Como funcionam as operadoras regionais? Elas usam infra de operadoras grandes?

Alguém poderia me dizer se as operadoras regionais utilizam a infraestrutura das grandes operadoras, seja ou não o caso, quem define o custo pra quem quiser montar uma?.

A grande maioria usa. O preço da infra é definido pela Anatel.

1 curtida

Existem empresas que vendem só para outras empresas. Aqui no TO todas as operadoras de FTTH compram da mesma, que utiliza as linha de transmissão de internet para passar o link principal.

1 curtida

Recomendo essa matéria do @LucasBraga:

E este Tecnocast:

2 curtidas

Desenterrando um tópico antigo mas acho interessante e tem pouca informação nele.

Existem vários tipos de conexão com a internet que um provedor pode comprar pra disponibilizar aos seus clientes.

A base de tudo são links IP, eles tem banda garantida e se conectam a um grande provedor, normalmente a um dedicado a vender internet empresarial.

Depois temos as conexões aos PTT, hoje onde o grosso do trafego da internet circula, isso pode ser feita por infraestrutura própria, ou seja, passar a sua fibra até um dos datacenter participantes do PTT, alugando uma fibra de outra empresa, ou alugando capacidade em uma fibra compartilhada. (saiba mais sobre os PTT em ix.br)

E por ultimo as conexões peering, quando se fecha um acordo pra se conectar direto a um grande serviço/datacenter, por exemplo, ter uma fibra indo direto para o datacenter da google ou amazon, ou mesmo se conectar a outra operadora. As vezes o peering é feito junto da conexão ao PTT.

3 curtidas