Como funciona o ecossistema Galaxy? Feedback para um usuário Apple haha

Fala pessoal!!!
Vocês como usuários de dispositivos Galaxy, tô pensando em sair do ecossistema da Apple (iDevices), então, me deixem o feedback da experiência de usuário de vocês e da integração entre os dispositivos prfv!!!

Agora explicando melhor: Agora que após o feedback do @CesarSilva, decidi que se migrar de ecossistema entre a Apple, para a Samsung, posso usar a dupla YT Music e Apple Music para atender minhas necessidades (podendo manter meu Apple Music, e não precisando migrar pro Spotify); aproveitei a “deixa” do comentário dele tbm:

Então, me expliquem como funciona a integração, desde coisas básicas como copiar em um dispositivo e colar no outro, até coisas mais complexas por favor!!!
Ja deixo aqui a informação do que eu migraria entre as plataformas (quais dispositivos):
• iPhone 15 Pro Max = Galaxy S25 Ultra
• MacBook Pro M2 Pro = Galaxy Book4 Edge (Snapdragon X Elite, não a versão vendida no BR)
• AirPods Pro 2 = Galaxy Buds3 Pro
• Apple Watch Series 8 = Galaxy Watch 7
• iPad Air M2 = Galaxy Tab S10+

Enfim, deixem o feedback de vocês por favor, pra me ajudar a tomar a melhor decisão!!!

Obs: sobre o Galaxy AI ser muito melhor que a Apple Intelligence, isso eu já sei kkkkkk

Você é um, que se quiser me deixar um feedback, será daora amigo!!

Eu, particularmente, não tenho um ecossistema Galaxy. A única integração que eu faço é de arquivos, via OneDrive.

Não possuo fones, nem relógio da Samsung. Pelo menos não tenho planos para agora.

1 Like

Os Galaxy Buds, Galaxy Watch e as Smart tags funcionam tão bem quanto os similares da Apple.

Integração com iCloud e Macbook, eu acho difícil igualar, mas o Vincular ao Windows faz um trabalho adequado junto com o OneDrive. Mas acho que na Apple as coisas são mais transparentes.

Eu uso os 2, mas já comentei aqui no fórum q prefiro o Android, especialmente no mundo Samsung, por algumas facilidades q me irritam na Apple.

De modo geral, alguns apps de ponta são mais bem feitos no mundo Apple - UI/UX, etc.

Esse caso do Samsung Notes não funcionar mais no Windows sem gambiarra foi uma perda (gambiarra é sempre gambiarra). Mas hoje uso o Standard Notes e Notion como “cadernos”.

Se eu lembrar de mais coisas vou editando aqui…

Isso eu esperava, que a parte do ecossistema que a Samsung tem o controle do hardware e do software, funcionasse tão bem quanto!

Confesso que esse é meu maior receio, como lidar com a integração com o Windows!

Isso infelizmente é vdd, mas é culpa dos devs mesmo: basta ver que no iOS 18, a Apple criou o tema escuro pros ícones do apps, e quase todos os principais já se adaptaram; diferente do que acontece no Android, onde o Google já introduziu o “Material You” a muito tempo, e muitos ignoram (o iFood é um bom exemplo no caso de ambas as plataformas)…

Verdade… Mas será que aquele app de notas da Microsoft serve como uma alternativa (não lembro o nome exato, mas lembro que tem alguma coisa a ver com o OneDrive)?!

Aaaah, se quiser comentar algum exemplo, vai ser bem vindo!!!

Agradeço, já que o tópico não teve muito comentário mesmo, então toda ajuda é positiva!!!

O ifood mal cuida da UX deles, quem dirá se adaptar às guidelines do google.

Sobre a pergunta do ecossistema acho que falei em outro lugar que funciona bem pro meu uso, mas tem coisas me irritam.

Por exemplo: o fone até q consegue alternar de forma inteligente entre o celular e o relógio (uso só ele pra ir na academia), mas as vezes preciso forçar ele a conectar com o celular de novo. Fica meio q memorizado o último dispositivo e o fone prioriza a conexão dele. Até pareei no tablet mas nunca fiquei alternando com ele.

Já uma coisa q me irrita são as notificações. Exemplo: eu anoto minhas consultas e alguns aniversários no calendário samsung, sincronizado com o google. O dia q tem uma notificação dessa ela aparece nos 3 dispositivos e assim fica até q eu desative em todos os 3 dispositivos, o sistema não entende q eu desativei o alarme em um e quero q desative em todos.

A integração do app de notas é mto boa, cria em um e já aparece no outro, sem mta firula nem complicação. Até testei os cálculos no tablet (e q não aparecem no meu S22U) mas é bem ruinzinho. Fiquei testando algumas coisas e calcular a tangente foi simplesmente impossível. Vou usar? Não. Mas ainda acho um erro grosseiro.

Outra coisa q funciona bem é o samsung health. Se vc sai sem o relógio o celular conta os passos e quando colocar ele junta tudo. As vezes demora um pouco pra sincronizar os exercícios do dia sozinho mas pode ser culpa minha q fico desativando o bluetooth do celular pro fone conectar no relógio direto. A samsung só podia decidir direito o q quer da UI do app, cada redesign fica pior, é incrível.

Aí não necessariamente de integração do sistema mas não me entra na cabeça como algo tão simples não foi feito: marcar ingestão de água. O samsung health até tem um widget disso, mas vc só pode marcar um tipo padrão por vez, e salvo engano não da pra personalizar (faz mto tempo q usei).

Não tenho tv, notebook nem arco de sonado samsung, então não sou capaz de opinar sobre a integração com esses. Mas me lembro de reclamar como acho um porre ter q deixar o celular desbloqueado pra poder usar ele no windows ou no espelhamento com o tablet.

Mentir vc não mentiu, mas é aquilo, no iOS, ele (o iFood) ainda “se esforça”, agr no Android…

Hum, entendi! Então, uma dúvida, se você tiver com ele conectado no relógio (ou tablet), se houver uma chamada no celular, ele consegue saber que é pra alternar de volta??? (Dúvida genuína, pois ocorre com os Airpods, ou fones Beats pra quem tem)

Entendi!!! Isso infelizmente é culpa da Samsung não ter uma “nuvem própria”, pq tanto na Apple, quanto no Google Pixel (pelo feedback de um amg que mora nos EUA e usa o ecossistema Pixel), parece que ambos entendem melhor isso…

Aí sim, boa!!!

Confesso que isso não me faz falta, pq até hoje, só fiz uma conta básica no iPad pra testar a função de cálculos tbm (que no iPadOS/iOS, fica na calculadora, mesmo que se não me engano, tbm esteja disponível no “Notas”), mas nunca usei muito além disso kkkkk

Ah, isso é uma coisa importante pra eu saber! Até pq, com o valor que vai acabar sobrando se eu fizer a troca (vender os dispositivos da Apple pra comprar os da Samsung), devo pegar um Galaxy Ring tbm, então vou usar com frequência o Health)!!

Mas isso aí, é algo que sei que tenho que lidar com a troca: a UI da Samsung é linda, mas longe de ser “fluída” como no iOS, talvez quando aperfeiçoarem a OneUI 7 melhore (já que ela já tá mto bonita, mesmo que com alguma transições “secas”); mas aí, a Apple também estragou o “Fotos” na última atualização, querendo usar um layout parecido com o VisionOS, então nenhuma é perfeita kkkkkk

Isso sinceramente, nunca usei no “Saúde” da Apple, então nem sei como funciona, se posso personalizar, etc, mas vou ver aqui como é, dps te conto se do “lado de cá do muro” funciona melhor kkkkk

Isso sem problemas, minha casa meus dispositivos são da LG, então não é uma integração que deva usar, não por hora!

Pô, sério? Que vacilo!!! Até entendo que no Windows, como sempre digo, sei que o SO não tem o controle profundo da Samsung (como a Apple tem para fzr a integração iOS/macOS), então entendo que o espelhamento exija o celular estar desbloqueado (coisa que no Mac não precisa); agr no tablet?? Não tem essa desculpa, deveria funcionar!!!

Valeu por todo seu feedback @igor_meloil, foi demais!!! :grin:

Até aonde eu sei, TEORICAMENTE ele faz isso.

Eu mesmo nunca testei.

Tbm acho.

Tomara q sim, isso é uma besteira, mas pra mim acaba sendo muito útil no trabalho, por causa de usar o computador, e qqr coisa, ele sabe q precisa migrar pro celular.

Espero que numa atualização futura, eles resolvam isso!!!