Como resolver problema de interferência estática no PC?

Gente, estou com problema de mexer nos periféricos do PC, mouse e teclado ligam e desligam, ficam ligados por certo tempo e em seguida param! Pensei que estivessem queimados, mas, não porque testei-os no cabo OTG e estiveram na normalidade! Preciso do desktop para realizar as provas EAD!! Qual a solução exata??

O mouse e o teclado desconectam aleatóriamente?

As hipóteses que me vem à cabeça são falta de energia para alimentar todos os periféricos conectados, algum problema nas portas USB ou algum problema com os periféricos em si.

Você testou em outras portas USB pra ver se o problema ocorre?
Você testou com outros mouses e teclados pra ver se o problema persiste?
Você tem outros periféricos conectados?

1 curtida

Detalho: mouse e teclado ligam e desligam aleatoriamente! Eles não deram ‘pau’! Testei-os em todas as entradas USB e mesma situação!! Agora estou a resolver no seguinte: trocar o cabo de força do monitor do padrão antigo de tomada ao atual(três pinos), substituir os periféricos USB pelo PS2(até o momento o mouse está ok, falta somente o teclado) e colocar o adaptador Benjamin de três pinos(atualmente uso de dois pinos)!! Assim pode resolver de vez a péssima situação???

Qual a marca e modelo da tua fonte?

1 curtida

Fonte genérica bivolt de 200W. Marca e modelo: New Drive KK-9955, fabricada na China!!

Tua fonte pode ter parado de entregar as tensões corretas, bem comum de acontecer isso nesse tipo de fonte.
Arruma uma fonte emprestada pra testar no computador.

1 curtida

Se a fonte for ruim, ela não consegue entregar energia suficiente para alimentar todos os periféricos.

Eu acredito que as portas PS/2 não precisam de tanta energia assim, então se você não conseguir uma fonte, usar teclado e mouse PS/2 deve resolver o problema, mas não garanto.

1 curtida

Antes usava uma fonte genérica bivolt proprietária, uso PC QBEX dos anos 2010!! Creio que o produto não esteja com problema na distribuição energética, pois usava-a bem no desktop por curto tempo!! Ela possui chave seletora de tensão 115-230V!

Uso fonte bivolt New Drive KK-9955!! Arranjei um mouse PS2 e há algumas horas está, aparentemente, ok!! Não entrei na BIOS pelo teclado desligado devido ao problema!! Agora tentarei encontrar outro no padrão PS2!!

Não conheço a marca, mas uma pesquisa rápida aqui me parece mostrar que é uma daquelas fontes genéricas e baratas, o que aumenta a probabilidade de chance de que o problema de fato seja na fonte.

Fonte é um dos componentes que você não deve economizar (muito) quando for montar um PC.
Essas fontes baratas ou são fracas demais e não conseguem alimentar todos os componentes, ou dão problema muito rápido.

O conselho é esse, procura um teclado PS/2 também e veja se resolve o problema pra agora, mas no longo prazo o ideal seria cogitar trocar a fonte por uma melhor.

1 curtida

Depois de tentar arranjar um teclado PS2, farei outra solução: comprar um adaptador Benjamin de três pinos ao estabilizador; uso de dois pinos!! Pode ser necessário porque os cabos de força do monitor e da fonte possuem a conexão mais recente!! Será que resolve tal imbróglio???

Ser de dois ou três pinos não deveria afetar porque o terceiro pino do novo padrão brasileiro é só o fio terra, não é pra mandar mais ou menos energia.

Seria para minguar os efeitos da possível falta de aterramento?? Teclado PS2 não consegui arranjar ainda, mas, mouse PS2 e teclado estão em funcionamento no momento!! Pode ser que o teclado USB não funcione a qualquer instante! A sua dica de trocar periférico USB por outro obedeci parcialmente e deu meio certo!

Olha pessoal, aparentemente, resolvi nos seguintes passos: peguei um mouse PS2, troquei o adaptador Benjamin por outro(dois pinos) e o cabo de força do monitor Philips 160E idem pelo padrão atual de tomada, usava a conexão reta com furos entre as pontas da tomada; era de dois pinos!! Não consegui ter teclado PS2!! Assim resolveu a situação???

Rodrigo, vou aumentar o coro dos colegas aqui. Seu problema não é em adaptador de tomada, é muito possivelmente na fonte. A melhor coisa é mesmo tentar arrumar uma emprestada para verificar isso. Absolutamente tudo que você fez até agora é apenas um paliativo para o problema. Se não verificar a fonte, pode ser que você acabe perdendo outros componentes do computador e fique mais caro ainda depois.
Nós entendemos que o momento é complicado e pode ser um gasto que você não pode ter no momento. Mas é a única solução possível para que o problema desapareça. Em uma analogia, você está em um carro que não tem gasolina, mas ele está andando porque você está empurrando. Não dá pra empurrar o carro eternamente e uma hora você terá que colocar gasolina.

1 curtida

E fonte 200W pode fazer este tipo de coisa???

Além da substituição da fonte genérica, sugiro verificar também o aterramento na rede elétrica da sua casa. Tive contato recentemente com um computador que apresentava problemas parecidos com o teclado/mouse, que foram resolvidos realizando o aterramento adequado…

1 curtida

Caso não possa fazer o aterramento padrão, há como realizar um quebra-galho???

Você pode tentar um Módulo Isolador, mas a solução definitiva mesmo seria contratar um profissional qualificado para instalar um aterramento elétrico adequado na sua residência…

1 curtida

Como é feito isso???