O melhor programa pra mim desse tipo é o Stellar
Eu me pergunto se essa recuperação é de fato um procedimento tão caro ou se aa empresas que o fazem apenas usam o apelo à… esqueci o termo (esses arquivos só existem aí então ou você nos paga para recuperá-los ou vai ficar sem eles e se precisa deles boa sorte)!
Rapazes que trabalham em uma assistência técnica daqui de perto de casa relataram que o dono do estabelecimento precisou recuperar arquivos de um notebook (mas se num me engano era SSD) e o custo foi bizarros 5000 reais, praticamente o custo de um pc novo
E outra, e para recuperar arquivos de um smartphone que já não funciona?? Tem coko remover o eMMC e colocar em algum leitor para tal e recuperar em pc??
Tem, mas precisa de equipamento especial e equipamentos pra solda BGA.
Depende do tipo de falha. HDs são coisas bem delicadas, e se for falha física, precisa de equipamento de filtragem de ar pra poder mexer no negócio, e de um outro(ou outros) HDs do mesmo modelo ou similares pra servir de doação de peças pra conseguir recuperar.
Por exemplo
Tem um vídeo recente do Louis Rossmann que versa excelentemente sobre isso aí.
Pra contextualizar: Louis Rossmann é um ávido defensor do “Direito de Reparo” (Right to Repair), do direito à posse do que se compra (ao invés de assinaturas mensais ou aluguéis disfarçados de compra única como ocorre em Steam), e do direito ao fair use (“If purchasing isn’t owning, piracy isn’t stealing”) sendo que ele literalmente criou um cliente third-party para acessar vídeos de várias plataformas de vídeos simultaneamente, incluindo o Youtube, sem necessidade de conta e sem anúncios (chamado “Grayjay”).
Ele tem uma empresa nos Estados Unidos que faz reparo de eletrônicos (Rossmann Repair Group) e também faz restauração de dados em HDDs.
Restauração de dados geralmente é feita (ou, ao menos, é feito todo um marketing em cima disso) em “salas totalmente limpas e esterelizadas”, procedimento que, sozinho, custa uma fortuna. Empresas de restauração de dados que alegam isso prometem uma “recuperação sem falhas” porque suas salas são “mais limpas que salas cirúrgicas”. Jogam isso no preço final, o custo de manter a sala constantemente esterelizada…
Então em Março, Rossmann publicou esse vídeo onde ele desmistifica tal necessidade. Para isso, ele comprou um aparelho de US$ 5000 que mede a presença de partículas no ambiente, só pra demostrar como os equipamentos que ele têm para restauração de HDDs, sendo que um deles é como se fosse uma “pequena” estufa que suga e filtra o ar de dentro, já é eficaz, por si só, em manter o local da manutenção/recuperação limpo sem demandar uma sala inteira esterelizada.
(O Odysee, do link que passei, é uma plataforma de vídeo alternativa/concorrente ao Youtube. Deve ter o vídeo lá no Youtube também, porque ele tem canal oficial também no Youtube, mas como não acesso mais Youtube há mais de meses, vi pelo Odysee)
Qual a necessidade de ter que ter outro hd idêntico?
Depende da falha, mas pra transplantar peças boas para o HD danificado para conseguir recuperar dados.