Como vocês costumam escolher eletrodomésticos?

Eu sei escolher aparelhos de tecnologia, mas com relação a eletrodomésticos não costumo fazer muito além de ver reviews e talvez algo no Reclame Aqui.
E vocês?

Primeiro eu penso na marca. Liquidificador, por exemplo, eu opto pelo Philips Walita. E então eu vou atrás de modelos e procuro pelos reviews. Não basta apenas ter o review alto, mas muitos. Isso significa que é popular e tem poucos problemas.

Isso é via de regra. Pode haver algumas exceções, mas esse é o norte em que eu me oriento…

1 Like

eletrodoméstico é muito amplo, normalmente vou nas marcas de referência de cada grupinho de eletrodomésticos e quanto cabe no bolso

review olho bem pouco, olho mais para ver a aparência do produto e funcionando, já o reclame aqui, nem olho, reclame aqui para mim, é igual a parte muito tóxica do Twitter, só têm pessoas reclamando com raiva, e também me lembra o Yahoo respostas

Eu sou um verdadeiro chato para compras em geral. Demoro a comprar até ter certeza que vou ser bem atendido pelo produto.

Primeiramente, em geral, marca não é minha preferência. Claro que algumas eu já nem cogito, mas dentre aquelas que apresentam bons produtos no geral, considero todas. Então vou olhar as características do que cada modelo oferece e quais os diferenciais. Após achar um que me atenda bem nos quesitos e nos diferenciais, procuro pelo preço dos mais “bem vistos” e por avaliações, sejam no YouTube, sejam em blogs especializados (sempre tem algum canal ou blog especializado em tal tipo de coisa). Depois, vou atrás de saber de possíveis defeitos (não precisa ser no ReclameAqui, alguns vídeos no YouTube sobre o produto possuem comentários valiosos de quem comprou e passou pela experiência).

Quando peso tudo isso: funcionalidades/diferenciais, preço, experiência e qualidade percebida de outros clientes, faço a opção pelo melhor custo/benefício ou pelo que de fato possui alguma característica única que vai me ser muito útil.

Poucas coisas compro de alguma marca só especificamente, uma delas é TV, por exemplo.

Marca, selo do Inmetro com as especificações técnicas e consumo e posteriormente avaliações gerais da marca sobre atendimento e reclamações sobre o produto específico. Acredito que é uma forma interessante de se escolher um produto.

1. Procuro os que atendem o que preciso.
  2. Vejo as principais marcas e escolho as opções intermediárias financeiramente.
  3. Leio as avaliações negativas do produto na loja (pra entender se são falhas pontuais ou de design do produto).
  4. Procuro no YouTube alguém utilizando aquele item, pra saber se é o que espero.
  5. Apenas se não fiquei convencido, volto para o item 2, mas escolho um uma categoria acima.
3 Likes

Em 2022 eu voltei a morar em São Paulo e mobiliei um apartamento, então comprei muitas coisas sem pesquisar muito.

Móveis como cama, sofá, mesa, guarda-roupas eu comprei em loja física pois queria testar pessoalmente.

Os eletrodomésticos comprei todos online.

TV eu escolhi LG porque já gostava do sistema WebOS.
Lava e Seca escolhi LG pois um amigo tinha uma LG e disse que era muito boa.
Fogão eu escolhi Dako porque Dako é bom :face_with_hand_over_mouth:
Geladeira eu queria uma que fosse frost-free, duplex e com mais de 390 litros. A marca Continental era a mais barata e não vi muitas reclamações, então comprei ela.
Micro-ondas e secador de cabelo comprei usado pela OLX.
Airfryer comprei da mais barata, pesquisei rapidamente sobre ela antes de comprar e li vários comentários falando bem.
Liquidificador comprei um que estava na promoção.
Ferro de passar roupa comprei com indicação da minha mãe.
Filtro de água comprei um da Eletrolux, pois minha irmã tinha um igual.

Depois fui comprando outras coisas aos poucos e aí fui pesquisando mais.