Como tirar a Meta AI? WhatsApp faz recomendação sobre APK alternativo

Olha o desespero das pessoas por conta disso. Além de a MetaAi ser o próprio malware/spyware.

Só achei muito intrusivo essa nova função, bastava ter o símbolo do circulo ao lado do símbolo da câmera, no canto superior direito.

Mas para quê né, assim ninguém ia usar. Eu particularmente nunca usei.

Também dá pra assinar o formulário abaixo, porém sabe-se lá se a empresa vai respeitar a vontade desse formulário, já que não há transparência sobre isso… Não interagir continua sendo a melhor opção, mas acho que assinar o formulário talvez ajude também (eu assinei), até mesmo porque não há controle de quem usa IA nos grupos.

Opor-se ao uso dos seus dados para a IA na Meta (WhatsApp)

5 Likes

Ótima observação!

Há muito tempo esses caras já entenderam que em países como o Brasil, o uso massivo do Whatsapp faz com que as pessoas simplesmente não consigam, de maneira tranquila, desinstalar o app e seguir com a vida normal. E isso é uma arma e tanto para que eles simplesmente enfiem “goela adentro” um recurso intrusivo como este, sem que o usuário possa, de maneira simples, desativá-lo e nunca mais olhar pra tal coisa. É óbvio que, se isto está sendo implementado nos países da União Europeia, é apenas uma questão de tempo até que uma multa bilionária seja aplicada em cima deles e o assunto vire discussão durante um bom tempo. A partir daí talvez (!!!) algo mude.

1 Like

Obrigado amigo. Achei que eu não conseguiria fazer esse procedimento devido não ter conta no Facebook e Instagram, onde tenho visto até agora ensinarem a fazer esse procedimento.

Porém o que os desinfluencers e os sites estão um pouco enganados quanto ao Instagram e WhatsApp, pois todos (que eu vi) estão ensinando ir no Instagram para “tirar” o MetaAI do WhatsApp. E lá no formulário diz o seguinte:

Este formulário aplica-se apenas às suas mensagens com IAs no WhatsApp. Se você também usa o Facebook ou o Instagram e quiser enviar uma solicitação de oposição para um desses apps, precisará entrar na sua conta e enviar um formulário separadamente. Você pode analisar os formulários do Facebook e do Instagram para obter mais informações.

Então cada produto tem o seu próprio formulário.

E ainda tem mais, só para uma questão de reflexão desse pequeno trecho:

Se a sua oposição for atendida, não usaremos suas mensagens com IAs no WhatsApp para o futuro desenvolvimento e melhoria de modelos de IA generativa para a IA na Meta.

Será se existe a possibilidade de não ser atendido? :thinking:

1 Like

Vou parecer estranho agora “defendendo” a forma como a Meta incluiu o Meta AI, mas aos moldes de como é o WhatsApp, não há outra forma de se incluir a funcionalidade de maneira que não haja espaço para phishing.

Por exemplo: vamos supor que, ao invés de um botão bem visível na activity inicial, o Meta AI fosse um contato a ser adicionado. Por um lado, isso permitiria uma funcionalidade realmente opt-in, de forma que só quem quisesse usá-la poderia adicioná-la. Nesse sentido, um “contato” adicionado seria o equivalente a um “plugin”. Por outro lado, milhares de falsos Meta AIs surgiriam da noite pro dia, com o objetivo de aplicar golpes e coletar informações pessoais. Mesmo com instruções oficiais da Meta quanto ao correto número/username do assistente, milhões de pessoas cairíam no engano de adicionar números/usernames falsos.

Vamos supor que, então, a Meta AI fosse um recurso dentro do app, mas a ser habilitado nas configurações. Continuaria escondido o suficiente para que falsos assistentes fossem recomendados em postagens/vídeos de redes sociais do tipo “Como há tivar aí há no zap de grassa”.

Uma barra de pesquisa bem visível dizendo “Meta AI” já coíbe enganos desse tipo. Quer dizer, obviamente o phishing continuará existindo, mas o nome do assistente já presente na primeira tela do aplicativo consegue cortar muita da possibilidade de prosperidade desses golpes.

Dito isso, concordo que é extremamente invasivo e, na maioria esmagadora dos casos de uso, sem utilidade para o usuário final. Eu particularmente uso de vez em quando pela praticidade que há em acessar o Llama que não pelo DuckDuckGo, mas eu sou um caso de nicho, um heavy user de LLMs.

No fim, o ideal fosse que esse Meta AI nunca tivesse sido adicionado ao Whatsapp. Só que há essa ganância corporativa de se criar um “app faz-tudo” que esprema o máximo do suco de informações possíveis de bilhões de usuários num mesmo espaço. O ideal mesmo fosse que as pessoas nem usassem Whatsapp (e muito menos forçassem socialmente os outros a usá-lo).

O pessoal do antitruste devia ir pra cima do Facebook ao invés do Google.

1 Like

“Ok, não querem que a gente use outros meios pra tirar aquela bolota azul. Mas vocês vão oferecer uma opção pra tirar?”

“Ehhh… Não”

MUAHAHAHAHAHAHAH…

1 Like

União Europeia intensifies

Fato é que as multas aplicadas, apesar de parecerem estratosféricas para nós mortais, para uma empresa como o Facebook o valor da multa ainda é barato se comparado com a quantidade de dados que eles vão coletar nesse período em que o Meta AI ficar ativo.

É aquela velha história, quando um produto é de graça, você é o produto. O Brasileiro continua usando o Whatsapp porque a galera é acomodada e quer a solução mais fácil. Ninguém quer pensar ou precisar avaliar outras alternativas. Se o Whatsapp tá ruim, existem opção muito melhores como por exemplo o Signal. Mas como o Whatsapp já foi adotado em massa, ninguém quer ter o trabalho de mudar pra outra plataforma.

1 Like

Acredito que uma parte da população prefira o telegram por exemplo, mas como não é o app principal a comunicação fica muito ineficiente.

Para se ter uma ideia eu participo de dois grupos de negócios locais.
Um com 300 usuários no WhatsApp e outro com 1.900 usuários no Telegram. É exatamente o mesmo grupo, mas em plataformas diferentes. Advinha?

O grupo com Whatsapp continua sendo o mais ativo disparado pela praticidade.
E esse grupo no Telegram foi uma exceção, pq em 95% dos casos o telegram nem é cogitado.

Telegram virou um reddit das redes socais. Só ““nerd”” usa.

2 Likes

É, única chance dum telegram ou signal seria virar tendência entre os jovens, só eles tem a disposição pra inverter essa lógica de mercado. Adultos são pragmáticos e/ou cansados, vão no que só pede um esforço mínimo pra funcionar. Se o whatsapp já faz o básico bem feito, pra que mudar?

E como o Di Caprio falou, quem está de ‘influencer’ para o telegram são só alguns nerds, aí já viu…