Como funciona a importação de CDs?

Bom dia. O Linkin Park está lançando uma edição comemorativa de 20 anos do primeiro album e eu tô muito afim de comprar.

Além da prevista facada em dólares, como fica a questão da tributação?
Qual a melhor forma de receber?

1 curtida

Igual a praticameente qualquer outro item, supondo que o valor da importação não passe dos US$3000, se não me falha a memória, que daí passa a precisar de outros trâmites burocráticos.

A taxa vai ser de 60% do valor do produto+frete convertido em reais mais os R$15 de desembaraço do Correio.
Melhor forma de receber depende de quão rápido você quer receber e de quanto você está disposto a pagar.
Pelo serviço postal convencional (USPS pro Correios, no casso dos EUA) vai ser mais barato o frete, mas geralmente demora mais e tem mais chances de ser extraviado ou retido.
Courier (DHL ou Fedex geralmente) são mais caros, você vai ter que pagar o imposto de importação mais o serviço de desembaraço (que eu acho que é cobrado antes mesmo do envio), mas geralmente é mais rápido e menos chances de ser extraviado.

Agora na pandemia eu não sei como está cada um. Pode ser que USPS não esteja mandando para o Brasil (os Correios não estão enviando pra 190 países ou algo assim, mas não sei se é recíproco a situação com todos esses 190 países), mas Fedex e DHL estão enviando normalmente. Pode ser que esses dois serviços estejam demorando mais que o normal agora também.

1 curtida

Primeira coisa que você precisa saber é: eles enviam diretamente para o Brasil? Se sim, daí a modalidade de frete vai ser a que eles oferecerem. Geralmente em envios internacionais vai ser USPS, que aqui no BR é processado pelos Correios.

Se não enviam para o Brasil, aí você vai ter que recorrer a um redirecionador, que é uma empresa que recebe a encomenda no país de origem (no caso, EUA) e depois envia pra você aqui no Brasil. Claro, isso tem taxa.

Quanto ao imposto: ele é calculado em cima do valor declarado da mercadoria + frete. Se o valor for abaixo de US$ 50 (produto + frete), desde que enviado de pessoa física a pessoa física, é isento de tributação. Daí tem uma briga que esse valor na verdade é US$ 100 e independe de quem envia, enfim. Daí tem a taxa de R$ 15 que os Correios cobram a título de desembaraço. O cálculo do imposto em si é 60% do valor do produto + frete a título de tributação federal e pode ter a tributação estadual que é 17% ou 18%, varia do estado. Essa parte da tributação é “loteria”. Você pode ter a sorte de não ser tributado como pode ter o azar de ser tributado em ambos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.