado por você, como depende de viagem (até mesmo se for curta), não é possível que o fornecedor te imponha esse ônus.

Espero ter ajudado.

1 curtida

Eu já devolvi bastante coisa, ou por defeito, ou porque desisti da compra.
Em todas, a empresa que vendeu emitia uma logística reversa e eu levava nos Correios ou transportadora.
Uma vez em que comprei uma TV e ela veio com defeito, foram na minha casa buscar.

Mês passado comprei uma tv que veio com a tela quebrada, pelo Carrefour. Abri o processo de devolução e assim como eles vieram entregar na minha casa, tbm foi feita a coleta. Não tive nenhum custo.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.