Como usar o Google Fotos no Mac?

No ultimo episodio do Tecnocast, Mobilon e Higa disseram não usar o Apple Fotos por acharem muito inferior ao google fotos (e eu concordo)…

Como sei que ambos são usuários de Mac, como fazem com a integração do Google fotos ao Mac?. … pois o Apple Fotos é um aplicativo integrado que fica no meu Dock e funciona como minha “central de midia” onde visualizo e gerencio todas minhas fotos e videos… como vocês que usam o Google Fotos fazem o melhor uso do app?

ja busquei na app store e nao achei app do google fotos pro Mac… o jeito de usar é sempre abrindo o safari/chrome e logando no site do google fotos? nao parece muito pratico pro dia a dia :confused:

Sobre valores… assino o icloud de 2TB pra minha familia, porem se eu ver que da pra adaptar o google fotos com boa usabilidade das midias no Mac, talvez eu possa migrar o icloud pra 200gb (baixando de 34 reais p/ 10 reais, pois é necessário pra salvar dados de apps, etc) e assinar o google drive…

pelo iphone/ipad sei que a usabilidade é boa, só baixar o app google fotos e usar ele como galeria padrão, esquecendo que existe a galeria nativa da apple… minha duvida é no Mac

Muito obrigado pela ajuda :pray:t4: :grin:

Também tenho essa curiosidade de saber como o pessoal usa o Google Photos no computador.
No computador eu uso o Google Photos pelo navegador mesmo, visto que não tem nenhum aplicativo dedicado.
Mas também uso o OneDrive, então minhas fotos/vídeos ficam replicadas em 2 serviços de nuvem.

Eu uso no navegador direto em photos.google.com mas se vc quiser muito, pode usar um app tipo o Flotato (ou vários outros nessa mesma linha) que criam um ambiente segmentado para seus aplicativos web igual muitos apps “nativos” fazem hoje em dia usando Electron.

1 curtida

Vocês @kimpegorini @vinnamaral podem baixar o Backup e Sincronização do Google Drive e ativar o upload para o Google Photos. Depois que o upload for feito, pode deletar as fotos/vídeos no Drive para não haver duplicidade, já que deletar em um não afeta o outro.

Eu até conheço esse serviço (apesar de nunca ter usado), mas ele simplesmente joga as fotos lá no Google Fotos né? E outra, eu não uso Google Drive (uso OneDrive) e pelo que eu entendi esse serviço está atrelado a ele.

Se tivesse um app nativo para computador, assim como tem para celular e iPad, resolveria.

Esse app é do Google Drive, como o Photos surgiu depois, o Google adicionou essa opção extra nele.

Os serviços são independentes, por isso recomendei deletar depois do upload, se não ambos vão consumir espaço com a duplicidade das fotos/vídeos.

O app é nativo, compatível com o M1 inclusive. Não são separados talvez pelo motivo de haver o upload web e o app do Google Drive já ter esse recurso embutido.

eu acho que o Vinicius tava se referindo a um App do Google Fotos mesmo, saca? igual o que temos no iphone ou ipad, pois isso aproximaria ao uso do apple fotos… isso tornaria o uso da plataforma muito mais pratica… ter que usar via navegador não me agrada muito :confused:

1 curtida

Exatamente, era isso mesmo que eu estava me referindo

Nesse sentido infelizmente não há nada disponível. Pelo fato da maioria dos fotos/vídeos serem feitos diretamente por mobile, acho que o Google não vê interesse em criar um app no estilo galeria para computadores.

O jeito é ir por essa opção do Google Drive mesmo, caso não queira optar pelo upload via navegador.

A questão que o Kim levantou é mais o fato do gerenciamento de fotos, que tem que ser via navegador (criar album, compartilhar, etc). Eu continuo usando pelo navegador no computador (visto que todas minhas fotos já vão automaticamente do celular para o Google Fotos), mas falta um app dedicado nativo para Mac/Windows para gerenciarmos as fotos sem ser pelo navegador.

O upload de fotos que tiro sem ser pelo celular (GoPro, por exemplo), também faço via navegador.

Essa alternativa de instalar o Google Drive, passar as fotos pra lá, esperar a sincronização, remover as fotos do Google Drive (visto que não uso), dá mais trabalho que só passar as fotos via navegador mesmo.

Mas o Google tinha sim que dar mais atenção e ter um app nativo de computador para essa finalidade.

Ah, sim, eu não havia pensado nisso porque eu simplesmente jogo tudo no Google Photos sem organizar, só quando é algo bem específico (ex: viagem) que eu separo.

Ai você vai ter mesmo que recorrer ao navegador, porque não existe outra maneira pelo computador.

Então, é aquilo que eu disse, acho que o Google não vê interesse em criar algo nativo sendo que o foco deles sempre foi o mobile.

Talvez com os apps universais do macOS, poderemos ver um app do Google Photos, mas não vejo isso num futuro breve.

Também acho uma solução bem gambiarra, mas é o que tem pra hoje. Ai ir direto pelo navegado é realmente a melhor opção.

1 curtida

entendi e concordo com voces… falta realmente esse app, e não vejo num futuro breve o google fazendo isso…

sobre usar no iphone, vcs acham que abandonar a galeria nativa do iphone e usar só pelo app google photos tem alguma perda na usabilidade? em questao de gerenciamento das fotos, edição, airdrop, etc? ou funciona tudo perfeitamente bem?

pergunto pois to cogitando migrar as midias pro google (ja fiz o pedido no site da apple mas ate agora nada de começar a migrar minhas 10 mil fotos :/) e pra isso creio que o ideal seria usar o app google fotos mesmo, pois dai a organização ficaria melhor (eu gosto de deixar meus albuns de viagem, formatura, casamento, etc tudo organizado)

Eu só uso pelo Google Fotos mesmo. Só abro a galeria do iPhone pra ver quantas mídias tem +/- antes de eu fazer uma limpeza (deletar tudo), pois eu espero acumular um pouco. E pra fazer pequenas edições em fotos tiradas com efeito (retrato, live foto, slow-motion, panoramica, time lapse)

As fotos/vídeos do meu iPhone vão automaticamente pro Google Fotos e pro OneDrive (onde nesse eu organizo pelo notebook em pastas), eu deixo o backup do app Fotos do iPhone desativado no iCloud.

1 curtida

entendi, voce faz duas organizações das suas midias… uma no Google Fotos e outra no Onedrive (que organiza via notebook)…

não fica mais trabalhoso assim? se tu excluir uma foto do google fotos, ela vai permanecer no onedrive e vice versa, certo? ou a sua ideia é ter duas bibliotecas independentes mesmo, com imagens diferentes?

Eu também sou assim, eu sou chato pra crl com organização…

Sim, são 2 organizações, trabalho dobrado. Mas quando você mantém organizado, não dá tanto trabalho assim quanto parece…

Basicamente quando eu paro pra organizar, eu acabo fazendo nos 2 serviços…São 2 bibliotecas independentes mesmo. O lado bom disso é que uma é backup da outra, para eventuais problemas.

Eu gosto do Google Fotos pela versatilidade de usar no dia-a-dia, pela IA em pesquisas, reconhecimento, compartilhamento, rapidez (as miniaturas aparecem instantaneamente ao fazer o scroll), fluidez…crio álbuns de eventos, viagens, etc…e deixo fora de álbuns coisas menos importantes

E eu gosto do OneDrive porque consigo ter o arquivo original propriamente dito, separar em pastas no meu computador (deixo local também) com a organização que eu gosto (exemplo: pasta de viagens com todas viagens lá dentro, dividido por viagens, o resto que não é viagem eu separo por ano e evento)

entendii… massa, da mais trabalho mas tem uma segurança maior mesmo… é uma ideia, ja q tenho a nuvem da MS ociosa aqui (pela assinatura do office 365)…

como funciona o upload no onedrive? a fotos tiradas com iphone vao automaticamente pra uma pasta unica e de lá voce move elas pra pasta especifica da sua organização?

Exatamente isso, qualquer foto que entra no seu app Fotos do iPhone (fotos e vídeos tirados da câmera do celular, imagens baixadas do WhatsApp, etc) vão automaticamente para o OneDrive, dentro da pasta Imagens, em uma pasta chamada “Imagens da câmera”. A partir daí eu já organizo dentro das pastas. Você nem precisa usar AirDrop ou iTunes pra passar as imagens para o computador. É bem mais prático.

entendi… massa, olha que é uma opção interessante… vou testar e depois do o feedback :smiley:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.