Minha caixa de som bluetooth LG XBOOM GO PL7 está nojenta. O acabamento emborrachado virou uma meleca que gruda todo tipo de partícula, e tentar limpá-la com um pano só piora a situação.
Lembro de ter visto por aqui há um tempo alguém com um problema semelhante em um notebook, mas não encontrei o tópico para ver se a discussão levou a alguma solução.
Existe alguma forma de remover esse acabamento e deixar o plástico da carcaça exposto?
Tenho várias coisas com esse emborrachamento aí: webcam, um hub USB, um walkie-talkie da Motorola, etc.
O que acontece é que geralmente essa borracha vai “derretendo” com o calor, similar a elásticos de dinheiro, principalmente se ficar guardado em gaveta ou outro lugar muito fechado.
O que eu fiz (que não necessariamente pode ser a solução pra todo mundo, principalmente pelo potencial risco de prejudicar o dispositivo) foi usar álcool isopropílico e um papel-toalha bem áspero (ou até minha unha também) pra meio que ir “removendo” a camada de borracha, expondo o plástico que existe atrás. A estética fica feia e descamado depois, com algumas partes ainda com a borracha e outras partes com o plástico exposto, mas pelo menos 1. limpa a sujeira, sobretudo devido ao álcool isopropílico e 2. retira as partes de borracha derretida, que acumularia sujeira.
Eu só não entendo como continuam usando esse acabamento. Já nos anos 90-2000 tinha sido descoberto que esse negócio não prestava, e mesmo assim ainda continuam usando. Fica bonitinho por uns meses depois vira uma nojeira.
Esses tempos peguei uns access points usados Ubiquiti UniFi, e todos eles vinham com essa camada de borracha, que virou uma meleca com poeira do ambiente grudada. Não faz o menor sentido esse acabamento num produto desses, visto que ele costuma ser usado no teto, e portanto, ninguém vai ver a diferença no acabamento se for emborrachado ou direto plástico mesmo. De todo modo, fiz a limpeza com álcool isopropílico e resolveu em partes o problema, mas ainda continuou bem feio.
A solução oferecida foi revestir com adesivo automotivo.
Se a grelha do falante também estiver revestida com essa borracha, revestir com adesivo vai ser mais chato.
Outra solução oferecida no tópico foi limpar com álcool 70% e outros solventes como tinner.
E eu que comprei um óculos Rayban Justin lá por 2016, uns 3 anos depois ele começou a descascar pois a pintura emborrachada não foi feita pra aguentar calor e sol.
Poderia ser um simples erro que a Rayban logo descontinuou, mas continuam vendendo esse modelo até hoje, cobrando 850 reais por um óculos com tinta emborrachada que vai estragar depois de poucos anos.
E eles não mudaram a tinta emborrachada por uma mais resistente, pois ano passado fui em uma ótica e vi um Rayban Justin por lá. Quando eu comentei sobre o problema com vendedor ele me confirmou, ele disse que a pintura da armação não foi feita para aguentar calor, por isso descasca.