Como resolver perda da intensidade do sinal wifi?

Tem uns 2 meses e meio que eu venho percebendo que o sinal do Wi-Fi já não está tão forte como antes.
O sinal já não chega em parte do quintal que antes chegava muito bem.
O local do roteador é o mesmo. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? A operadora consegue reduzir a potência do sinal?

Pode ser que o bichinho esteja super aquecendo. Ele vai funcionar quente, mas pode ter dessas. No meu caso eu enfiei um fan 80x80 em baixo do roteador e deu uma melhorada.

Da uma verificada também se não tem mais roteadores na vizinhança (redes novas). Se tiver, usa um wi-fi analyzer para verificar quais canais estão menos ocupados.

Mais uma coisa, abre as configurações do modem/roteador e verifica a intensidade do sinal.

1 curtida

Teoricamente se a operadora entrega o firmware do roteador ela poderia fazer isso com mudança de configurações. Mas duvido ser o caso.

Isso pode acontecer com mudanças no ambiente, mesmo não mudando o aparelho de lugar. Adicionando mais objetos no meio do caminho, principalmente metálicos, pode alterar o alcance do sinal. Nesse caso a solução seria verificar o que poderia estar atrapalhando o sinal e tentar mudar de lugar, se possível.

Conflitos com o wi-fi de vizinhos também podem atrapalhar o sinal. Nesse caso seria bom testar canais diferentes nas configurações do roteador.

Quanto a problemas de hardware eu não sei responder.
Uma alternativa seria usar um repetidor wi-fi ou powerline (esse último só se a fiação da sua casa for nova e boa)

1 curtida

Eu já tive esse problema e era o roteador que estava morrendo mesmo. Até que chegou num ponto que no mesmo cômodo o sinal caía.

Como faço isso?

O roteador tem 1 ano de uso. Ele foi atualizado. Será que foi a atualização que está causando isso? A atualização ocorreu uns 2 meses atrás.

Acho que temos uma resposta aqui, meus amigos.

1 curtida

Baixa o aplicativo “Wi-fi analyzer”. Ali ele vai mostrar um gráfico com as redes, que canais usam e a força do sinal

1 curtida

Acabei de mandar um e-mail para a tplink solicitando suporte. O aparelho tem 5 anos de garantia. Espero que resolvam.

1 curtida

A força do sinal do meu wifi está oscilando entre 37 e 47 dBm. Enquanto isso, os wifi vizinhos estão acima dos 77dBm. Tem gente recebendo na casa dos 90. Isso é sinal de que o meu wifi está fraco?

Você provavelmente testou perto do roteador, esse valor que vai de -37 a -47dBm é bom. O sinal de seus vizinhos tem sinal baixo no local que você está agora (-47 > -77 > -90). Mas pra ver se a interferência está atrapalhando você deve usar esse aplicativo no seu quintal e ver quanto está o sinal e se tem mais redes no mesmo canal.

Fiz o teste e deu 77. O wifi tá no canal 6. Contei mais 4 redes neste mesmo canal.

Isso tu teria de notar com o tempo. Eu geralmente olho as redes wifi da vizinhança, ai noto se tem alguma nova ou não.

Teste mudar nas configurações do roteador para o canal 1 ou 11, caso tenham um menor número de redes neles.

Um sinal -77dBm não é ruim, mas é baixo. Com mais quatro redes concorrentes vai atrapalhar a conexão mesmo. Que nem eu disse antes, objetos no meio do caminho (principalmente os metálicos) atrapalham o sinal. É bom ver se algumas mudanças nesse caminho contribuem um pouco.

Fora isso é esperar a resposta da tplink

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.