Comprar celular com IMEI1 bloqueado e IMEI2 liberado

To de olho no anúncio de um iPhone 11 que segundo o atual dono ta com o IMEI1 bloqueado porque ele parou de pagar a fatura da operadora (que vendeu o celular mais barato através de um plano) mas está com o IMEI2 (via chip eSIM) funcionando normalmente. Meu receio é que logo mais o IMEI2 também seja bloqueado.

Alguém aqui já passou por experiência parecida?

Telefones com IMEI bloqueado geralmente são por motivos de roubo/furto. Apesar de eu conhecer casos de operadoras bloquearem o IMEI por falta de pagamento, eu não sei se isso é uma prática tão comum ou se é sequer legal.

Também é importante ressaltar que no Brasil o eSIM não é tão difundido e você pode ter dificuldade pra utilizar em sua operadora (encontrar funcionários que saibam o que é pra habilitar para você), que pode ou não restringir para planos especificos (acho que Claro e Vivo fazem isso).

Caso o vendedor esteja falando a verdade, creio que o risco de fato existe da operadora fazer o bloqueio do IMEI do eSIM.

Considerando que o comprador pode ser responsabilizado criminalmente na compra de produtos oriundos de receptação, eu não arriscaria.

4 curtidas

Em 2018 saiu notícias a respeito no próprio TB:

Duas semanas depois:

Não sei como está a situação agora, se o entendimento da Anatel mudou ou não, mas é uma situação delicada porque se o comprador deixou de pagar as parcelas, ele, teoricamente, não tem direto de manter o aparelho.

Estórinha furada essa… pelo que lembro, a operadora não pode bloquear IMEI.

1 curtida

Pois é, ele publicou a foto da caixa com os IMEI. Consultei o primeiro e deu “O IMEI informado está impedido por perda, roubo ou furto.”… vai saber se é mensagem padrão ou se iria aparecer “inadimplência”. De qualquer forma, melhor fugir dessa.

1 curtida

Nesse site é informado quem bloqueou o IMEI. Se foi a operadora ou a polícia. Tire suas conclusões.

Independente do motivo do bloqueio, miha opinião, cai fora. O @Caio deu uma sugestão legal de avaliar o motivo do bloqueio, mas eu não arriscaria.

3 curtidas

Pois é. Independente do motivo, acho que não vale a pena. Você corre o risco de ter o IMEI atrelado ao eSIM bloqueado depois, daí vai ficar sem celular.

1 curtida

só por curiosidade, quão mais barato tá esse iPhone 11?

1 curtida

Exato! ele teria que devolver pra operadora e ta “foragido” HAHAHA

1 curtida

Se você tiver a conta e o cartão do Itaú e, principalmente, tiver cuidado com o aparelho, me parece um bom negócio esta oferta Apple/Itaú: Itaú lança programa iPhone pra Sempre em parceria com Apple – Celular – Tecnoblog

Para valer a pena, claro, você tem que se programar para vender o aparelho antes da parcela final, já sabendo quando vai pagar para ganhar uma diferença. Com a diferença você começa o novo “financiamento” por mais 21x e fazendo isso sempre terá um aparelho novo, sem se preocupar em desvalorização na hora de revender.

1 curtida

Consultei nele… diz que foi a operadora mesmo.
Mesmo que seja verdade, meu medo é que logo mais bloqueiem o IMEI2 e eu fique sem celular.

2 curtidas

Se foi a operadora, ela provavelmente só desbloqueia se a dívida (no caso o restante que falta do pagamento pelo aparelho) for quitada, o que vai ficar na sua conta caso você compre o aparelho.

Independente de ter sido a operadora ou a polícia, você dificilmente vai conseguir desbloquear sem ter custos extras que provavelmente vão fazer um aparelho novo parecer mais interessante.

1 curtida

IMEI bloqueado geralmente é furada.

1 curtida

2k8
iPhone 11 128Gb

1 curtida

Contra 4k de um zero km? Achei que estaria metade do preço ou menos. hahaha (vai saber quanto falta pagar…)

1 curtida

Roubada, hein?
Comprar um aparelho bloqueado (seja por que motivo for) e ainda devendo a operadora…a dívida é do CPF do dono atual, mas se não pagar, vc compra um peso de papel tb.

1 curtida

Logo que bati o olho nessa matéria pensei que seria similar aos programas americanos de troca, mas deram uma abrasileirada com esse ciclo de 21 meses que mais parece uma desova de modelos que tão pra sair de linha. Pensei em esperar o lançamento do 12 pra entrar nesse programa, mas sinto que vai ta “indisponível” até que seja uma boa começar a desovar pra chegada do 13… quero muito ta errado!

1 curtida

A boa notícia é que ao contrário de 2010-2016, um iPhone 7 com Apple A10 funciona com rapidez até hoje pra tudo que não sejam jogos! A arquitetura ARM está madura o suficiente pra não ter saltos tão grandes de desempenho que causavam a sensação de obsolescência programada. O problema vai ser só a bateria desgastar mesmo :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

Exato! Já desisti dessa compra!
Vou esperar baixar o preço no lançamento do 12 e tb ver se ele já fica disponível no programa do Itaú (que tb tenho algumas ressalvas) logo que sair

1 curtida