Comportamento sem sentido do Google Drive

Para explicar vou ter que contar um pouco do contexto.

A alguns anos comprei um notebook usado e o cara não tinha feito backup, peguei os arquivos dele e deixei guardado em meu hd, ele simplesmente sumiu por meses. Tempo vai e vem passou anos, e agora moramos em estados diferentes. Ele me veio pedir os arquivos, como estamos a milhares de quilômetros de distância, pensei.

Paga um mês google drive 100gb e compartilha uma pasta comigo que faço o upload de seus arquivos na sua pasta. (Cerca de 55gb de arquivos)

Pois bem, ele assinou e compartilhou a pasta do Google Drive DELE comigo (ele assinou o plano de 100gb) , mas aí que mora um detalhe interessante, o Google usa o espaço do meu drive, não o do dele, mesmo ele tendo criado a pasta na conta dele.

Pesquisando descobri que isso é o comportamento normal do Drive. Mas qual o sentido disso?!

Enfim, foi mais um desabado e para quem for pensar em usar o Google drive para coisa parecida ficar esperto.

2 curtidas

Tu colocou na pasta dele? Se sim, ai é bizarro o Google fazer isso.

Sim, de ctrl-v diretamente dentro da pasta dele. Pesquisei e é a “politica” do Google, mesmo estando na pasta dele usa meu espaço

Pede emprestada a conta pro doido lá. hahaha

Mas acho que esse deve ser para evitar o pessoal comprando conta de 1TB e revendendo partes pros outros como tavam fazendo com as pastas compartilhadas.

Se ele tem acesso a pasta?

Pede para adicionar a pasta como dele ou baixar

A pasta é dele, ele fez na conta dele no pc dele. S compartilhou comigo e deixou eu “editar”

Caraca, mas imagina você ser um editor de video freelancer por exemplo, você assina um plano de 100gb para seus clientes poderem por o arquivo de vídeo e você editar. Mas pra subir um arquivo de 20gb na sua pasta, seu cliente precisa também assinar o plano de 100gb na conta dele. Qual sentido disso?!

O sentido é evitar que uma conta assine e dezenas de contas usem aquele espaço.

Na realidade quem vai receber o arquivo não precisa assinar plano nenhum, só quem vai enviar.
É uma saco isso, infelizmente quem precisa que outros subam arquivos para a tua conta o google não serve, tem de usar outro serviço.

E se ele parar de compartilhar? Não resolve

Não entendi, mas basicamente a solução seria eu assinar o plano 100gb, ou ficar colocando de 15 em 15gb e deletando depois que ele baixar pro pc dele

Eu entendi, mas não é possível que o Google não consiga resolver isso de outra forma. Eles não são uma empresa pequena. Mas pelo jeito falta é vontade mesmo

Esquece o armazenamento.

1 - ele tem acesso aos arquivos

ele copia ou baixa,
Ele absorve a pasta compartilhada como pessoal

2 - se ele tem acesso aos arquivos

Ele tira o compartilhamento da pasta e deixa pessoal

E vc exclui os arquivos do seu PC

Ele tem o acesso aos arquivos que consegui subir, 15gb, mas pra eu enviar o resto ele vai ter que baixar pra eu poder liberar espaço da minha conta pra enviar mais 15gb e assim por diante. Ou igual você falou criar varias pastas e eu ficar subindo de 15 em 15, de qualquer forma é um porre. Pois por exemplo, uma das pastas tem mais de 700 arquivos, vou ter que ficar dividindo de 15 em 15

Não é questão de falta de vontade para resolver, a empresa fez de proposito isso, é como o produto foi projetado.

Quem sobe o arquivo é o dono dele, e o espaço é sempre consumido da conta do dono do arquivo, independente se colocar em uma pasta privada ou compartilhada.

Ou se não as empresas iam comprar 1 conta com espaço e usar dezenas de contas gratuitas todas usando o mesmo espaço.

Use outro serviço de envio de arquivos pra não ter esse problema.

Google Drive é uma merda cara. É incrível como a Google caga pra alguns serviços deles e o Drive é um.

No iOS o Drive tem proteção de senha (FaceID ou TouchID) a pelo menos uns 2 anos. E até agora essa função super complexa não chegou no Android.

Fora o que os arquivos (dos outros) que você vê, fica num histórico na aba início sendo totalmente desnecessário.

Por ironia, o OneDrive consegue ser pior. Ativa o upload automático de câmera pra ver o tempo que vai levar pra upar todas suas fotos e videos.

Se o Dropbox tivesse o valor do Drive ou do OneDrive (pelo Office 365), ficava só nele.

2 curtidas

Essa conta que o cara usou para a assinatura é a pessoal dele ou ele fez só para transferir os arquivos? Se for só para transferir, pede a senha para subir direto. Se não der pra compartilhar a senha, acho mais fácil pagar mais 7 reais pra assinar na sua conta do que ficar subindo de 15 em 15.

O jeito é fazer de 15 em 15 como você falou ou ele pagar para você ter mais armazenamento ou ele passar a senha para você

Ele transferir 10 reais para fazer o upgrade de sua conta por mês, acho melhor

O que vale é quem é o dono do arquivo, e não a pasta onde o arquivo está.

1 curtida

Assino google drive por conta do google fotos que não tem nenhum concorrente a altura dele, acho que os únicos serviços do google que realmente prestam é o gmail e o fotos.

3 curtidas

Incrível isso né? 7 anos que o Fotos existe e até hoje não tem um concorrente a altura com Microsoft e Amazon sendo especialistas em nuvem.