Como o Reclame Aqui virou o aliado de quem quer comprar (ou reclamar)

Incrível como 8 a cada 10 vezes realmente funciona.

Estava tendo problemas com o iFood sobre uma entrega incompleta. Abri 3 chamadas no suporte e em duas falaram que não poderiam fazer nada, que eu deveria entrar em contato com o mercado (que leva o nome deles, por ironia). Na terceira vez nem responderam.

Abri um chamado no Reclame Aqui e em dois dias foi respondido dizendo que o dinheiro seria estornado.

Com a Samsung também, tem o prazo de 30 dias corridos para solicitar o resgate do carregador no site deles. Assim que o tiver feito, prometem em 7 dias uteis darem a resposta para a análise do pedido. Mas SEMPRE a Samsung passa do prazo de 7 dias e uma vez estava faltando 1 semana para completar os 30 dias da solicitação.

Abri um chamado no Reclame Aqui, no dia seguinte a analise foi concluída (e aprovada) 5 minutos antes de responderem no Reclame Aqui e falarem que cuidaram pessoalmente do meu caso e aprovaram a análise.

Fiz outras 2 compras nesse meio tempo que também tinham direito de resgate tanto do carregador quanto do relógio. Só que já estava mais ligeiro, deu o oitavo dia (corrido) fui lá no Reclame Aqui e já fiz a reclamação. Dois dias depois a análise foi aprovada e questão de 5 minutos fui respondido no site pedindo desculpas e falando que trataram do meu caso.

Então recomendo que usem sim. E se não resolver, vão no consumidor.gov que também ajuda bastante. Caso seja operadora de telefonia ou internet, Anatel sempre resolveu comigo.

Não fico mais perdendo tempo entrando em contato com suporte não. Tento uma vez, se não der já pego o protocolo e faço reclamação pois o tratamento é diferente.

3 curtidas

Ok mas o que fazer quando a empresa decide parar de responder as reclamações ?

image image

É o que acontece com várias empresas que percebem que ignorar as reclamações não vai abalar seu negócio.
Seria bom se o governo adiquirisse e/ou tornasse o site uma extensão do procon, onde quem não respondesse receberia punições.

Nesses casos, o ideal é procurar o Procon mesmo :frowning:

2 curtidas

O Reclame Aqui é uma ferramenta de marketing das empresas; o benefício ao consumidor é consequência. Se vai bem, é positivo pros dois lados. Se não, vai ficar elas por elas e a marca vai continuar vendendo. Principalmente empresa grande.

Medidas protetivas por parte do governo já tem Procon, Consumidor.gov.br e judiciário… Era só esses órgãos funcionarem razoavelmente, não precisa de mais uma ferramenta.

Edit:

O consumidor.gov.br é basicamente isso aí.

5 curtidas

Meu único problema com esse site é que as reclamação não são públicas, para poder ver quais as maiores queixas em relação a empresa ou se quem ta reclamando tem um motivo pertinente e tals.

Ainda acho uma ferramenta benéfica. Sempre tive minhas pendências atendidas pelas empresas, embora a resolução nem sempre tenha sido a ideal. Agora é fato que o serviço perdeu um pouco da eficiência,afinal ficou popular com o tempo,e além disso as empresas tbm não contribuem tanto . No geral ainda acho válido, mas como tudo na vida, pode melhorar. E pra isso , tem que haver contribuição das duas partes: serviço e empresas.

1 curtida

Era né.

Faz tempo que deixei de usar e só reclamo no consumidor.gov.br que serve como registro oficial perante aos órgãos de defesa do consumidor.

Muitas empresas simplesmente ignoram o reclame aqui.

1 curtida

Felizmente eu nunca tive que abrir uma reclamação no RA ou qualquer outro lugar. A maioria dos problemas que tive ou resolvi pelo atendimento mesmo ou dei chargeback pelo cartão.

Mas um uso realmente interessante da plataforma é para checar a reputação de empresas e produtos, principalmente das lojas menos conhecidas, que muitas vezes tem promoções bem agressivas e desperta desconfianças que só o RA tirou de mim.

1 curtida

Acabei de resolver uma coisa por lá.

Comprei uma maquininha de cartão do PagSeguro e desisti da compra dentro dos 7 dias. Disseram pra eu enviar o aparelho e dentro de 7 dias úteis teria o estorno no meu cartão. Pois bem, passaram-se quase 30 dias e nada de receber o valor de volta. Entrei em contato com eles e ficavam insitentemente me pedindo o comprovante de postagem (o qual eu nem tinha mais). Não adiantava mandar o código de rastreio, sempre me pediam o comprovante.

Não foram nem dois dias no Reclame Aqui e resolveram, sem eu nem precisar mandar o código de rastreio nem nada. Só com meu nome deram um jeito.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.