Compensa comprar laptop em 2020 ou é melhor esperar?

Infelizmente mesmo os modelos de anos anteriores estarão caros, fora que esses modelos, no Brasil, você provavelmente só vai encontrar usado, o que significa bateria com menor autonomia. E eles provavelmente serão importados, o que significaria ter o teclado no padrão US (que é bom mencionar porque muita gente não gosta desse padrão ou prefere o padrão PT-BR).

Eu realmente não vejo muita opção, já que os ultra leves são produtos de nicho que já são um pouco mais caros lá fora, o que os torna proibitivamente caros aqui.

Eu organizarei minhas ideias em tópicos pra te ajudar.

  1. Dezenas de milhares de pessoas que já tinham smartphone mas não tinham notebook subitamente precisaram comprá-los por causa de home-office, o que causou um aumento nos preços sem que houvesse linha de produção pra repôr o estoque.
  2. Quando houve linha de produção, os custos de produção já eram outros.
  3. Nem em conversão direta o LG Gram é barato; mas o problema é: nada NOVO está barato hoje em dia. Eu precisava indicar pra uma pessoa idade um notebook de até 2000 reais, solução? Thinkpad/Dell Lattitude usado do mercado livre com SSD. Uma das 3 portas USB não funciona, mas só isso!
  4. Notebooks Gamer usados precisam de uma inspeção boa porque eles podem ter problema de confiabilidade (além de operarem no limite térmico o que diminui o desempenho deles conforme começam a acumular poeira)
  5. Boa sorte! Tá difícil mesmo :neutral_face:
2 curtidas
  • Normal. Mas desktop também serve para home office. E dá/dava pra fazer uns bem em conta até por menos que o custo de um Notebook. (Porém nem todo mundo gosta da idéia* ou seabe montar as coisas)

[*sim, escrevo com acento, não gosto da nova regra nessa palavra.]

  • Tá tudo caro, até pra respirar.

  • Dependendo do que a pessoa precisa, um de 2015~2018 com SSD já funciona bem. Mas evita Celeron/Pentium/Core <5 ª geração… (Ia falar do Linux, mas não sei se a pessoa se adaptaria, então deixa quieto)

  • Não é só Notebook Gamer. Eu tenho um E5 que vive superaquecendo… tanto que tive de trocar a pasta térmica para derrubar a temperatura em 20°C~25ºC.

  • Boa sorte! Tá difícil mesmo :neutral_face:

Sinceramente, creio que o uso de desktops em ambiente residencial entrou em desuso. É muito raro alguém querer ter um computador de mesa, exceto casos que a pessoa preza por perfomance e custo beneficio, que geralmente são gamers ou alguns desenvolvedores.

1 curtida

É uma opinião totalmente minha mas eu sou muito cético a utilizar computadores pessoais de segunda mão. Você já não tem garantia do fabricante, então é bateu morreu. E geralmente vendas assim no particular exigem pagamento a vista (ou possuem taxas de intermediario para parcelar).

Caso o OP opte por ver o mercado de usados, uma opção que acho mais “segura” é ver o de laptops corporativos de segunda mão. Algumas pessoas vendem laptops antigos de empresas que trocaram a “frota”. Tem bastante Thinkpad que vendem nessa condição, alguns com nota fiscal, como o @jvvargas comentou. Mas até isso tá caro, então não sei se compensa tanto.

1 curtida

Estava vendo umas noticias agora, achei um note interessante, vou colocar o link aqui:

https://m.casasbahia.com.br/notebooks-acer-aspire-5-a515-54g-59c0-intel-core-i5-8gb-512gb-ssd-nvidia-mx250-156-windows-10-1504308004.html?utm_medium=Cpc&utm_source=GP_PLA&idLojista=16746&utm_campaign=info_smart_notebook&gclid=EAIaIQobChMIv_uVz-a76wIVEAWRCh1AoQcKEAQYBCABEgKXwfD_BwE

A tela eh ruim… LCD 1024x768 não é IPS e espectro de cores baixo, mas o resto do hardware eh legal sim.

1 curtida

Ainda não caiu em desuso… tá menos comum? Tá. Mas em desuso? Não.
Essa é a época pós PC. Boa parte das pessoas consegue fazer tudo que precisa em um smartphone low/mid end e acabam não precisando de um notebook/desktop.
Mas ainda existe muito desktop sendo usado, mas muito mesmo. Não só pela questão de custo/beneficio ou desempenho… e sim porque o desktop já está lá.

Depende da pessoa… eu recomendo testar o hardware antes de comprar… mas nem todo mundo deixa por causa que nem todo mundo tem boa indole de não roubar quando se deixa testar antes…

Problema é que esses notes/desktops usados de empresas geralmente saem por um preço ridiculo… já vi notebook usado, com Core i3 de primeira geração, 4GB de RAM e 500GB de HD por pouco menos de um notebook com Core i5-7200U, 8GB e 500GB…
A empresa que vai revender os notes compra por um preço que deveria estar vendendo e enfia um lucro absurdo. hahaha (Não todas, mas muitas fazem…)

3 curtidas

super caro esse…

Apesar de menos armazenamento, eu ficaria com esse:
https://www.kabum.com.br/produto/106998/

Problema é que esses notes/desktops usados de empresas geralmente saem por um preço ridiculo… já vi notebook usado, com Core i3 de primeira geração, 4GB de RAM e 500GB de HD por pouco menos de um notebook com Core i5-7200U, 8GB e 500GB…

No caso específico de Thinkpads eles são tão vastos no ML que existe uma concorrência entre diversos vendedores. Às vezes eles vendem sem HD pra diminuir o preço, às vezes já vem com SSD. Aqui um exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1595289897-notebook-lenovo-x270-i7-7600-8gb-mem-ddr4-256gb-ssd-_JM?searchVariation=60048547695&quantity=1&variation=60048547695#searchVariation=60048547695&position=1&type=item&tracking_id=ef73edda-ef98-4317-97d0-607d220d8c87

Esse que tu linkou, além de estar mais caro que um https://www.kabum.com.br/produto/106998/ … NOVO. Ainda tem bateria pior, metade do desempenho, a tela é HD e um video onboard pra lá de sofrivel… (Não que o Vega 11 seja top de linha)

1 curtida

Realmente parece ok, mas a bateria vai me deixar na mão, tela FHD pelo menos seria bom. ;(

1 curtida

Hardware bom, já vi um desse e ele esquenta fácil e a ventoinha faz um barulhão, acho que ele não tem boa dissipação de calor. Ele tem 30wh de bateria apenas, não vai durar muito longe da tomada.

Tem outros também. Eu peguei o Ryzen porque eu gosto mais da AMD.
Tem alguns com Core i5 de décima geração com SSD por menos.

recentemente reformei meu lenovo ideapad 5300, de 2008, comprado no final de 2009. O processador é ruim, o Pentium T4300. Tinha 2GBde RAM e agora tá com 4GB. Tinha um HD de 320GB e agora um SSD de 120GB. Troquei a bateria também e a placa de wireless, que estava queimada e eu usava um adaptador USB wireless. Tinha win10 e agora Lubuntu 20.04. Ficou show! Para escrever, ler, ver vídeos e navegar na Internet. Espero trocá-lo no final do ano que vem, qdo os preços se ajustarem e eu tiver a grana pra comprar à vista.

Tem o Lenovo IdeaPad C340. Tem 1,65 kg, o que não é tão leve, mas tem 4 GB de memória RAM, 128 GB de SSD, teclado retroiluminado, leitor de digital e a tela é touch. Atualmente está por R$ 3.700. Com 8 GB de RAM fica por R$ 3.900. IdeaPad C340 (14) | Notebook 2 em 1 com Intel® Core™ i7, i5, i3 | Lenovo Brasil

Só fico meio desconfiado com esse notebook, porque ele oferece muito pelo preço que pede. Qualquer notebook só em ter touchscreen já fica caro, e esse aí ainda tem muito mais que isso. Será que ele usa peças mais baratas, para poder chegar nesse preço? Porque se sim, nem vale a pena, você compra e depois de pouco tempo perdeu o desempenho.

Vixi, RAM soldada e só um slot de RAM? Fica bem limitado o upgrade depois. :\

Mas se for pra home office, parece uma maquina muito boa. O processador é um i5-8265U, não é uma maravilha, mas não é uma carroça. Quanto ao desempenho… ele tem video onboard.

Ps.: a versão de 8GB vem com caneta. Eu quero.

Em resumo, a pandemia gerou uma enorme demanda por laptops devido a necessidade do Home Office. O mercado não estava preparado para atender tão rapidamente esse cenário. Muitas pessoas deixaram de trocar de smartphone esse ano e pegou um laptop novo.

Os preços subiram bastante, eu mesmo já tinha um laptop e comprei mais um no inicio do ano. Se vale a pena ou não vai depender da importância da sua necessidade em ter um laptop hoje. Os preços vão continuar mais elevado principalmente por causa do dólar.

1 curtida

Depende de sua situação, é urgente ou pode esperar??

Minha situação: planejava trocar de notebook esse ano, e tava separando um dinheiro para investir.
Veio a pandemia, e meu atual (Asus X550LN) morreu (mas passa bem), e optei por arrumar uma SSD, e tá me atendendo no meu uso básico.

Estou repensando se vou investir em um novo com hardware mais Top, estilo gamer, ou se faços mais alguns ajustes no atual e adquiro um console (tenho tendencia ao PS4).

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.