Como o Whatsapp, Linkedin, Twitter, etc. ganham dinheiro já que não cobram nenhuma mensalidade?

Olá, Tecnoblog. Sou Mateus de MG, não entendo nada de tecnologia ou programação, mas queria saber como o Whatsapp, Linkedin, Twitter e entre outros Apps ganham dinheiro ou lucram? Já que não cobram das pessoas nenhuma mensalidade?

1 curtida

Opa, vamos lá:

  • Twitter: tem anúncios na TL;
  • Linkedin: cobra mensalidade de empresas (e usuários) que queiram uma versão da ferramenta com mais recursos profissionais;
  • WhatsApp: o Facebook nega, mas especula-se que fazem mineração de dados pra exibir ads mais precisos nas outras plataformas . Mais sobre isso aqui.
9 curtidas

O tchan desse artigo mencionado do @mobilon está na notícia de que ainda se cogitava cobrar 1 dólar por ano dos usuários do WhatsApp há 6 anos atrás. :rofl: :joy: :rofl:

Acredito que Linkedin também minera dados.
Lembram quando “aceitamos o Linkedin” sincronizar a lista de contatos do e-mail? Em seguida todos os seus contatos viram eternos destinatários de convites do Linkedin.
Descobri isso quando usei uma conta de e-mail com 13 contatos e não usei mais a conta de e-mail. Mas os destinatários ou contatos dessa conta eram meus colegas de trabalho. Sempre que encontrava eles no local de trabalho, me relatavam com curiosidade:
- Ah, recebi DE NOVO seu convite do Linkedin!

Isso se passou durante anos e anos há mais de 10 anos atrás, quando era novidade receber convite de rede social profissional, como essa. Não se importavam com LGPD ou privacidade de dados.

Outra pista:
No plano pago do Linkedin os usuários têm acesso ao e-mail dos usuários, deduzi essa mineração. Aliás, está nos Termos de Serviço dos assinantes pagos. @anonimo23

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.