Como formatar o SD como memoria interna? (redmi 7A)

eu queria saber como fazer ter SD como memoria interna no meu redmi 7A só pra ter mais espaço.

mas eu não sei se tem como fazer sem root ou tem que instalar app para ter SD como memória interna.

A opção existe na hora de formatar o cartão? Se não existir, pode ser que não esteja implementada ou esteja implementada de forma erronea/bugada.

Se estiver disponível, é só formatar como interno que deve funcionar. (mas não lembro de existir a possibilidade de mover os apps pro SD desde algumas versões atras do android)

1 curtida

entendi vou checar então.

O armazenamento adaptável existe desde o Android 6.0, no entanto algumas fabricantes intencionalmente removem a opção, dependendo do modelo do aparelho.

Normalmente o recurso ainda existe no sistema, apenas o “atalho” na tela de configurações que é removido. Se esse for o caso do seu aparelho, basta usar o ADB e seguir esse guia do XDA Developers, embora mencione o Galaxy S7, os comandos são idênticos para qualquer aparelho com Android 6.0 ou mais recente.

Se os comandos não funcionarem, ou o smartphone deixar de reconhecer o cartão de memória, o recurso muito provavelmente foi completamente removido do sistema do seu aparelho e não tem muito o que fazer sem acesso root. Pra restaurar o cartão de memória para o estado inicial e torná-lo acessível novamente, você precisará apagar todas as partições do cartão e formatá-lo. O SD Formatter te ajudará com isso.

Antes do armazenamento adaptável, existia o App2SD (acho que era esse o nome), recurso introduzido lá atrás no Android 2.2. Se o desenvolvedor do app definisse seu aplicativo como compatível, o recurso permitia mover (parcialmente) o app para o cartão de memória, no entanto existiam limitações e a maioria dos apps não era compatível com o App2SD.

O App2SD foi substituído pelo armazenamento adaptável a partir do Android 6.0, que permite mover qualquer app para o cartão de memória (não dependendo mais do desenvolvedor marcar o seu app como “compatível”) e todos os dados e arquivos do app são movidos, não apenas o APK como no antigo App2SD.

No entanto, fabricantes ainda podem optar por desativar/remover a função nos seus aparelhos e pelo visto isso é mais comum do que eu imaginava, visto que esse é o segundo ou terceiro tópico que eu vejo aqui na comunidade de alguém passando pelo mesmo problema ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida

Pode ser que seja porque a velocidade de leitura e escrita de um cartão SD é (normalmente, pelo menos) muito inferior ao da memória interna, além de normalmente ser bem mais suscetível à corrupção de dados.

E o problema é, nem sempre que tu ativa com aquele procedimento que funciona. A chance é bem grande de não funcionar.

1 curtida

Em um aparelho que tenha o armazenamento adaptável disponível (sem precisar recorrer à gambiarras), o assistente de configuração realizará um pequeno benchmark no cartão de memória antes de prosseguir com a formatação. Ali mesmo ele já irá reclamar se o cartão não for rápido o suficiente e avisará o usuário dos problemas que poderão ocorrer caso decida utilizar aquele cartão assim mesmo…

Bom, eu nunca usei, mas li uns reviews sobre os cartões classe A2 da Sandisk, que era pra ser o mais rápido e o melhor pra rodar aplicativos, e as velocidades de leitura e escrita aleatória chegavam a ser acho que uns 10 vezes mais lento do que a memória interna.
Imagino que os de classe inferior tenham velocidades ainda inferiores, por isso do meu chute que algumas fabricantes simplesmente desabilitem porque acham que a experiência será ruim independente do cartão.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.