Como fazer uma solicitação na Anatel para ter VoLTE/VoWiFi no meu aparelho?

Como fazer uma solicitação via Anatel??
Eu gostaria de ter VoLTE/VoWiFi na minha linha, mas além da Vivo não facilitar meu celular é um OnePlus 7. Acho que teria que fazer alguma gambi pra Vivo liberar o VoLTE pra ele (será?)

1 curtida

Eles podem até liberar a função, mas acho que o VoLTE deles tem algum whitelist que permite somente aparelhos homologados por enquanto.

Porém, tenta fazer um teste:

Abre uma reclamação lá em serviços e diz que está em uma área compatível (cita alguma cidade compatível só de exemplo), tem um celular compatível (fala um iPhone ou Galaxy) e está em um plano compatível.

Se n me engano o Android quase puro permite também ver se a Vivo aprovisionou o recurso ou não. Se está aprovionado e não funcionar, é por culpa do celular fora da whitelist.

A cidade é algo meio irrelevante. O VoLTE da Vivo já funciona em todo o Brasil, basta estar ativo do lado de lá.

é como já foi falado depende do seu aparelho, sou cliente TIM que já liberou o VoLTE aqui na minha cidade, e meu antigo celular tinha suporte, mas como ele não constava na lista de aparelhos suportados pela TIM nunca consegui usar. Agora que mudei para um aparelho que consta na lista, não precisei fazer nada, só coloquei o SIM card no novo aparelho e ele já ativou o VoLTE, que no meu aparelho aparece como Chamada 4G.

Esse é um problema recorrente na Vivo. Eu tinha aparelho suportado, região suportada e nada.
Com linhas da Tim ia normalmente.

Muito provavelmente você não tinha o serviço habilitado na linha.

A Vivo começou a liberação em 2019, mas interrompeu rapidamente e hoje só quem tem o serviço são aqueles que ela ativou ano passado ou quem reclamar via Anatel.

Dia 25/07 faz um ano q a Vivo começou com isso… Seria interessante o TB nos ajudar e noticiar q a Vivo tá vendendo um serviço que não está funcionando…

Estranho. Hoje em dia a TIM já liberou o recurso para todos os telefones (não possuem mais o whitelist).

Possui ainda sim.

Embora o arquivo contenha 2017/07 no nome, a lista esta atualizada com aparelhos de 2019/2020.

Exato, mas mesmo assim acredito que deve funcionar com todos aparelhos, exceto os chineses, que são um problema geral desses aparelhos (são limitados por software, embora possa liberar facilmente. Isso está acontecendo dos EUA tbm).

Qual seria seu aparelho?

o meu antigo era um Redmi Note 4X, o atual é um Moto One Hyper.

A sim. Provavelmente deve ser por alguma limitação de software da própria Xiaomi… Tem vários tutoriais na Internet ensinando a liberar o recurso, mas não deixa de ser problemático, principalmente para os leigos…

O VoLTE estava ativo no meu Xiaomi, mas mesmo assim não funcionava, muito provavelmente pois ele não era homologado pela TIM.

Estava habilitado. Liguei até na ouvidoria e garantiram que estava ativado. Mas não deu certo.

Eles dizem isso mesmo. Alguns até falam que vai ativar, mas não funciona.

Só dão jeito via Anatel mesmo…

Comigo foi exatamente assim. Falavam q iam habilitar, que estava habilitado etc, mas nunca funcionava. Então reclamei na Anatel e em uns 10 dias estava funcionando…

Ativei no meu telefone, no da minha mãe e no do meu pai. Todos foram exatamente assim

Estava conversando com um amigo q trabalha na Vivo e ele me explicou o BO do VoLTE/Wi-Fi:

A Vivo tem dois sistemas funcionando: o Next e o 360. Em geral, todas as linhas estão no 360, que é mais velho, desatualizado e não tem o VoLTE (embora o 360 tenha o VoWiFi, mas não funciona).

O Next é um sistema super novo que a Vivo começou a implementar, mas, como estava dando muitos problemas na migração, ela interrompeu e abandonou o projeto. Somente algumas poucas linhas velhas estão nele e, em geral, novos clientes são postos no 360 (embora talvez eventualmente alguma nova linha vá parar no Next, já q colega acima disse q ele é novo e tem o VoLTE).

Se vc solicita pra um atendente comum, ele não conseguirá ativar pq sua linha está no 360, q n tem suporte. Se vc solicita na Anatel, o atendente deve ter um nível hierárquico maior, entender do problema e consegue te migrar do 360 pro Next e habilitar o VoLTE e WIFI.

Isso também explica o problema com o Vivo Easy, que hoje em dia roda exclusivamente no 360. Então mesmo na Anatel, não tem como ativar no Easy.

3 curtidas

Interessante constar o j7 pro sendo que não tem a opção de ativar o VoLTE nas configurações (eu tenho um).

Sério? Sua operadora é VIvo/TIM? É estranho pq o meu pai tem um J5 Pro/Prime (n tenho certeza) e ele tem o VoLTE.

O VoLTE dele, diferentemente do meu S10, só funciona se o chip para o chip que está usando a internet

eita sério? não esta simplesmente com um nome diferente? Aqui no meu Motorola aparece como Chamada 4G e ele esta dentro das configuração do Chip.

Pode ser que a opção só apareça nos aparelhos comprados na loja da TIM, visto que a firmware costuma ser modificada pela operadora…

1 curtida

Nos aparelhos xiaomi tem esse tutorial https://c.mi.com/thread-2548272-1-0.html, mas não consegui ativar na vivo. :confused:

Posso estar enganado, mas no android que veio de fabrica tinha a opção e depois que atualizou sumiu, como isso faz mais de ano, não tenho certeza, e na época não tinha VoLTE na minha cidade, então pode ser que o Android que a Tim use tenha essa opção mesmo, o meu é o Android sem operadora.
Agora que mudei pra vivo Easy sem chance nenhuma de funcionar pela que vi de comentários aqui.

O VoLTE realmente não tá funcionando no meu vivo, na TIM ele funciona tranquilo aqui.