Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19]

Originally published at: Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19] – Tecnoblog

Saiba como limpar o seu celular (e acessórios) adequadamente para se prevenir do novo coronavírus, causador da COVID-19

1 curtida

Álcool :white_check_mark:
Paninho :white_check_mark:
Celular limpinho :white_check_mark:

Fiz a ronda nos fones, controles remotos, nintendo switch, tablet e até na impressora.

Tudo que foi compartilhado ou deixado em bancadas e mesas de lojas.

Também deu uma geral na maçaneta aqui de casa. Virei a rainha do paninho.

2 curtidas

Álcool etílico com concentração 70% (recomendado pela Samsung);

Achei estranho a Sammy recomendar o etílico 70%, onde os outros 30% são de água. Não deveria ter recomendado o isopropílico, que é justamente recomendado para uso em metais que não devem ter contato com água (pelo fato de não ter água)? Ou errei a lógica do raciocínio?

Em superfícies, pode sobreviver por horas ou até dias. Não há bem um consenso sobre o tempo.

Não sei qual a informação mais atualizada, mas o Átila Iamarino (talvez conheçam), anda publicando algumas informações e dentre elas tem esta:

Estudo comparando quanto tempo o coronavírus dura no meio ambiente. Quanto mais tempo ele dura em uma superfície, maior deve ser o cuidado para limpá-la.

• 3 horas suspenso no ar (aerosol de espirro, por exemplo).
• 4 horas sobre cobre.
• Até 24 horas sobre papel/papelão.
• 2 a 3 dias sobre plástico ou aço inox.

Esta informação e um arquivo que foi anexado a mensagem foram postadas no canal do Telegram para informações sobre o novo coronavírus.

2 curtidas

Problema do isopropilico (me corrijam se eu estiver errado) é que ele pode ferrar com a tela do aparelho, devido a ser quase puro. É meio que se passasse acetona.

2 curtidas

Eu passo álcool isopropílico anidro (99,8% de pureza) só na película de vidro pra desengordurar e desinfetar, mas evito passar na traseira e laterais pois desbota o plástico, realmente puro é bem agressivo.

E tem álcool etílico 70% em líquido? Em líquido eu só encontro o 56%, que tem água demais. 70% só vi em gel, que está custando o olho da cara.

1 curtida

Pessoal… não pirem e gastem o álcool gel ou líquido de 70% (só 70% é eficaz na desnaturação dos vírus/bactérias, os 99% do isopropílico ou os 92% dos de limpeza não são eficazes) inutilmente, deixem isso pra quando não há a possibilidade de usar água e sabonete que é bem mais em conta, higiênico e são comprovadamente eficazes. Pra limpar o smartphone e qualquer outra superfície passem rapidamente um pano úmido com água e sabonete líquido, depois outro outro seco, repitam umas 3-4x por toda as superfícies pra garantir é claro, cuidando pra não escorrer a água e evitando fazer isso em frestas como as saídas de áudio/fones de ouvido. Pra quem tem smartphone com IP67 e IP68 dá pra lavar tranquilo na torneia com ele ligado e sem pressa, o faço direto no Samsung S8 a anos (mas pode zoar a película).

1 curtida

Qual a paranóia com álcool 70%?
Limpo meu celular assim:

  1. Coloco álcool gel na mão
  2. Esfrego o álcool nas mãos com o celular junto
  3. Limpo com um lenço de papel

Faço isso duas vezes todos os dias, antes de sair para o almoço e antes de ir embora para casa.

Meu iPhone comprado 4 anos atrás está com a carcaça intacta.

1 curtida

Posso usar álcool gel com base em isopropílico pra limpar meu celular (o material dele é alumínio)?

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.